Jump to content
Sign in to follow this  
aesp

[VB.net] Tornar datagrid editável

Recommended Posts

aesp

Boas malta  :)

Tal como título indica, preciso de umas luzezinhas para a tornar um datagrid editável.

Passo a explicar o que sucede, estou a tentar desenvolver uma aplicação básica que permite consulta de dados, inserção de dados e quero permitir também a edição de dados. No formulário2 tenho um um datagrid no qual retirei todos os vistos de edição,inserção,remoção. E no formulário1 que é o principal, contem os menus de consulta,edição,inserção e remoção, e  no botão que diz "Editar" quando o utilizador clica nele, quero que ele faça o seguinte, abre o formulário2 e apresenta todos os dados, até aqui tudo bem.

A minha questão é agora como tornalo editável uma vez que no formulário2, uma vez que retirei todos os vistos das propriedades do datagrid.

Abraço  :(

bioshock

Não percebi. Queres tornar as células da datagridview editáveis? Se sim, presumo que as estejas a bloquear..?

aesp

Boas bioshock,

Basicamente no formulário 2 é assim que tenho as opções do datagrid:

19s100.png

E no formulário1 ao carregar no botão editar, basicamente queria colocar uma linha de código que alterasse as propriedades do Datagrid para Enable Edditing por exemplo.

Espero ter sido mais claro agora.

Obrigado  :(

bioshock

Bem, não deves mexer muito nessas propriedades isto porque tens uma propriedade que te faz isso tudo.

A propriedade a que me refiro chama-se readonly e acho que pelo nome já consegues perceber o seu funcionamento.

Mesmo assim, via código podes utilizar algo como:

Me.DataGridView1.AllowUserToDeleteRows = True
Me.DataGridView1.AllowUserToAddRows = True ' (...)

Mas, como te disse, é preferível a outra propriedade, onde para trabalhar com ela basta:

Me.DataGridview1.ReadOnly = False

Com ela em estado False podes editar, adicionar, eliminar à vontade, com ela em estado True, não podes fazer nada. ;)