perdido_e_sozinho Posted September 23, 2005 at 12:28 PM Report #5390 Posted September 23, 2005 at 12:28 PM Falar do futuro não é simples, uma vez que nem um adivinho consegue deslindar o futuro da informática. Nunca ninguém pensou que por exemplo a Intel iria alterar toda uma estratégia montada à mais de 10 anos de um momento para o outro. Levou muito tempo, mas o sucessor do Windows Xp está ai, e virá recheado de desafios para os programadores. De facto a Microsoft tem-se desdobrado em esforços para continuar a manter a liderança do seu sistema operativo. O Linux e a Apple têm ameaçado a sua liderança. Talvez ainda seja muito difícil definir o futuro, mas existirá uma luta sofrida por cada PC. O facto é que as plataformas definem a vida dos programadores, e o Windows Vista trará muitos desafios. De facto a microsoft preparou uma caixinha cheia de surpresas para os utilizadores do sistema operativo, o que significa que nós programadores teremos de estar mais do que preparados. No Windows Vista seremos confrontados com o WinFX, Avalon, Indigo, WinFS, Yukon, que promete ser uma dor de cabeça para quem não pesca nada de XML ou Desenho Gráfico. Se derem uma olhadela ao site http://www.microsoft.com/max poderão ver um pouco do futuro da programação. Resumindo no futuro as aplicação serão muito mais visuais do as de hoje em dia. Isto será um grande desafio principalmente para as pequenas software houses e pequenos programadores, uma vez que nos dias de hoje são poucos os que domíniam todas as áreas desde o design à programação. Não pensem que o antigo estilo de aplicações estaram mortas, mas o facto é que em grande parte existem um parque informático bastante envelhecido, e este tem tendência em regerar-se, se os utilizadores têm a possibilidade de terem um melhor estímulo visual, não vão obtar por aplicações 2D. A Microsoft tem aprendido com os erros, e sabe que os programadores são parte importante do sucesso de um sistema operativo, é talvez por isso que o Linux tem bastante sucesso. Por irá disponibilizar algumas ferramentas que ajudaram os utilizadores nessa tarefa. A primeira será o Visual Studio 2005, este incluirá C++/C#/VB.NET/J#, e provavelmente uma versão microsoft para o Python. A segunda será Framework 2.0, que será parte integrante do Windows Vista, com o novo Windows Forms 2.0. A terceira será o SQL Server, melhorado. A quarta serão uma família de ferramentas de tratamento de imagem para os interfaces windows e web da família Expression. Esta revolução não será apenas nas aplicações propriamente ditas, mas será também web. O framework 2.0 poderá correr aplicações directamente da Internet. Além até o HTML poderá ser alterado para usar o Avalon e os efeitos 3D. Isto será sem dúvida um desafio para os programadores, para a comunidade Linux que terá que fazer frente a um sistema operativo muito apelativo visualmente. Para os programadores .NET serão sem dúvida boas notícias, para os restantes não sei. Será sem dúvida uma revolução que poderá ou não mudar a informática. Com os melhores cumprimentos, Sérgio Matias
vbmaster Posted September 23, 2005 at 01:07 PM Report #5391 Posted September 23, 2005 at 01:07 PM Eu penso que sim pois qualquer mudança para mim, na programação, sempre foi díficl de encarar. Um ano após começar a programar saíu o vs.net2002 só lhe tendo pegado uns bons anitos depois, já a versão 2003. E digo que ainda quase não me habituei às diferenças na linguagem, neste caso o vb. Neste momento nem sequer desejo aprofundar o meu conhecimento nesse campo, pois o que a MS fez na versão 2002/003 foi um pouco complicar as coisas. Porei sim toda a minha vontade de aprender no vs.net2005 onde penso que já voltaremos um pouco "à normalidade" a que fui habituado no vb6 (o exemplo que melhor se adequa é simplicidade com que se mostram forms, que o vs.net2002/3 complicou desnecessáriamente). Quanto a novas plataformas penso que a diferença não é grande, pois os IDE's continuarão a funcionar e os programas a correr, mas falaste num aspecto bastante interessante: a aparência. Cada vez mais o utilizador final dá mais importância à apresentação e design do programa do que propriamente às suas funcionalidades. Neste aspecto, nós (falo por mim) programadores amadores, temos de ser um pouco pau-para-toda-a-obra e a nossa tarefa vem sendo progressivamente dificultada caso queiramos aceitação dos nossos programas por parte do público. Porque a bem dizer, nós somos: criativos, programadores, designers, beta-testers, etc....temos de ser tudo no programa que fazemos e muitas vezes o aspecto visual é descurado. É a evolução... temos sempre de acompanha-la. :|
