Jump to content
Sign in to follow this  
FDomingos

Oracle entrega OpenOffice à comunidade

Recommended Posts

FDomingos
Citação

A Oracle anunciou em comunicado que vai deixar de desenvolver o projecto OpenOffice, passando este agora a ser controlado pela comunidade open-source.

Apesar deste anuncio, a empresa garantiu que vai continuar a desenvolver produtos open-source, ao mesmo tempo que considerou este projecto com uma das aplicações mais apreciadas pelos consumidores.

[...]

Fonte: http://wintech.com.pt/content/view/9507/1/

Knitter

Quando todos os programadores que trabalhavam no projecto saltaram para o LibreOffice é normal não haver quem programe mais o OpenOffice.org.

FDomingos

Pois, o problema do openoffice foi esse, o mais provável é que nos próximos tempos se assista gradualmente à substituição pelo libre office. A próxima versão da distribuição de linux mais usada segundo o distrowatch (ubuntu), vai passar a incorporar o libre office, e isso vai ser quase certamente um grande rombo em termos de quota de mercado do open office.

Knitter

Só lhes serve para aprenderem a lidar com as comunidades correctamente, mas a Oracle nunca aprende. Desde o OpenOffice.org passando pelo NetBeans IDE ou o Hudson, enquanto a Sun lidava bem com a comunidade a Oracle não.

Tenho acompanhado o projecto LibreOffice desde o seu início e é espantoso como têm conseguido crescer e desenvolver o projecto de forma sustentável e bastante rápida. A ver pelo entusiasmo em torno do projecto não é de estranhar que o OpenOffice.org deixe de ser usado.

Triton

A Oracle esqueceu-se que a parte mais importante de qualquer projecto é a comunidade e a base de developers.

Agora é tarde demais, digo eu.

<3 life

M6

@Knitter, tens razão, a Oracle parece não aprender a lição. Temo que o Java sofra com esse comportamento...

Também já passei para o LibreOffice, e usei o OpenOffice durante anos.

O problema nem sequer são os developers. A Oracle tem recursos para continuar o projecto se assim o decidisse, acho é que nunca teve real interesse no projecto, por isso investir como deve ser no mesmo estava fora dos seus planos.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

falco

Só quero fazer notar que estão a falar da parte da Oracle que fazia parte da Sun...

E acrescento mais um exemplo de mau relacionamento com os developers, o exemplo do MySQL. Até mesmo alguns programadores importantes que trabalhavam na Sun, acabaram por sair dessa empresa e fundar outras e em alguns casos fizeram forks.

Pelo menos trata-se de Software Livre e assim a comunidade não fica refém das empresas. E cada um escolhe o caminho que mais lhe convém (ou que pensa que mais convém). Pareça-nos certo, ou errado.

pedrotuga

O título está errado, a Oracle não entregou nada à comunidade, o software já lhe pertencia devido à licensa que usa.

Ehehe, mas isto tem sido um super-combo de fails. Será que vai ser um super-combo-finish ehehe?

O pessoal está todo a dar o fora. Mas é um pouco mau, havia muita gente que era paga, apesar dos projectos serem distribuidos como software livre.

O líder de desenvolvimento do mysql fez um fork a que chamou mariadb e tem-se queixado que é extremamente dificil manter uma equipa numerosa de programadores por motivos óbvios. Isto deve ter acontecido um pouco com os outros projectos tambem.

Alguma outra empresa se envolveu entretanto no desenvolvimento de alguns dos projectos falados neste tópico?

Outra coisa: o libre office já está a ser adoptado por tudo quanto é distro, chegará aos vossos desktops muito brevemente.

Knitter

Alguma outra empresa se envolveu entretanto no desenvolvimento de alguns dos projectos falados neste tópico?

