Jump to content
kokin

Função Count() duvidas;

Recommended Posts

kokin

Muito boa tarde  :cheesygrin:, tenho duvidas sobre a função count no sql e espero que alguém me consiga esclarecer :P .

A duvida designa-se por a função count me dar um único resultado, e eu pretendo que me fizesse vários resultados por um tipo de ordem.

Ou seja imaginemos que tenho estes dados na minha base de dados

id_rating ;    rating;    id_utilizador;  id_evento;

1                    5          1                          2

2                    4          4                          2

3                    5          7                          4

4                    3          8                          4

A minha ideia seria mostrar uma visualização de quantas rating existe por cada evento através de um count.

Sendo assim o resultado seria id_evento 2 -> 2 votos e id_evento 4 -> 2

É me possível fazer através do count esta minha ideia?

Cumprimentos

kokin

Surgiu me um problema  :cheesygrin:

Queria fazer o mesmo método, mas para o numero de comentários por mês só que estou a guardar a data pelo tipo date no sql.

É possível fazer isto na query?

kokin

Sim

Esta é a query que tenho mas não sei como fazer essa parte do mês, reparei nuns topicos na internet que falavam na função

MONTH ( date ) tentei mas não consegui..

SELECT COUNT(comentario) as 'comentario' FROM evento_comentarios, evento, entidade where evento_comentarios.id_evento=evento.id_evento and  evento.id_entidade=entidade.id_entidade and entidade.id_entidade=1 GROUP BY evento_comentarios.id_evento

Lfscoutinho

Boas,

Tens que comparar o campo data à data actual, por exemplo MONTH(campo_data) = MONTH(NOW()).  Mas também tens que verificar o ano, porque se não o fizeres, daqui a um ano aparece-te os eventos de um dado mês de 2011 e 2012 e assim sucessivamente...

yoda

Boas,

Tens que comparar o campo data à data actual, por exemplo MONTH(campo_data) = MONTH(NOW()).  Mas também tens que verificar o ano, porque se não o fizeres, daqui a um ano aparece-te os eventos de um dado mês de 2011 e 2012 e assim sucessivamente...

Isso não resolve o problema nem funciona. Não se sabe os periodos de tempo.

Lfscoutinho

Boas,

Eu percebi que queria mostrar o número de comentários do mês actual e como ele falou no MONTH dei um exemplo, utilizando-o.

Se for entre um intervalo de tempo, podes utilizar o BETWEEN. Com a informação que deu, também não é possível dizer muito mais...

mAiN_iNfEcTiOn

Hum....

Ele disse que queria o mesmo mas agrupado por mês... Ora como provavelmente ele quererá separado por anos, para não misturar:

SELECT COUNT(rating) FROM tabela GROUP BY DATE_FORMAT(campo_data,'%Y-%m');

#ou

SELECT COUNT(rating),DATE_FORMAT(campo_data,'%Y-%m') as campo_data_mes FROM tabela GROUP BY campo_data_mes;