melSpeedl.ine Posted September 23, 2005 at 08:54 PM Report #5395 Posted September 23, 2005 at 08:54 PM epá... na minha modesta opinião... a "imagem" do programa e a facilidade dele foram e serão os pontos mais fortes num software... talvez isto não seja a verdade para quem realmente percebe de informática... - a embalagem num é tudo - mas para outra maioria de pessoas o é... Windows Vista... tem a facilidade... e a imagem... versão a versão vai melhorando... e é disiot q as pessoas gostam! infelizmente mas é... e além disso temos o caso de gerações... tipo... o meu avô era benfiquista... o meu pai tb o é... e ao nascer eu tb sou automáticamente o sou! lolol - eu sou do FCP.. q fique bem claro.. com o windows é exactamente a mesma coisa... toda a gente usa... tem muitos bons pontos a favor... e assim continuará! quanto á programação... o ponto da imagem sempre foi muito cobiçado... e ou eu me engano... num é á balda que muitos dos programinhas que pela net rulam são baseados em VB e outros do género em que os grafismos andam em cima -corrijam-me s tou enganado... o futuro da programação... bem... claro q o win Vista vai ter as suas influencias... mas não vai ser isso que vai alterar radicalmente os habitos dos programadores... supreende-me cada vez mais a quantidade de programas de gestão e muitos outros com um corpo de DOS a rularem em máquinas com windows todos muito bonitinhos genero XP entre outros.. O coração da programação está na complexidade e no génio do software... não na sua carinha bonitinha... 😄 isso sim é programar...
satanuke Posted September 23, 2005 at 09:20 PM Report #5396 Posted September 23, 2005 at 09:20 PM No que toca a produtos comerciais, hoje em dia o que vende é a imagem tal como em todos os ramos, se o software é funcional ou não, isso já deixo ao vosso critério e não vou entrar por este campo conflituoso, o que é certo é que os utilizadores adoram interfaces bonitos, cheios de cor e efeitos que lhe dão uma sensação de 3D. Quanto á programação, não sou vidente mas se olharmos para o passado penso que a comunidade programadora vai acompanhar esta evolução como sempre tem acompanhado. Só o tempo o dirá. tek.readers blog
deathseeker25 Posted September 24, 2005 at 04:56 PM Report #5422 Posted September 24, 2005 at 04:56 PM O coração da programação está na complexidade e no génio do software... não na sua carinha bonitinha... Winkisso sim é programar... É tambem esta a ideia que eu defendo. Apesar de nos tempos em que vivemos uma aplicação gráfica sem grandes inovação ser melhor aceite que uma revolução em ambiente DOS, continuo a defender essa ideia. No que toca a produtos comerciais, hoje em dia o que vende é a imagem tal como em todos os ramos, se o software é funcional ou não, isso já deixo ao vosso critério e não vou entrar por este campo conflituoso, o que é certo é que os utilizadores adoram interfaces bonitos, cheios de cor e efeitos que lhe dão uma sensação de 3D. Exactamente. Apesar dos nossos ideiais não focarem aplicações onde a interface gráfica é o essencial, temos de satisfazer a vontade dos utilizadores. É tambem por isso, que o Windows continua a levar a melhor sobre o Linux. Cada vez mais o utilizador quer ver a informática como algo simples e funcional. Quanto á programação, não sou vidente mas se olharmos para o passado penso que a comunidade programadora vai acompanhar esta evolução como sempre tem acompanhado. Só o tempo o dirá. Nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma. E nós. programadores, assim como os nossos programas, reagimos de acordo com esta frase. Cumps
