Jump to content
xXxhuguxXx

Ubuntu 11.04 Unity

Recommended Posts

xXxhuguxXx

Oi people.

Eu gostava de saber uma coisa.

Eu já tenho usado o Ubuntu desde a versão 9.xx e estou acostumado ao GNOME. Será que com o Unity vai mudar muito? Mesmo a nivel dos programas.

Já agora alguém já testou a versão beta? Eu sei que a versão final sai dia 28 mas quem já usou a BETA podia dizer concretamente xD.

PS:Eu uso Ubuntu deste a versão 9.xx mas é para fazer uma coisa que no Windows não dá e estava numa VM logo não sei quase nada .Mas eu estou a pensar em fazer o dual-boot é por isso que estou a perguntar

gramer

viva

se nao estou em erro o ubuntu 11.04 vira com dois ambientes graficos o gnome e o unity, para iniciar com cada um deles basta ires ao gdm quando colocas o user,nas suas definicoes aparece o ambiente que vais iniciar. Se estiver correcto tudo se resume a isto.

para instalar o gnome basta

~# sudo apt-get install gnome

xXxhuguxXx

viva

se nao estou em erro o ubuntu 11.04 vira com dois ambientes graficos o gnome e o unity, para iniciar com cada um deles basta ires ao gdm quando colocas o user,nas suas definicoes aparece o ambiente que vais iniciar. Se estiver correcto tudo se resume a isto.

para instalar o gnome basta

~# sudo apt-get install gnome

Já sei a que é que te referes. Não sabia que dava para escolher entre o gnome e o unity.

Obrigado

gramer

sim li isso algures no pplware se quiseres basta passares por la e dar uma olhadela

Cynary

Neste momento estou com a versao beta do Ubuntu 11.04.

Ha uns tempos, estava com alguns problemas de estabilidade/performance, mas agora parece que ja foram resolvidos com algumas actualizacoes, por isso esta bastante estavel, e tem uma boa performance, tendo sido melhorado especialmente a nivel grafico.

O Unity vs Gnome, tem varias diferencas, especialmente no facto de so ter uma barra superior, e de terem colocado todos os menus de uma janela nessa barra (tipo Mac OS).

Mas estou a achar um ambiente interessante, e gosto especialmente da funcao de busca, que pesquisa tanto programas como ficheiros.

Acho que vale a pena pelo menos experimentar e dar-lhe uma semana a ver se te habituas a ele, senao, tens sempre a opcao de voltar para o gnome normal.

pedrotuga

Tambem estava para abrir um tópico sobre isto.

Um pouco de contexto...

A canonical, empresa que mantem o ubuntu, decidiu desenvolver o seu próprio interface de desktop, o unity, todo cheio de eye-candy. Paralelamente os desenvolvimentos para o gnome 3 tambem vão na mesma direcção, pelo que o gnome tambem mudará ele próprio para uma coisa assim um pouco à imagem do unity.

Eu acho que estes avanços são precipitados e demasiado estreitos. Vão mudar demasiado o paradigma e a médio prazo quem não quiser mudar, dentro de pouco tempo não terá essa opção.

Há muitas pessoas que vão deixar de ter utilidade para o gnome. Eu sou uma delas.

As alternativas mais óbvias são o KDE e o XFCE, mas há muitas. Pessoalmente gosto da combinação Openbox+tint2.

Isto entristece-me um pouco, porque o projecto gnome andou tanto tempo a pregar à sua leveza e simplicidade e agora todo o trabalho feito vai ser completamente barrado a utilizadores com hardware mais modesto.

Por causa de animações assim estilo mac, toda a integração entre aplicações que para mim é o ponto forte do gnome, é simplesmente atirada para segundo plano.

Acho que podiam perfeitamente ter criado um subprojecto para este novo tipo de interface em vez de aniquilar completamente o interface classico.

I'm out... até sempre gnome.

xXxhuguxXx

Desculpem nao citar mas estou no telemovel

gramer: eu amanha dou la uma volta para ver. Obrigado pela referencia

cynary: obrigado pela tua resposta e pelo que disses-te o Ubuntu está espetaculo e eu por acaso ja sabia da barra unica e da dock.

Ja agora como disses-te que tinhas a beta preciso que me tirasses uma dúvida. Pode ser?? É sobre a instalaçao em dual-boot com o Windows. Se poderes responder eu agradecia.

