sonkinha Posted April 29, 2011 at 02:20 PM Report #384352 Posted April 29, 2011 at 02:20 PM Bem a minha duvida e simples. No meu projecto eu tenho um registo para utilizadores com vários campos de dados para inserir como por exemplo o nome de utilizador, a password, a localidade, etc... Um deles é o número de telemóvel. Como eu faço para inserir mensagem de erro caso o utilizador não insira um número "aceitável" ou seja, caso não introduza 9 números e em caso de nem sequer introduzir números e introduzir outra coisa qualquer? Um dos outros campos também é o email. Como faço para mensagem de erro caso o utilizador não introduza um email válido? Ou seja com o carácter "@"? Já tive à procura na net e o que eu encontrei foi algo chamado de máscara. Não percebi nada do que encontrei, se alguém me explica-se o que é e como usar ficava agradecido. Nota: Todos os campos estão num único "form" String NomeUtilizadord=request.getParameter("NomeUtilizador"); String Pass=request.getParameter("Pass"); String Email=request.getParameter("Email"); String Localidade=request.getParameter("Localidade"); String NumeroTelemovel=request.getParameter("NumeroTelemovel"); st = conn.createStatement(); xt = "Insert into registo (NomeUtilizador, Pass, Email, Localidade, NumeroTelemovel) values ('"+NomeUtilizadord+"', '"+Pass+"', '"+Email+"', '"+Localidade+"', '"+NumeroTelemovel+"');"; out.println("Registo concluido com sucesso!!"); st.executeUpdate(xt); conn.close();
Baderous Posted April 29, 2011 at 02:35 PM Report #384355 Posted April 29, 2011 at 02:35 PM Podes validar esses campos recorrendo a expressões regulares. Pesquisa por regex para email e números, encontras muita coisa. A dos números é esta: ^[0-9]{1,9}$ Isto apenas aceita uma cadeia de números entre 0 e 9, cujo comprimento varia entre 1 e 9. Para o email há vários exemplos, uns mais complexos do que outros (atenção que um email, para ser válido, tem de verificar mais condições do que simplesmente ter o caracter '@'). Para fazeres a validação destes dados do lado do Java tens de recorrer às classes indicadas neste tutorial.
brunoais Posted April 29, 2011 at 03:59 PM Report #384377 Posted April 29, 2011 at 03:59 PM Aqui: http://www.regular-expressions.info/email.html encontras códigos regex suficientemente bons para validar e-mails "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
sonkinha Posted April 29, 2011 at 08:37 PM Author Report #384439 Posted April 29, 2011 at 08:37 PM Podes validar esses campos recorrendo a expressões regulares. Pesquisa por regex para email e números, encontras muita coisa. A dos números é esta: ^[0-9]{1,9}$ Isto apenas aceita uma cadeia de números entre 0 e 9, cujo comprimento varia entre 1 e 9. Para o email há vários exemplos, uns mais complexos do que outros (atenção que um email, para ser válido, tem de verificar mais condições do que simplesmente ter o caracter '@'). Para fazeres a validação destes dados do lado do Java tens de recorrer às classes indicadas neste tutorial. Tens a certeza que esse código ^[0-9]{1,9}$ é JAVA?
Baderous Posted April 29, 2011 at 08:40 PM Report #384440 Posted April 29, 2011 at 08:40 PM Não é código Java, é uma expressão regular. No tutorial que indiquei tem lá exemplos de como usar regexs em Java.
Recommended Posts