.¢annabiš°³ Posted September 24, 2005 at 05:55 PM Report #5423 Posted September 24, 2005 at 05:55 PM Citação É tambem esta a ideia que eu defendo. Apesar de nos tempos em que vivemos uma aplicação gráfica sem grandes inovação ser melhor aceite que uma revolução em ambiente DOS, continuo a defender essa ideia. Cumps E agora vindo de alguem k nao percebe nada de programação, digo k claro k o q me chama a atençao é a imagem sempre foi assim sempre será... kual é a primeira coisa a comer...são os olhos...não a boca LoL a televisão substitui o radio pk? pela imagem..percebem..hoje em dia tudo tem a ver com a imagem..é o k vende..pork é k eles poe as gajas boas na tv agora mesmo k elas nao saibam representar "exemplo Morangos sem Açucar" pk vende!!! é o pão nosso de cada dia...a ideia é vender com os menores gastos possiveis...ou maiores lucros possiveis 😄 LOL
max Posted September 24, 2005 at 06:20 PM Report #5424 Posted September 24, 2005 at 06:20 PM há já mto tempo, que a programação deixou de ser o que alguns defendem: a simplicidade desde que existe programação orientada a objectos, as coisas mudaram de patamar. Eu gosto de programação, e gosto da imagem Se podemos ter uma boa aplicação, com uma boa imagem, porque havemos de continuar a ter uma boa aplicação e com imagem pouco trabalhada?? E tb discordo qd se diz que qq mudança no caminho de programação é sempre encarada com muito receio. Porque um programador tem de fazer a mesma coisa que um médico ou que um engenheiro - estar em constante actualização!! Ou acham que qd os engenheiros de 40 e 50 anos foram confrontados com o computador... olharam para aquilo de perna às contas. Devemos ter a cabeçla aberta... e a linguagem que escolhermos hoje, dificilmente será a linguagem q programaremos daqui a 5 anos, e de certeza não vai a ser a mesma daqui a 10 anos! Windonws vista?? N sei mto bem o que é... mas venha ELE!!! 😄
deathseeker25 Posted September 24, 2005 at 06:32 PM Report #5425 Posted September 24, 2005 at 06:32 PM Citação E agora vindo de alguem k nao percebe nada de programação, digo k claro k o q me chama a atençao é a imagem sempre foi assim sempre será... kual é a primeira coisa a comer...são os olhos...não a boca LoL a televisão substitui o radio pk? pela imagem..percebem..hoje em dia tudo tem a ver com a imagem..é o k vende..pork é k eles poe as gajas boas na tv agora mesmo k elas nao saibam representar "exemplo Morangos sem Açucar" pk vende!!! é o pão nosso de cada dia...a ideia é vender com os menores gastos possiveis...ou maiores lucros possiveis 😄 LOL Concordo, mas é esse o método que eu repulso: aproveitar-se da imagem para fazer vender. No caso da programação, concordo, logicamente, que nos tempos que correm e com a evolução um programa pode ter apenas dois modos de funcionamento: através do modo gráfico ou através do funcionamento oculto. Sim, porque no nosso computador muitos programas funcionam ocultamente e não é por isso que deixam de ser programas como os outros. Usar a imagem para esconder uma grande borrada dum programa é o mau método. Existem por aí alguns exemplos, com que lidamos diariamente. O Internet Explorer, é um deles. Cerca de 60 a 70% dos utilizadores de um PC convencional utilizam o Internet Explorer para navegação nas suas páginas preferidas, para fazer umas buscas e para consultar uns mails. É um programa que tem fama por ser da empresa que é, por ter sido o primeiro browser gráfico a funcionar "decentemente", entre outras razões. Talvez tenha sido um exemplo um pouco infeliz mas foi o que me ocorreu. Pelo menos fica a ideia. 😉 Citação E tb discordo qd se diz que qq mudança no caminho de programação é sempre encarada com muito receio. Porque um programador tem de fazer a mesma coisa que um médico ou que um engenheiro - estar em constante actualização!! E eu concordo com o teu ponto de vista. O programador tem de ser a ponte de acesso entre a vontade do utilizador na área informática, a evolução da mesma e a criação de suporte para que essas vontades sejam satisfeitas. Só conheço uma linguagem que já há muitos anos que domina no mundo da programação: o C. Por acaso tenho estudado com vontade essa linguagem, mas espero começar a estudar outras num futuro próximo, de modo a aumentar os meus conhecimentos na área e a tornar-me mais vulnerável e flexível ás actualizações do mundo das tecnologias de programação. Cumps
