Jump to content
Sign in to follow this  
pedrotuga

Prototype Based OO

Recommended Posts

pedrotuga

Viva, boas tardes a todos.

Ultimamente tenho programado muito em javascript. Como reutilizo muito código escrito por terceiros, tenho tido contacto com vários conceitos novos para mim e mesmo alguns paradigmas que nunca tinha utilizado.

A feature que gosto mais na linguagem e que nem todas as liguages têm é o tratamento das funções como cidadãos de primeira classe. Mas isso fica para outro tópico.

O que tenho esmifrado ultimamente é a implementação do paradigma da programação implementada a objectos no javascript. Este paradigma, em javascript, usa um modelo baseado em protótipos.

Ora quem vem de outras linguagens com um suporte para POO mais classico, como é o meu caso que era programador de java até há pouco tempo, depara-se com uma abordagem radicalmente diferente.

Eu ainda não interiorizei bem as vantagens e desvantagens todas, só as mais óbvias.

Mas queria lançar o tópico para discussão. O que acham da programação orientada a objectos baseada em protótipos? Que vantagens valorizam? Que desvantagens lhe apontam? Em que situação é que acham que é mais conveninete?

Digam aí de vossa justiça.

mjamado

pedrotuga, o uso da prototipagem em JavaScript prende-se apenas com... não tens outra hipótese. O JS não tem classes, logo, ou todas as funções pertencem ao namespace global - o que poderá levar a colisões, para além duma grande salganhada de funções à solta - ou então tens de usar prototipagem de objectos.

A desvantagem mais in-your-face, se usares prototipagem sem algumas doses de disciplina, é que ficas sem previsibilidade. É impossível olhar para o protótipo inicial e garantir que nada muda dali para a frente, visto que podes sempre aumentar o objecto em qualquer ponto do código. Para quem está habituado a ser lone ranger, pode não fazer grande confusão, mas para quem trabalha em equipa é logo uma dor de cabeça.

Como em JS não há outra maneira, lá na empresa temos uma regra tácita: os protótipos comportam-se como classes e ponto final. Depois da declaração inicial (que pode, ou não, ser um aumento de um protótipo anterior mais reduzido, à semelhança de uma herança em OOP "normal"), não se mexe mais nos atributos e métodos do protótipo. Se for necessário, acrescenta-se na definição, e nunca on-the-fly.

Por isso, da minha experiência pessoal: usar se tiver mesmo que ser, mas com muita disciplina de molde a evitar spaghetti-code.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.