Jump to content
Sign in to follow this  
strajk-

Problema Topas, dúvidas

Recommended Posts

strajk-

Tenho umas dúvidas sobre o que fazer num programa que foi proposto a mim e 2 colegas de turma para resolver do Pascal.

O problema é consistido nisto:

No jogo Quarto, os jogadores colocam alternadamente uma das 16 peças num tabuleiro de 4 x 4 posições. As peças têm quatro características dicotómicas:

côr

branca ou preta;

altura

baixa ou alta

forma

redonda ou quadrada;

consistência

oca ou sólida

Ganha o jogo o primeiro jogador que colocar quatro peças em linha horizontal, vertical ou diagonal com pelo menos uma característica comum entre elas (i.e. quatro peças da mesma côr, da mesma altura, da mesma forma ou com a mesma consistência).

Tarefa

Pretende-se analisar a descrição dum tabuleiro e indicar se a condição de vitória foi satisfeita. São dadas 4 linhas de texto correspondentes às 4 linhas do tabuleiro; cada peça no tabuleiro é representada por uma sequência de 4 letras: P ou B (preta ou branca); a ou A (baixa ou alta); R ou Q (redonda ou quadrada); O ou S (oca ou sólida). As posições vazias no tabuleiro são representadas por 4 traços -.

O resultado deverá ser QUARTO se a condição de vitória está satisfeita ou NADA caso contrário.

Exemplo 1

Input

----------------

PAQSPaQSPAROPaRS

----------------

----------------

Output

QUARTO

Exemplo 2

Input

PaROBAROPaQS----

PAQSBAQOPARSBaQO

BARS--------BaQS

BAQSPAROPaQOPaRS

Output

NADA

#################################

Eu o programa em si já o tenho na cabeça e já sei o que tenho que fazer, o meu problema é ler as linhas (input) e utilizar o IF para verificar com uma variavel se de facto conseguiu ter 4 iguais consecutivas, pensei em utilizar o length nisto.

No primeiro input verifica-se o seguinte:

1ª peça: preta-alta-quadrada-solida

2ª peça: preta-baixa-quadrada-solida

3ª peça: preta-alta-redonda-oca;

4ª peça: preta-baixa-redonda-solida;

Nem eu e nem minha colega (minha colega de programação, o 3º elemento é apenas para ajudar no desenvolvimento de entender o problema) não sabemos o que fazer sinceramente com o alineamento do input ao ver se de facto consegui-se atingir o "QUARTO".

Seriam uma ajuda grande a explicar esta parte, ou impor aqui um exemplo em como resolver o problema.

Obrigado, Steven

strajk-

O que eu tenho para já faltando apenas a maneira de ler e verificar o input.

PROGRAM um;
CONST
zz:=4 {variavel para finais do ciclo}
VAR
z:0..4; {variavel para inicio de ciclos}
a:array[1..4] of string; {array que vai guardar os 4 inputs}
b:integer; {contagem de quando uma coincide com outra vai fazer o seguinte: b:=b+1 ate chegar a 4 que faz dele: "QUARTO"}

BEGIN
b:=0
FOR z:=1 TO zz DO
  begin
   readln(a[z]);
  end;

FOR z:=1 to zz DO
  begin

end;

END.

Meu problema vem a partir do segundo ciclo, eu queria inserir la um IF para verificar as 4 posições de cada array de 1 ate 4.

Mas não estou a ver como eu o vou fazer...

Estive a falar no length a pouco, mas acho que este comando não vai ser necessario.