Jump to content
Rodrigo Graça

Instaladores ?

Recommended Posts

Rodrigo Graça

Boas pessoal.

É o seguinte, desenvolvi uma aplicação cujo o objectivo é mostrar os dados da tabela periódica, e queria que essa aplicação fosse instalável então descobrir uma opção no Visaul Basic .NET que me permiti fazer isso que foi a opção Publish -- >Publish Now nas opções que se abrem quando clicamos em My projecto no Visual Studio.

O problema agora é que quando o programa é instalado ele não copia a base de dados que usa nem as imagens que estão numa pasta.

Eu gostava de saber como faço para que quando o programa for instalado a base de dados seja copiada para o PC em questão e para a pasta do programa e a pasta das imagens também seja copiada para o mesmo sitio?

Sem outro assunto, cumprimentos.

bioshock

Sinceramente, essa feature do Visual Studio foi algo que nunca me encheu os olhos..

Aconselho-te um instalador externo, como por exemplo o InnoSetup.

Andrepereira9

Boas

Usa antes um instalador à parte.

Eu costumo usar o Inno Setup.

Indicas onde está o  executável, e adicionas a tua base de Dados.

Ela fica automaticamente na raiz da pasta do programa Ex: C:\meuprograma\bd.accdb

Se quiseres po-la dentro de uma pasta, depois de a adicionares, carregas em  Edit.... Na janela aberta, tens uma lista com Destinos Base. deixas estar (directório da aplicação), e onde diz Destino SubPasta, é que metes o nome da pasta ex: C:\meuprograma\base de dados\bd.accdb

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Rodrigo Graça

@Bioshock e @ Andrepereira9

Segui os paços do Andrepereira9 e correu tudo mais ou menos porque ainda não pude testar, por duas razoes uma é que no meu PC de certeza que ia dar e para testar em outro só outro dia a segunda razão é que eu criei o instalador pelo VB para que ele inclui-se umas dll's que usem no programa para que o design ficasse mais bonito, as dll's para quem conhecer é o Componente Fatory Krypton (http://www.componentfactory.com/) e gostaria de saber como eu faço para que as dll's seja instaladas e que funcionem para que o programa não de erro ao abrir por fala das dl's.

Andrepereira9

Boas

As dll's só precisam de estar ao lado do programa, ou não?

Se só precisarem de estar ao lado, podes fazer o mesmo que fizeste para a Base de Dados

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Rodrigo Graça

@Andrepereira9 cheira-me que não visto que quando executo o programa não estão e visto que elas foram adicionadas á toolbox para que apareçam as as novas ferramentas e o novo visual

Rodrigo Graça

@Andrepereira9 Como esperava ele não instalou os dll's. Que devo fazer? É que se ele instala-se os dll's era só corer o programa e estava tudo bem. Se alguem me poder ajudar com isto dos dll's agradecia imenso.

Cumprimentos.

apocsantos

Bom dia

Nas propriedades da aplicação no separador, "Publish", tens o botão "aplication files", selecionas a checkbox "show all files", e no publish status coloca "include" para todos os .dll que a tua app vai precisar.

Depois disso podes fazer o build e publish sem problemas que ele ao instalar, passa a instalar as dll's incluídas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Rodrigo Graça

@apocsantos sim ele por ai já incluia as dll's mas não copia a pasta que tem a BD e as imagens quando é instalado!

Rodrigo Graça

Boas pessoal.

Consegui resolver o problema, andem á volta de testes e mais testes e acavei por descobrir que as dll's bastavam estar ao lado do programa para que ele funciona-se. Como descobri? Usei o instalador que o Visual Studio 2010 cria para instalar o programa e procurei onde ele o instalou e vi lá as dll's. Aseguir copiei-as e coloquei numa pasta, de seguida foi só abrir o ficheiro de compilação do Inno Setup e procurar a linha que diz "[Files]" e colocar estas duas linhas

"

Source: "c:\New folder\ComponentFactory.Krypton.Toolkit.dll"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

Source: "c:\New folder\Microsoft.VisualBasic.PowerPacks.Vs.dll"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

"

Ao introduzir isso ele quando copia as dll's para junto do programa e de todos os seus ficheiros fazendo com que tudo funcione.

Para mais ajuda com o programa e seus detalhes achei um exelente topico sobre o assunto.

http://www.hardware.com.br/tutoriais/inno-setup/

Sem outro assunto duvida esclarecida, obrigado a todos os que ajudaram e cumprimentos a todos os outros.