Jump to content
sliderf

Configurar rede em ubuntu

Recommended Posts

sliderf

Olá pessoal,

Estou a começar a dar os meus primeiros passos em linux e tenho de configurar 2 redes.

A LAN1 tem duas máquinas(1 e 2) e a LAN2 tambem tem 2 maquinas(3,4). Entre a LAN1 e LAN2 é a internet. A ideia é que a maq1 consiga aceder a maq 3 e 4.

A maq2 e maq3 terão de fazer NAT.

Vou tentar desenhar a rede

maq1 ------- maq2 .........INTERNET................ maq3--------maq4

|_____________|                                        |______________|

LAN 1                                                              LAN2

Eu já configurei as interfaces e estou com dificuldades em configurar a NAT.

As configurações que tenho são

maq 1

auto eth0

address 192.168.0.2

netmask 255.255.255.0

gateway 192.168.0.1

maq 2

auto eth0

address 192.168.0.1

netmask 255.255.255.0

auto eth1

address 172.100.0.1 (este endereço é inventado - só para simular um endereço publico)

netmask 255.255.255.0

maq 3

auto eth0

address 192.168.1.1

netmask 255.255.255.0

auto eth1

address 172.100.1.1 (este endereço é inventado - só para simular um endereço publico)

netmask 255.255.255.0

maq 4

auto eth0

address 192.168.1.2

netmask 255.255.255.0

(Todas estas máquinas são virtuais)

Neste momento na maq1 consigo fazer

ping 192.168.0.1

ping 172.100.0.1

mas não consigo fazer a

ping 172.100.1.1

ping 192.168.1.2

Sei que devo ter de configurar a NAT para conseguir isso mas todas as tentativas que fiz foram em vão. Alguem tem ideia o que devo fazer?

Espero ter-me explicado bem

Obrigada

Sem mais...

sliderf

KTachyon

Nunca vais conseguir fazer ping aos endereços internos das máquinas 3 e 4. A partir da máquina 2 consegues fazer ping à outra rede (172.100.1.1)?

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

KTachyon

Será que as máquinas 2 e 3 estão a responder a pings? O primeiro passo que devias tentar conseguir era verificar a conectividade entre as máquinas 2 e 3, para garantires que elas estão, de facto, comunicáveis.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

sliderf

Alterei o endereço da maq3 para fazer parte da rede da maq2.

Coloquei o endereço

auto eth1

address 172.100.0.2

netmask 255.255.255.0

Assim na maq 2 já consigo pingar a maq3.

Não consigo é na maq1

ping 172.100.0.2

KTachyon

Mas ainda não tens o NAT a funcionar, correcto? Nesse caso a máquina 1 não consegue comunicar para além da máquina 2.

Primeiro, tens que activar o IP forwarding, que podes fazer de forma temporária assim:

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Ou de forma permanente, editando o ficheiro /etc/sysctl.conf (e reiniciando, depois de editar):

net.ipv4.ip_forward = 1

Depois tens que configurar as iptables:

iptables -t nat -A POSTROUTING -o if1 -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -i if1 -o if2 -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -i if2 -o if1 -j ACCEPT

Substituindo if1 e if2 pelos interfaces de rede que estás a utilizar.

-- Tony Hoare