Cumpz Hugo.

gramer

eu nas instalacoes em dual-boot so as faco se tiver algum espaco livre ou se tenho um espaco que e usado como particao de dados onde nao suporta nenhum SO, depois disso consoante a distro que escolheres, na seccao das particoes, escolho avancado de modo a cria-las a minha maneira, depois escolho o respectivo espaco livre ou antes disso "elimino" a particao que e so de dados, assim transformando-se em espaco livre, coloco 5gb de swap e o resto para uma particao ext4 com mount point '/' se quisesse tambem podia decidir o espaco do /boot /home ... mas nao o faco, este tipo de coisas fica a criterio de cada um.

depois de instalado cada  distro, normamente vem com o grub, algumas delas tens de configura-lo mas no caso do ubuntu nas versoes mais recentes detecta tudo automaticamente.

para o caso de queres fazer update do grub para que detecte outros SO depois de instalado

~# sudo update-grub

xXxhuguxXx

eu nas instalacoes em dual-boot so as faco se tiver algum espaco livre ou se tenho um espaco que e usado como particao de dados onde nao suporta nenhum SO, depois disso consoante a distro que escolheres, na seccao das particoes, escolho avancado de modo a cria-las a minha maneira,

....

para o caso de queres fazer update do grub para que detecte outros SO depois de instalado

~# sudo update-grub

a minha questao nao e essa. Eu tenho duvide é que na parte das partiçoes avançadas em baixo está uma coisa para escolher o local do boot (penso que seja para o boot nao tenho a certeza). Eu tnho medo é de escolher a cena errada e tirar o boot do Windows. Eu gostava de saber qual é que eu escolho p'ara não perder nada. Essa opçao está na instalaçao apartir da versao 10.04.

Alguem podia-me dizer qual é que eu escolho??

Eu meti 3 pontos no meio da tua citaçao para nao sub-carregar muito o post

falco

Eu já tenho usado o Ubuntu desde a versão 9.xx e estou acostumado ao GNOME. Será que com o Unity vai mudar muito? Mesmo a nivel dos programas.

Antes de mais, com o Ubuntu 11.04 e unity, vais continuar a usar GNOME. O Unity é uma alternativa de UI para o GNOME (uma alternativa a uma das componentes do GNOME) e não uma alternativa ao GNOME.

O Unity não altera as aplicações... Quanto ao ambiente de desktop sim, há muitas alterações a que vais ter que te adaptar. Ao princípio podes estranhar e não gostar, porque tens hábitos enraizados e não vais saber como fazer determinadas coisas.

Já agora alguém já testou a versão beta? Eu sei que a versão final sai dia 28 mas quem já usou a BETA podia dizer concretamente xD.

Estou a usar a versão beta há um mês(?), numa das minhas máquinas.

Que queres saber, mais concretamente?

se nao estou em erro o ubuntu 11.04 vira com dois ambientes graficos o gnome e o unity,

Não...

Pelas razões que expliquei anteriormente Unity, não é uma alternativa de ambiente gráfico ao gnome. Actualmente existem várias alternativas de ambiente gráfico (algumas pré-instaladas, outras não). Mas no 11.04, há também duas alternativas de "look & feel" para o Gnome, uma que usa o Look & feel do Unity e outra que usa um "look & feel" clássico do gnome (mas também não é exactamente igual).

Eu acho que estes avanços são precipitados e demasiado estreitos. Vão mudar demasiado o paradigma e a médio prazo quem não quiser mudar, dentro de pouco tempo não terá essa opção.

Isso não é bem assim!

Podes sempre utilizar outro ambiente gráfico, pode sempre surgir um fork, etc... Com Software Livre, há sempre mais alternativas de caminhos.

Considero que se estão a precipitar, porque acho que o Unity ainda precisa de mais desenvolvimento para ser uma alternativa ao nível funcional de UI do Gnome (antes da versão 3 do GNOME).

Isto entristece-me um pouco, porque o projecto gnome andou tanto tempo a pregar à sua leveza e simplicidade e agora todo o trabalho feito vai ser completamente barrado a utilizadores com hardware mais modesto.

O Unity tem uma versão 2D. Eu experimente a versão 3D durante algum tempo e depois como a máquina em que o tenho instalado tem poucos recursos (512MB de ram e gráfica intel de memória partilhada) resolvi passar a utilizar a versão 2D que em termos de performance é totalmente aceitável naquela máquina.

