Jump to content
wolfmiguel123

construir carro r/c de raiz

Recommended Posts

wolfmiguel123

ola pessoal

preciso de uma ajudinha

queria construir um carro r/c de raiz mas nao sei bem por onde comessar!!!

ja tenho algumas pessas e tambem percebo um pouco de eletronica|||

alguem me consegue ajudar??? :) :)

bubulindo

Que sabes de electrónica?

Para construir um carro, vais precisar duma base... portanto, 2 motores e uma base onde os prender e uma roda daquelas para apoiar a plataforma. Esta é a primeira parte.

Depois tens de escolher o "cérebro" do carro... existem vários microcontroladores por onde escolher. Eu acho que a plataforma da ATMEL (os AVR) é mais simples de trabalhar, mas existe quem discorde (isto é uma daquelas discussões Mac x Pc, Canon x Nikon, VHS x BETA que não levam a lado nenhum). Podes também usar um Arduino que facilita imenso na parte de fazer código e ter o microcontrolador pronto a funcionar.

De seguida tens de arranjar um método de controlo dos motores. Encontrar um chip que tenha capacidade para os motores que vais usar, etc, etc...

Comprar baterias e um carregador para elas é aconselhável uma vez que a pilhas vais gastar imenso dinheiro.

Depois entras na parte de comunicacão... aqui podes escolher wireless, bluetooth ou RF... eu aconselho RF com uns módulos XBee. É mais barato.

Depois tens de construir o teu controlo remoto. Aí vais precisar doutro módulo XBee, umas pilhas, um joystick e botões. Para o comando, podes utilizar um microcontrolador (AVR, ou outro Arduino) ou podes, se souberes de electrónica fazer o comando só com o módulo XBee... pode dar algum trabalho e não ser tão rápido, mas é possível.

Se quiseres controlar com o computador, podes comprar um conversor USB - RF (procura por XBee USB Explorer ) e controlas o carro com o computador.

Se seguires estes passos um a um, vai ser mais simples que tentares fazer todos ao mesmo tempo. Por isso comeca e vai colocando as dúvidas por aqui.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

wolfmiguel123

muito obrigado pela dica

mas se eu quisese colocar uma camara teria de utilisa um modulo bluetooth ou wireless em ves de RF?

eu to a ter aulas de electronica por isso essa parte nao a problema

so presisava de ajuda para juntar as peças para construir o circuito

bubulindo

Falaste num carro telecomandado... não supus que quisesses construir um drone. :)

Para enviar video, teria de ser bluetooth ou wireless... Mas isso não é simples e deve ser o último passo a ser feito.

Se estás a ter aulas de electrónica, é lá que deves aprender a construir o circuito. E como já tens um objectivo é muito melhor para as aproveitares também. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

RobinHood

Acho complicado... mas isso é porque não sei nada de electrónica... mas quando o carro estiver a funcionar faz um video e coloca no youtube para o pessoal ver....

boa sorte na elaboração....

bubulindo

Acho complicado... mas isso é porque não sei nada de electrónica... mas quando o carro estiver a funcionar faz um video e coloca no youtube para o pessoal ver....

boa sorte na elaboração....

Não é muito complicado... é preciso ter alguns conhecimentos e não desanimar com os insucessos. Mas hoje em dia, é capaz de ser mais fácil comprar um carro de brincar nos chineses para ter logo à partida a base feita e com um pouco de sorte os controladores para os motores do que procurar todas as pecas para montar um carrinho, montá-lo, etc, etc... mas lá está, se queremos experimentar com tudo um pouco desde a mecânica à programacão, então é um óptimo projecto para fazer. Eu tou a pensar fazer um guincho... LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

wolfmiguel123

pois

eu hoje falei com o meu professor e ele disse que me ajudava com a parte dos circuitos,

o problema eque eu to a ter agora vai ser aranjar as pessas

por acaso nao sabes algum site onde posso arranjar os chips?

muito obrigado Bubulindo tas a ser uma grande ajuda  :) :) :):thumbsup:

bubulindo

Sitios... depende mesmo onde vives. Se viveres por Lisboa ou Porto, acredito que seja relativamente simples de encontrar pecas (componentes electrónicos), já fora dessas cidades, acredito que seja possível mas duvido que seja fácil. Quem te pode ajudar é mesmo o teu professor já que ele vive por aí.

