Jump to content
RobinHood

Carregar texto da textbox para a DataGrid

Recommended Posts

RobinHood

boas pessoal... tenho um problema....´

Eu queria que quando eu começa-se a editar um nova linha da DataGrid ele preenche-se o campo família automático

duvida1x.png

http://img703.imageshack.us/i/duvida1x.png/

do tipo

eu abro o form e depois começo a escrever numa nova linha(isto é preencho o Código Sub e a Descrição)

e ele mete a família automático.

eu tinha pensado neste código ao click:

Private Sub DataGridView1_CellClick() 
Me.DataGridView1.CurrentRow.Cells("familia").Value = txtfamilia.text 

End sub

Mas não funciona.

Para a edição da data grid eu estou a utilizar este tutorial

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-utilizando-o-controlo.html

Cumps. Robin

thoga31

Boas.

Nunca trabalhei com uma DataGridm, mas a teoria do VB que não estou a ver é esta: cada componente VB tem uma série de comportamentos. Por exemplo, uma Form inclui o Load, FormClosing ou o VisibleChanged. Um button tem o mais famoso que é o Click.

O teu Sub não define o comportamento daquilo que queres. Não sei se uma DataGrid assume esse comportamento, mas a teoria é esta:

Private Sub nome_sub(valores por passage) Handles componente.comportamento

Isto explicado sem os nomes técnicos do VB.

Exemplo do Click de um Button:

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

O Handles significa algo como "rege", ou seja, neste caso, a Sub Button1_Click rege o clique (Click) do Button1.

Entendes?

Mais não posso ajudar.

Para aceder aos comportamentos de um componente, na janela de código tens, por cima, duas ComboBoxes, a segunda tem um ícone de electricidade ou algo do género. Quando estiveres com o cursor numa Sub referente à DataGrid vão aparecer lá os métodos todos existentes.

Cumpz.

Knowledge is free!

RobinHood

ok... vou explorar melhor essa parte que disseste...

se tiver depois alguma duvida digo.

RobinHood

boas......    ahah andei a explorar isso um pouco e não consegu :bye2:i.... alguém tem uma melhor ideia???

Cumps Robin

bioshock

O campo família é sempre o mesmo? Se sim, deves utilizar eventos como: CellEnter(), CellValidated() / CellValidating().

RobinHood

OK... obrigado mas depois encontrei outra solução... mais chata mas divertida.

do tipo criei outro form para introduzir a informação que queria. e assim essa parte já ficou sem efeito.

Mas vou guardar o código pk vai dar jeito mais tarde para a lista de encomendas.

cumps. Robin

RobinHood

Agora já cheguei á parte em que não consigo encontrar o k quero e pergunto ;):

Eu queria que na data grid  quando eu preencho o rectangulo 2 aparecesse uma combobox parecida com  rectangulo1...

duvidad1.png

- http://img192.imageshack.us/img192/7887/duvidad1.png

Eu consigo que os dados apareçam na grid através deste código mas só aparece os dados que eu seleccionar na combobox1 do rectangulo 1...

Private Sub datagridview2_CellEnter(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.Windows.Forms.DataGridViewCellEventArgs) Handles DataGridView2.CellEnter
        Try

DataGridView2.CurrentRow.Cells("IdclienteDataGridViewTextBoxColumn").Value = TextBox1.Text
            DataGridView2.CurrentRow.Cells("IdartigoDataGridViewTextBoxColumn").Value = ComboBox1.Text

DataGridView2.CurrentRow.Cells("CodigoartDataGridViewTextBoxColumn").Value = ComboBox2.Text

Catch ex As Exception
            MsgBox(ex.Message)
        End Try
    End Sub

Obrigado bioshock pela dica :cheesygrin: do

CellEnter(), CellValidated() / CellValidating().

..... mas .....

como é que eu poderei fazer isto???? 🤔 se bem que não  é uma solução engraçada....  👎

bioshock

O que eu te disse sobre os possíveis eventos, nada têm haver com o problema que questionas.

Se agora possuis outra dúvida, cria um tópico para o devido problema e esclarecer-te-hei lá.

RobinHood

Boas... não entendes-te o k que estava a perguntar :nono1:.......

o que eu estava a perguntar era: - como é que dá para por no rectângulo 2 uma espécie de combobox???? :thumbsup:

neste caso em vez se na data grid ser uma aquela caixa de texto ser um combobox para me aparecer a listagem que eu quero.

Caça

Altera o tipo de coluna de TextBox para ComboBox

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Ratakamom

Seleccionas o DataGridView -> Botão direito -> edit columns -> Seleccionas o campo -> Column type -> DataGridViewComboBoxColumn... é isso?