Várias empresas estão envolvidas no LibreOffice, no caso de NetBeans IDE as coisas ainda não chegaram ao ponto em que começassem a sair elementos como noutros projectos mas em alguns módulos nota-se (todos os que não lidavam com Java ou colidiam com a ferramentas que a Oracle já tinha passaram a ser da "comunidade"). No caso do Hudson a Oracle insiste em dizer que é dona da marca e os criadores do projecto já fizeram um fork.

Outra coisa: o libre office já está a ser adoptado por tudo quanto é distro, chegará aos vossos desktops muito brevemente.

A questão aqui, parece-me, é como a do Hudson, mesmo que os programadores originais mudem para outro projecto e façam forks a Oracle tem a marca pela qual os produtos são conhecidos e isso é muito importante e vale tanto, ou mais, que o projecto em si.

A questão de deixarem para a comunidade é que enquanto a Sun apoiava os projectos livres e fornecia mecanismos de suporte sem interferir no desenvolvimento a Oracle opta por largar completamente o projecto e quem quiser continuar terá de criar toda a infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento sem o apoio da Oracle. Além do mais, enquanto a Sun não atacava os projectos livres com o conjunto de patentes que tem a Oracle faz disso o seu prato do dia.

falco
O título está errado, a Oracle não entregou nada à comunidade, o software já lhe pertencia devido à licensa que usa.

O título referia-se à gestão do projecto... Essa era controlada pela Oracle...

O pessoal está todo a dar o fora. Mas é um pouco mau, havia muita gente que era paga, apesar dos projectos serem distribuidos como software livre.

Não é mau. É bom!

Quem tem saído tem criado forks...

Todos esses projectos têm contribuições de muitas empresas.

A questão aqui, parece-me, é como a do Hudson, mesmo que os programadores originais mudem para outro projecto e façam forks a Oracle tem a marca pela qual os produtos são conhecidos e isso é muito importante e vale tanto, ou mais, que o projecto em si.

No caso do Java isso é de longe muito mais importante do que no caso de outros projectos. O OpenOffice.org depende muito do apoio que as distribuições de GNU/Linux lhe dão. Estas distribuições ditam muito mais a popularidade de um software do que qualquer marca. Principalmente as principais distribuições, como o Ubuntu, Fedora, etc...

A questão de deixarem para a comunidade é que enquanto a Sun apoiava os projectos livres e fornecia mecanismos de suporte sem interferir no desenvolvimento

Isso não é verdade!

A Sun interferia e de diversas formas. Já havia bastante atrito no tempo da Sun. Só que agora como dizem os brasileiros, o pessoal "encheu o saco".

Além do mais, enquanto a Sun não atacava os projectos livres com o conjunto de patentes que tem a Oracle faz disso o seu prato do dia.

Não me lembro de um único exemplo disso... E eu sou bastante atento a isso.

Podes dar um?

Knitter

Isso não é verdade!

A Sun interferia e de diversas formas. Já havia bastante atrito no tempo da Sun. Só que agora como dizem os brasileiros, o pessoal "encheu o saco".

Talvez, só posso falar dos que me tenho envolvido (mais no caso do NetBeans IDE) e nunca senti a acção da Sun como agora com a Oracle.

Não me lembro de um único exemplo disso... E eu sou bastante atento a isso.

Podes dar um?

O caso do Android, ou da máquina virtual Dalvik/implementação Java, o caso do Hudson (este é questão de trademarks não sendo realmente patentes), as questões em torno do JCK/TCK que nunca foram resolvidas e têm sido uma guerra constante... assim de cabeça é os que me lembro.

falco

Talvez, só posso falar dos que me tenho envolvido (mais no caso do NetBeans IDE) e nunca senti a acção da Sun como agora com a Oracle.

Já no OpenOffice.org a malta queixou-se... No caso do Mysql também (mas aqui mais pela inacção)...

o caso do Hudson (este é questão de trademarks não sendo realmente patentes),

Patentes e marcas, são coisas completamente distintas... Não misturemos...