Tens sempre lojas na internet. a Gtronica por exemplo... podes também encomendar de fora de Portugal, do Reino Unido, Espanha (existem imensas lojas online em Espanha) ou da Farnell em último recurso.

Depois, que conhecimentos tens de programacão? Se já tens conhecimentos numa linguagem tipo C ou Assembly podes tentar comecar a usar microcontroladores directamente com um programador. Se não tens experiência nisso, creio que uma boa plataforma para comecares é o Arduino (www.arduino.cc).

Também existe um fórum no site do Arduino com muitas dicas e muita gente a ajudar.

Fala com o teu professor e vê em que é que ele te pode ajudar e, qual o caminho que ele acha ser o mais indicado. :D

Quanto à câmara... estava a lembrar-me duma câmarazinha que era alimentada com um adaptador de parede e que transmitia directamente para um módulozinho que ligavas a uma TV. Aquilo era um conjunto... de certeza que haverá algo desse género. Mas a meu ver não tem grande interesse, uma vez que é algo que lá colocas em cima e depois vês o feedback. Acho muito mais interessante, incluires um sensor de ultra-sons para mapeares o local onde o robot está do que ter uma câmara... mas isto porque é possível ao microcontrolador analisar esse sinal e evitar chocar com obstáculos (se quiseres que o robot seja autónomo).

Isto é um fórum... é esse o objectivo. :confused:

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

wolfmiguel123

hm ok

ja comessei a faser a lista para ir as compras so me falta arranjar um material leve e resistente para faser o braço!!!

eu pensei em faser em acrilico mas to a achar muito pesado

e melhor programar em c ou em visual basic ou outro?

desculpa la mas como ja vi que precebes alguma coisa do assunto tenho que exclarecer as minhas duvidas

bubulindo

Braço??? Não ias fazer um carro? Acrilico de 3 milimetros não é muito pesado. A outra hipótese seria baquelite, mas isso nem sequer sei onde se vende. Convém veres que não vai construir um carrinho de golfe... mas algo pequeno.

Como disse, se puderes passar por uma loja dos Chineses e comprar um carrinho deles, o trabalho torna-se mais simples... mas tu é que sabes.

Para programar... depende da plataforma. Que é que sabes de programação?

Se quiseres fazer o carro controlado pelo computador, creio que Visual Basic é a melhor maneira de o fazer no computador já que é simples de implementar a porta série e o resto depois também é fácil.

Para o carro propriamente dito, C é a melhor opção. Podes, se usares um Arduino, usar as bibliotecas já disponibilizadas pela net e facilita imenso estas coisas. Principalmente se não sabes muito de programação e microcontroladores.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

wolfmiguel123

e assim o projecto inicial era construir o carro mas depois pensei em fazer o carro com uma câmara e um braço e como tenho 2 anos para fazer tenho muito tempo!!!

eu tambem to a dar programação e ja sei qual quer coisa de visual basic mas tambem vou começar a aprender C?

um amigo meu esta a ajudar me a faser o braço porque ele ja fez um!!

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://img233.imageshack.us/img233/5938/pic0071.jpg&imgrefurl=http://lusorobotica.com/index.php%3Ftopic%3D1062.0&usg=__55w5qJM_FoB5BJXYMjZInG4lG5I=&h=480&w=640&sz=34&hl=pt-PT&start=0&zoom=1&tbnid=Wpj9iRSmJXSXwM:&tbnh=155&tbnw=187&ei=rd7KTc-bIYHQhAfk7uGoAg&prev=/search%3Fq%3Dfarrunca%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1366%26bih%3D643%26tbm%3Disch0%2C227&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=633&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:15,s:0&tx=60&ty=59&biw=1366&bih=643

soque eu acho o braço muito pesado por isso e que eu tava a perguntar se conhecias um material mais leve

bubulindo

Com um braco, o carro tem de ser maior por motivos de equilibrio... um pouco como as gruas. :P

Faz uma coisa de cada vez. Se quiseres, comeca pelo braco, depois consoante o tamanho do braco, constrois a base e ves qual e a potencia de motores que vais precisar para o braco... e quais as baterias... e como carrega-las... 2 anos, em part-time, quando nao se sabe exactamente o que se quer, nem como fazer, nao e muito tempo.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

bubulindo

Eu escrevi braco... sabes que existem mais teclados que não o Português que não têm letras tão queridas para nós como o Ç....

include <ai se te avio>

Mãe () {

}