Jump to content
dicas3d

Elaboração de um livro sobre Lazarus

Recommended Posts

dicas3d

Bom dia.

Eu sou membro da comunidade Lazarus Portugal e gostava que a nossa comunidade elaborasse um livro sobre Lazarus para eventualmente publicar através da FCA.

Parte dos lucros será dividida pelos co-autores (um deles serei eu) e o restante será para a comunidade.

O livro abordará os temas:

• Algoritmos;
  • Pascal Básico;
  • A interface do Lazarus;
  • Gráficos e animações em Lazarus;
  • SQLDB, MYSQL e LazReport;

Para os futuros co-autores me contactarem enviem um email para lazarusportugalwebmasters@gmail.com .

Abraços

dicas3d

Andrepereira9

Apoio a 100 % esse projecto.

Há uns tempos, comecei a mexer no Lazarus, mas depois não tive mais oportunidade para voltar a mexer nele.

Assim que o livro sair, sou um dos 1º a comprar  :thumbsup:

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

thoga31

Eu ofereço-me para fazer a parte do Pascal Básico. Se puder ser (e até convém), faz-se abordando o Free Pascal, que é mais simples quando se inicia na programação. :)

Knowledge is free!

dicas3d

Tambem abordaremos a instalação e criação de componentes.

Abraços

dicas3d

thoga31

Acabei de criar um blog para que todos as pessoas possam acompanhar o estado a evolução da escrita do livro.

Blog: http://livrolazarus.blogspot.com/

Programação em Lazarus

Tudo sobre Lazarus

Lazarus para principiante

Limitaste de mais a escolha do título, ainda para mais quando os títulos fogem a metade do seu conteúdo, que é o Pascal Básico (aka Free Pascal), e a Lógica e Algoritmia. Pior, o Lazarus não é uma linguagem mas sim uma IDE para Delphi, por isso não podes simplesmente escrever "Programação em Lazarus", quanto muito "Programação em Pascal e Delphi e sua implementação em Lazarus". Agora, como vamos abordar mais do que o Lazarus ... :P

Podias era ter deixado um campo onde podíamos propor um ou mais títulos.

Knowledge is free!

thoga31

Já agora, por experiência própria, a melhor altura para abordar o título é no fim, antes do título há que discutir 1) o que escrever 2) como escrever 3) qual a organização 4) quais os complementos. No final disso tudo, com um livro feito, é que se dá o título, conforme o que está escrito: desde o início até ao fim muitas ideias surgem e muita coisa pode mudar, e hoje tens um título que amanhã poderá perder o sentido para o conteúdo.

Nota-se mesmo que és novato na escrita - estás a meter a carroça à frente dos bois :P

Knowledge is free!

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.