Por causa de animações assim estilo mac, toda a integração entre aplicações que para mim é o ponto forte do gnome, é simplesmente atirada para segundo plano.

A usabilidade do Unity é bastante grande, as animações que existem como parte do Unity (e estou a falar de algumas que não existiam antes no gnome com o compiz, por fazerem parte do Unity), vêm no sentido de melhorar a experiência de utilização, fazer com que as coisas sejam mais instantâneas e transparentes para o utilizador. E digo isto quando ainda hoje não utilizo compiz nas minhas máquinas mais potentes por não necessitar das funcionalidades que ele me oferece (ainda uso sawfish como window manager).

Eu sou da opinião que o Gnome 3, quer com Gnome-shell, ou com Unity, é claramente uma evolução positiva. Só acho que se deveria esperar mais algum tempo para que algumas coisas que já existem em versões anteriores do Gnome sejam implementadas. Porque penso que muitos utilizadores mais avançados podem ficar frustrados com essa regressão (e com razão).

xXxhuguxXx

Estou a usar a versão beta há um mês(?), numa das minhas máquinas.

Que queres saber, mais concretamente?

tens ai a resposta

a minha questão não e essa. Eu tenho duvida é que na parte das partições avançadas em baixo está uma coisa para escolher o local do boot (penso que seja para o boot não tenho a certeza). Eu tenho medo é de escolher a cena errada e tirar o boot do Windows. Eu gostava de saber qual é que eu escolho para não perder nada. Essa opção está na instalação a partir da versão 10.04.

pedrotuga
Isso não é bem assim!

Podes sempre utilizar outro ambiente gráfico, pode sempre surgir um fork, etc... Com Software Livre, há sempre mais alternativas de caminhos.

Um representante do projecto gnome, agora há tempos na fosdem, deu uma entrevista ao podcast linux outlaws e referiu que o formato tradicional de desktop a que estamos habituados é para ser descontinuado brevemente.

Pode contudo aparecer um fork, nem tinha pensado nisso. Às vezes criticamos demais para coisas que nos são oferecidas de boa fé. Estamos um pouco mal habituados  :fartnew2:

Quanto a usar outro... já fui por essa via, e estou a ver muitas pessoas a fazer o mesmo.

Sou um feliz utilizador do openbox, mas há que admitir que o nível de integração do gnome é pelo menos mais avançado.

A usabilidade do Unity é bastante grande, as animações que existem como parte do Unity (e estou a falar de algumas que não existiam antes no gnome com o compiz, por fazerem parte do Unity), vêm no sentido de melhorar a experiência de utilização, fazer com que as coisas sejam mais instantâneas e transparentes para o utilizador. E digo isto quando ainda hoje não utilizo compiz nas minhas máquinas mais potentes por não necessitar das funcionalidades que ele me oferece (ainda uso sawfish como window manager).

Eu sou da opinião que o Gnome 3, quer com Gnome-shell, ou com Unity, é claramente uma evolução positiva. Só acho que se deveria esperar mais algum tempo para que algumas coisas que já existem em versões anteriores do Gnome sejam implementadas. Porque penso que muitos utilizadores mais avançados podem ficar frustrados com essa regressão (e com razão).

Com isto é que já não concordo. Tudo demasiado suspeito. Parece-me que estão a ceder às pressões do mercado e a forçar uma coisa que apele ao típico utilizador de windows ou mac que valoriza mais efeitos visuais do que funcionalidade.

É capaz de ser um marco, chagado 2011, não temos que insistir em DEs que agradem a todos ou que sejam feitos a pensar no maximo de pessoas possivel.

falco
Um representante do projecto gnome, agora há tempos na fosdem, deu uma entrevista ao podcast linux outlaws e referiu que o formato tradicional de desktop a que estamos habituados é para ser descontinuado brevemente.

No Gnome... Há outras opções...

Sou um feliz utilizador do openbox, mas há que admitir que o nível de integração do gnome é pelo menos mais avançado.

E tem sido bastante estável!

Mas a mudança é necessária para a evolução... Por vezes as mudanças são pequenas por vezes grandes. Chegou a altura de fazer uma mudança grande. Havia quem se queixasse que o Gnome não mudava nada à muito tempo... Não mudava porque estava a querer estabilizar o que já estava feito e a preparar o Gnome 3 há muitos anos.

