Jump to content
santus7

[Ajuda] Começo

Recommended Posts

santus7

Boas a todos pessoal

(se o topico estiver no local errado peço por favor que o mudem)

Então é o seguinte.

Eu andei num curso profissional de Programação e gestão de sistemas informáticos.

E no final do 12º Ano temos um estagio.

como tal ja me encontro a estagiar e estou numa empresa de automação industrial, o meu problema é que dei visual basic mas muito basico.

e o que eu gostaria de saber é se é facil trabalhar com VB na automação industrial.

e como tal gostava que os mais entendidos na matéria me dessem umas dicas se fosse possivel ;)

Cumprimentos :)

jpaulino

Visual Basic não dá para programar em automação industrial, são coisas diferentes. Tens aplicações própria para o fazer (Rockwell, Siemens, etc).

Podes no entanto utilizar para algumas coisa, usando VBA ou .NET, como por exemplo:

http://wiki.portugal-a-programar.org/extra_programacao:automacao_industrial:comunicacao_automatos_computadores

Mas normalmente para monitorização ou recolha de informação, não propriamente para controlar.

nokPT

Visual Basic não dá para programar em automação industrial, são coisas diferentes. Tens aplicações própria para o fazer (Rockwell, Siemens, etc).

...

tal como o JPaulino disse: Depende do que estamos a falar:

Só autómatos -> Não usas VB, usas o software do autómato

Consolas Básicas -> Por norma também não usas VB, porque (por norma) as básicas não têm scripts e porque a aplicação não exige

Consolas Mais Potentes -> Depende da aplicação, podes usar o VB p/ melhorar o interface gráfico, registar eventos, ler/guardar dados, etc... Nestes casos por norma o VB que se usa (que o software do fabricante permite) é VBS, é mais limitado e mais trabalhoso (parecido com VB6)

SCADAs -> Por norma uso VB, p/ melhorar o interface gráfico ou ter menos trabalho (muito hás vezes), para guardar/ler dados (por exemplo SQL), etc... Neste caso o VB pode ser VBS ou VBA, dependo do fabricante.

Computadores com programas dedicados -> Só uso VB(.NET) (tal com o exemplo do link do JPaulino)

Agora tal como disse, depende do que queres fazer (em primeiro lugar) e o que a aplicação (ou cliente) exige, mas o VB (genericamente) usa-se.

A questão de teres dado muito ou pouco VB, não é importante, importante é a tua vontade de aprender, não é possível no ensino ensinar tudo, o ensino (a qualquer nível) dá-nos bases que depois podemos ou não usar/explorar. Se gostas e achas que podes necessitar, dedica-te a estudar, pode-te abrir outras oportunidades que não estás há espera...

Ricardo Timóteo

santus7

Esteve aqui abucado o programador da empresa, ele diz que estou muito verde (como e obvio)

entao sacou-me uns ficheiros para comessar a estudar mais, uns algoritmos, uns exercicios.

tal como tu disseste em principio vou fazer este tipo de coisas .

SCADAs -> Por norma uso VB, p/ melhorar o interface gráfico ou ter menos trabalho (muito hás vezes), para guardar/ler dados (por exemplo SQL), etc... Neste caso o VB pode ser VBS ou VBA, dependo do fabricante.

Tu e o senhor que ca veio, disseram as mesmas coisas, no caso de ter de estudar, empenhar-me para poder fazer este tipo de coisas.

Obrigado a todos que puderam ajudar-me ;)