Quanto ao android e dalvik, que é o mesmo caso... E que envolve também questões de direito de autor... Devo lembrar que o Java era da Sun... E que por tanto parece-me mais que um caso que envolve pessoal que foi importado da Sun...

É um facto que não me lembro de um processo de patentes contra autores de Software Livre, iniciado pela Oracle, relacionado com um produto originalmente criado na Oracle. Todos esses de que falas, são produtos que vieram da Sun e que provavelmente ainda são geridos pelas mesmas equipas.

Knitter

É um facto que não me lembro de um processo de patentes contra autores de Software Livre, iniciado pela Oracle, relacionado com um produto originalmente criado na Oracle. Todos esses de que falas, são produtos que vieram da Sun e que provavelmente ainda são geridos pelas mesmas equipas.

Sim isso é verdade.

pedrotuga

Pessoal, o financiamento é um factor importante. Projectos que dada a sua importancia e o seu porte, contavam com 10+ programadores pagos, com toda a certeza não vão acelerar o seu desenvolvimento se passarem a ser mantidos maioritariamente em regime voluntário.

O que assistimos é no fim de contas a oracle a deslocar tudo quanto era recurso que a sun tinha afectado a desenvolvimento de software livre. É capital humano que é retirado.

Já a marcas e afins ligo pouco, osoftware para mim são ferramentas, desde que faça o que é suposto fazer até se pode chamar Nossa Sra de Fátima.

falco

É verdade que a nível de ritmo de desenvolvimento isto pode vir a ter algum impacto, mas pode ser que outras empresas se cheguem à frente. Ou que surjam mais voluntários.

Baderous
Oracle Donates OpenOffice to the Apache Software Foundation

Oracle announced today that it will contribute the OpenOffice.org code to the Apache Software Foundation, where the free office productivity suite will become part of Apache's incubator program.

The announcement comes after a rocky year for OpenOffice, which was largely abandoned by Oracle and turned over to the community, many of whom in turn forked the project to LibreOffice and created The Document Foundation.

Oracle and Open Source

In announcing the contribution, Oracle's vice president Luke Kowalski says the action demonstrates Oracle's "commitment to the developer and open source communities." But open source technologies and the developer communities around them have had a rough time under Oracle, particularly in regards to the assets that were acquired by the company when Oracle bought Sun Microsystems. Those assets include MySQL and Java, the latter being part of a lawsuit Oracle filed against Google and fuel for many developers' fears that Oracle is actually far from committed to the open source community.

The Future of OpenOffice: The Code and the Community

IBM, which had lobbied for Oracle to spin out the OpenOffice project after it was clear that the company had no commercial interests in continuing its development, also issued a statement today, saying that "We look forward to engaging with other community members to advance the technology beginning with out strong support of the incubation process for OpenOffice at Apache."

But those community members may be elsewhere, as the creation of The Document Foundation included some of the leading developers on the OpenOffice project. While Oracle has handed over its OpenOffice code, the move does not reunite these two groups.

The Document Foundation stressed the importance of bringing these communities together in its statement in response to today's news: "The step Oracle has taken today was no doubt taken in good faith, but does not appear to directly achieve this goal. The Apache community, which we respect enormously, has very different expectations and norms - licensing, membership and more - to the existing OpenOffice.org and LibreOffice projects. We regret the missed opportunity but are committed to working with all active community members to devise the best possible future for LibreOffice and OpenOffice.org.

Potential Licensing Problems

There may be further problems ahead for the project too, considering that the OpenOffice is currently licensed under the GNU Lesser General Public License (LGPL) 3.0, something that isn't fully compatible with the Apache License 2.0.

However, Jim Jagielski, president of the Apache Software Foundation, issued a statement saying that "We welcome highly-focused, emerging projects from individual contributors, as well as those with robust developer communities, global user bases, and strong corporate backing." Jagielski is the proposed mentor for the project, which will be a "podling" and not fully accepted as an official Apache project.

Fonte: http://www.readwriteweb.com/archives/oracle_donates_openoffice_to_the_apache_software_f.php