Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem a minha duvida e simples.

No meu projecto eu tenho um registo para utilizadores com vários campos de dados para inserir como por exemplo o nome de utilizador, a password, a localidade, etc...

Um deles é o número de telemóvel. Como eu faço para inserir mensagem de erro caso o utilizador não insira um número "aceitável" ou seja, caso não introduza 9 números e em caso de nem sequer introduzir números e introduzir outra coisa qualquer?

Um dos outros campos também é o email. Como faço para mensagem de erro caso o utilizador não introduza um email válido? Ou seja com o carácter "@"?

Já tive à procura na net e o que eu encontrei foi algo chamado de máscara.

Não percebi nada do que encontrei, se alguém me explica-se o que é e como usar ficava agradecido.

Nota: Todos os campos estão num único "form"

String NomeUtilizadord=request.getParameter("NomeUtilizador");
            String Pass=request.getParameter("Pass");
            String Email=request.getParameter("Email");
            String Localidade=request.getParameter("Localidade");
            String NumeroTelemovel=request.getParameter("NumeroTelemovel");

st = conn.createStatement();
            xt = "Insert into registo (NomeUtilizador, Pass, Email, Localidade, NumeroTelemovel) values ('"+NomeUtilizadord+"', '"+Pass+"', '"+Email+"', '"+Localidade+"', '"+NumeroTelemovel+"');";
            out.println("Registo concluido com sucesso!!");
            st.executeUpdate(xt);
            conn.close();

Posted

Podes validar esses campos recorrendo a expressões regulares. Pesquisa por regex para email e números, encontras muita coisa. A dos números é esta:

^[0-9]{1,9}$

Isto apenas aceita uma cadeia de números entre 0 e 9, cujo comprimento varia entre 1 e 9. Para o email há vários exemplos, uns mais complexos do que outros (atenção que um email, para ser válido, tem de verificar mais condições do que simplesmente ter o caracter '@'). Para fazeres a validação destes dados do lado do Java tens de recorrer às classes indicadas neste tutorial.

Posted

Podes validar esses campos recorrendo a expressões regulares. Pesquisa por regex para email e números, encontras muita coisa. A dos números é esta:

^[0-9]{1,9}$

Isto apenas aceita uma cadeia de números entre 0 e 9, cujo comprimento varia entre 1 e 9. Para o email há vários exemplos, uns mais complexos do que outros (atenção que um email, para ser válido, tem de verificar mais condições do que simplesmente ter o caracter '@'). Para fazeres a validação destes dados do lado do Java tens de recorrer às classes indicadas neste tutorial.

Tens a certeza que esse código ^[0-9]{1,9}$ é JAVA?