h4rri3r Posted September 24, 2005 at 07:15 PM Report #5426 Posted September 24, 2005 at 07:15 PM Epah LOL este topic dava um livro 😄😄
Bruno Posted September 25, 2005 at 08:13 PM Report #5455 Posted September 25, 2005 at 08:13 PM Ora bem eu acho q n se falou naquela "consola" q o windows vai tentar incorporar... a meu ver essa é uma jogada mto esperta deles! Qd dizes q o linux tem mto sucesso... acho q faltou dizeres "entre os programadores" porque o linux n controla 5% do mercado mundial (4% segundo o que li há menos de 1 ano)! Todos os sistemas operativos tendem a evoluir... e como tal esperemos que o Windows Vista seja melhor que o XP! Penso q a microsoft pela primeira vez está "acordar"... li (e ja tinha constatado) q só há 1 ou 2 anos é q se pode considerar que temos browser's... isto porque a microsoft nunca se tinha importado em explora-lo visto que tinha o mercado todo! No mesmo artigo diziam q provavelmente o IE7 será o primeiro browser feito a sério pela Microsoft! (veremos, né?) O mesmo se passa a nivel de SO... as opiniões que se ouvem é que o Mac OS é de longe o melhor SO existente! E que tanto o windows como o linux tendem a seguí-lo! Portanto acho que ou reagem (inovam) ou então vão perder ainda mais clientes! 😄 Em relação às novas linguagens de programação... venham elas 🙂 O 3D está agora acordar para a vida... é normal que surjam coisas novas para a manipulação do mesmo! 😛 Por fim, todas aquelas coisas q referiste n vêm com o VISTA (a nao ser q esteja desactualizado)... vão sair mais tarde (de modo a cobrarem mais uns €€€)! Portanto o Windows Vista a meu ver n altera a programação... tv os "extras" que virão depois o alterem... (votei na 4ª opção... mas como disse no inicio do meu post... aquela "consola" nova tv me faça pelo menos testá-la 😛 )
perdido_e_sozinho Posted September 26, 2005 at 07:59 AM Author Report #5475 Posted September 26, 2005 at 07:59 AM Penso q a microsoft pela primeira vez está "acordar"... li (e ja tinha constatado) q só há 1 ou 2 anos é q se pode considerar que temos browser's... isto porque a microsoft nunca se tinha importado em explora-lo visto que tinha o mercado todo! No mesmo artigo diziam q provavelmente o IE7 será o primeiro browser feito a sério pela Microsoft! (veremos, né?) De Facto a Microsoft depois do sucesso do firefox criou uma secção para desenvolver o internet explorer, o primeiro resultado foi o internet explorer SP2. O 7 tentará destronar o Firefox como melhor browser. O kernel do Vista foi reescrito do 0, tinham começado com o do XP, mas com o aumento do sucesso Linux e Mac OS X tiveram que se esforçar, e foi isto que atrasou o Vista mais de 3 anos. Por fim, todas aquelas coisas q referiste n vêm com o VISTA (a nao ser q esteja desactualizado)... vão sair mais tarde (de modo a cobrarem mais uns €€€)! Das coisas que referi de momento só que não sairá em versão final é o WinFS. O facto é que a microsoft no Vista tentará ter uma versão para todos os tipos de utilizadores, desde o que não quer gastar dinheiro até ao que quer performance. 7 versões é muito fruto, e com as duas europeias sem windows media player serão 9. À parte do que foi já dito, e muito bem, o facto é que o 3D teria, mais cedo ou mais tarde atingir o os nossos pc's. Os programadores sempre defenderam que, ah e tal a imagem não conta, o facto que ainda hoje nós escolhemos o programa pelo aspecto. De facto algumas das aplicações de programação que muitos de nós usamos importam-se com o aspecto. O Firefox é uma delas. E por exemplo porque é que muitos de nós usamos programas para alterar o aspecto do windows. Então o aspecto não conta :twisted: Eu sou daqueles que acha que imagem/funcionalidades/simplicidade devem andar de mãos dados. E falo por experiência. Na empresa onde trabalho desnvolvi uma aplicação única do género, aplaudida pelos profissionais, mas de facto não tinha um design brilhante. Quando actualizei o design, o facto é que todas as pessoas a acham interessante, e o que mudou, o design e uma ou duas funcionalidades!! Mas isto será uma eterna questão quer na programação de aplicações quer em sites, Design ou Funcionalidades. Com os melhores cumprimentos, Sérgio Matias
Recommended Posts