Jump to content
PF

Função que mostra opções - Vetores

Recommended Posts

PF

A ideia principal é criar uma função onde se envie um array e seja colocado no ecrã as opções desse array.

Passo a explicar em código:

const char* localidadeTexto[]={"Lisboa", "Porto", "Coimbra"};

Algures no meu código quero pedir a localidade e quero informar o operador das opções possíveis, do género:

Localidade (1=Lisboa, 2=Porto, 3=Coimbra): _

Para isso nada melhor que uma função, onde passo o endereço de memória do vetor:

mostraOpcoes(localidadeTexto);

E depois a função seria assim:

void mostraOpcoes( char * arrayF){
    int i;
    int tamanho=sizeof(arrayF)/sizeof(char);

printf("(");
    for(i=0;i<tamanho;i++){
        printf("%d=%s;",(i+1),&arrayF[i]);
    }
    printf(")");
}

A função até funciona quase bem, mas retorna uns caracteres assim meio estranhos, será que não estou a usar bem os * e & ?

Obrigado desde já.

Localhost

Assim como passas para a tua função o vector de strings sem o operador & também não podes passar para a função printf o operador & senão ela vai interpretar isso como o endereço da primeira posição da string i.

Já agora, antes do ciclo imprime o valor da variável tamanho e posta o seu valor.

here since 2009

Triton

Estás a fazer sizeof de um ponteiro, logo vai retornar o tamanho de um ponteiro genérico (normalmente 32 ou 64bits).

A ideia que tiveste é boa, de obter o tamanho do array estático, mas tens de o fazer ao localidadeTexto e passar o tamanho à função.

<3 life