Jump to content
joaorosa

Framework tranversal

Recommended Posts

joaorosa

Boas malta.

Eu tenho em vista um projecto para uma aplicação, mas gostava que fosse multi-plataforma, isto é corresse no mínimo em Android, WPhone, iOS e BlackBerry.

No entanto não necessito de aceder aos recursos do dispositivo (câmara, cpu e afins). Pelas pesquisas que fiz existe uma framework que tem esse objectivo a PhoneGap. Não há bela sem senão, e na documentação para cada SO existe uma forma diferente de instalação, uso de IDE, etc, etc...

Eu necessitava mais do que isso, uma vez que não tenho muito tempo para aprender cada uma das linguagens e manhas de cada plataforma (até porque neste momento trabalho com .NET e tenho conhecimentos de Java). O ideal seria uma framework semelhante que corresse em Visual Studio.  :( Mas se existir alguma que trabalhe com Eclipse/NetBeans já me dava por contente. :)

Da vossa experiência conhecessem alguma framework que preencha os requisitos? E fica aqui aberto um ponto de discussão.

Desde já o vosso obrigado pela atenção!

KTachyon

A programação para iOS nativo, só em Mac OS X, com o XCode. A única solução para não ser necessário o XCode é desenvolver web-based.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

joaorosa

A programação para iOS nativo, só em Mac OS X, com o XCode. A única solução para não ser necessário o XCode é desenvolver web-based.

Boas.

Sim pelo que li só com XCode é que o SDK do iOS funciona. Até ai tudo bem.

Tal como referi a solução pode ser web-based uma vez que não necessito de aceder a recursos do dispositivo.

E como pretendo desenvolver para várias plataformas, penso que seria a forma ideal de desenvolver, uma vez que a nível de manutenção de código, funcionalidades, ou bugs será mais fácil esta abordagem. Ainda para mais cada plataforma tem a sua linguagem (Object-C, Java, C#, and so on), o que também não facilita a tarefa! ;)

De qualquer modo obrigado pela tua dica, neste momento necessito de opiniões de quem desenvolve para estas plataformas!

cps

mjamado

Ou usar uma tool-chain que passe de "alguma coisa" para XCode (em MacOS, claro). É o caso da Appcelerator Titanium.

joaorosa, esta framework, que é a que eu uso, é para Android e iOS, estando Blackberry em testes. Windows Phone não está previsto.

Mas se não precisas de nada de baixo nível, então o que não falta para aí são frameworks web based ao pontapé. A que eu achei mais completa da última vez que dei uma voltinha foi a Rhomobile.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

KTachyon

Sim, frameworks que criam código compatível com iOS também são possíveis de utilizar.

Sim pelo que li só com XCode é que o SDK do iOS funciona. Até ai tudo bem.

Tal como referi a solução pode ser web-based uma vez que não necessito de aceder a recursos do dispositivo.

E como pretendo desenvolver para várias plataformas, penso que seria a forma ideal de desenvolver, uma vez que a nível de manutenção de código, funcionalidades, ou bugs será mais fácil esta abordagem. Ainda para mais cada plataforma tem a sua linguagem (Object-C, Java, C#, and so on), o que também não facilita a tarefa! ;)

Mesmo em aplicações web-based tens acesso a muitos recursos do dispositivo. No caso do iOS, podes, por exemplo, aceder ao CoreLocation, ao acelerómetro, ao giroscópio,... tudo numa app web. A questão é o suporte que as outras plataformas têm.

O teu problema é capaz de ser a necessidade de desenvolveres partes de código que podem ter que ser específicas para cada uma das plataformas. Mesmo a desenvolveres aplicações web-based, pode tornar-se complicado escapares a essa realidade. Mas, tudo depende do que necessitas de fazer.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

joaorosa

Boas.

Obrigado pelas vossas opiniões. Necessitava mesmo dessas experiências, uma vez que a aplicação será para consumir um serviço e mostrar controlos tão básicos como gráficos (mais uma vez poderá consumir serviços de desenho)...

Tenho consciência que para aceder a outros recursos é mais específico, mas como a minha experiência é nula posso estar a dizer asneira. ;) Entretanto descobri a iPFaces por causa da minha experiência com .NET.

cps

flexiblecoder

Mais uma dica.

Para desenvolveres sem te preocupares com as "manhas" de cada sistema tens uma nova opção que é o Flex, utilizando o Adobe AIR 2.6 que existe para Windows, MAC, Linux, Android 2.2 ou superior (instalado via Market), BlackBerry Tablet OS (vem já pré-instalado) e iOS 4 (brevemente).

Acabei este fim de semana o desenvolvimento de uma aplicação destas que vou elaborar vídeos e disponibilizar em breve uma versão trial assim que a minha conta no Google Market tiver operacional.

Poderás depois acompanhar este projecto aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40945

E para breve outro idêntico aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=37219

KTachyon

A Apple não é muito fã desse tipo de frameworks. Há uma certa probabilidade de veres as apps iOS que desenvolveres rejeitadas na App Store.

-- Tony Hoare

mjamado

A Apple não é muito fã desse tipo de frameworks. Há uma certa probabilidade de veres as apps iOS que desenvolveres rejeitadas na App Store.

Já não se tinham deixado disso?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

flexiblecoder

Sim, já se deixaram dessa obsessão, por isso é que o suporte a iOS está referenciado para brevemente, porque não tem muito tempo que a Apple deixou-se dessa mania.

joaorosa

Bom dia.

Muito obrigado pela partilha das vossas experiências/dicas.

Eu pretendo que a aplicação esteja no market dos respectivos SO, e se com esta abordagem é possível, é bom! ;)

flexiblecoder

A minha conta como developer no Google Market ficou agora activa. Já posso publicar a minha primeira aplicação para mobile :cheesygrin:

Ainda estou a tratar do material de marketing (vídeos, screenshoots, etc ...) e ainda tenho de tratar das questões legais por cá, pelo que ainda devo levar pelo menos uma semanita mas depois disso indico para que possas ver a minha aplicação ;) no vídeo ou mesmo instalar a versão trial.