Com isto é que já não concordo. Tudo demasiado suspeito. Parece-me que estão a ceder às pressões do mercado e a forçar uma coisa que apele ao típico utilizador de windows ou mac que valoriza mais efeitos visuais do que funcionalidade.

Suspeito de quê?

O Compiz já existe aos anos e muitas dos efeitos de que falas foram introduzidos no Compiz à muito, muito tempo... E e quase todos os efeitos que vêm no Unity e na Gnome 3 já eram utilizados nas versões anteriores do Gnome graças ao Compiz (que também é o window manager do Gnome 3).

No Unity os efeitos são utilizados para criar usabilidade. Por exemplo ir modificando a informação mostrada à medida que o utilizador realiza determinadas operações. E faz isto de uma forma bem mais fluída...

Também não tenho nenhum bias contra os efeitos que são pouco mais que eye candy. Uso os que quero quando quero.

É capaz de ser um marco, chagado 2011, não temos que insistir em DEs que agradem a todos ou que sejam feitos a pensar no maximo de pessoas possivel.

One size doesn't fit as all...

xXxhuguxXx

Eu tenho outra duvida.

É que na parte das partições avançadas em baixo está uma coisa para escolher o local do boot (penso que seja para o boot não tenho a certeza). Eu tenho medo é de escolher a cena errada e tirar o boot do Windows. Eu gostava de saber qual é que eu escolho para não perder nada. Essa opção está na instalação a partir da versão 10.04.

falco

Eu deixei o gajo fazer o particionamento por omissão, só instalei esta versão uma vez e todas as minhas outras instalações têm já alguns anos... Por isso não te posso ajudar.

xXxhuguxXx

Eu deixei o gajo fazer o particionamento por omissão, só instalei esta versão uma vez e todas as minhas outras instalações têm já alguns anos... Por isso não te posso ajudar.

ok.

mais alguem pode ajudar??

xtrm0

MINI-TUTORIAL-+-OU---BEM-EXPLICADO:

1º Antes de instalares o Ubuntu, vais ao windows e particionas o disco rigido, removendo parte da memoria que correspondia ao windows, para memória não indexada (unalocated memory) (Para ai 15 Gb).

2º Inseres o CD-ROM / CD-R / CD-RW / DVD-ROM / DVD-R / DVD-RW / BRD / ETC... Na unidade de leitura de cd's do teu computador pessoal (PC).

3º Inicias o computador pelo atravez da drive de CD/DVD, provavelmente D (mas tambem pode ser E, F, H, G, I, J, K, L,...)

4º Vais passando a instalção até à parte do do particionamento.

5º Clicas na memoria desalocada e escolhes um tamanho qualquer, dependendo do teu computador e das tuas necessidades (Eu aconselho tipo 2Gb para um pc com 4Gb de double-data-rate 3 synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência 3), e 5Gb para um com com menos de 1Gb de memoria double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência )))

6º Alocas o resto da memoria desalocada para um systema qualquer coisa 3 (agora não me recordo, mas entederás logo qual é).

7º Clicas em proceder, e escolhes essa partição para ser a partição primaria.

8º Clicas em Instalar.

9º Aguardas 2 minutos.

Fim

<Signature goes here>

xXxhuguxXx

MINI-TUTORIAL-+-OU---BEM-EXPLICADO:

1º Antes de instalares o Ubuntu, vais ao Windows e particionas o disco rígido, removendo parte da memoria que correspondia ao Windows, para memória não indexada (unalocated memory) (Para ai 15 Gb).

2º Inseres o CD-ROM / CD-R / CD-RW / DVD-ROM / DVD-R / DVD-RW / BRD / ETC... Na unidade de leitura de cd's do teu computador pessoal (PC).

3º Inicias o computador pelo atravez da drive de CD/DVD, provavelmente D (mas tambem pode ser E, F, H, G, I, J, K, L,...)

4º Vais passando a instalção até à parte do do particionamento.

5º Clicas na memoria desalocada e escolhes um tamanho qualquer, dependendo do teu computador e das tuas necessidades (Eu aconselho tipo 2Gb para um pc com 4Gb de double-data-rate 3 synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência 3), e 5Gb para um com com menos de 1Gb de memoria double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência )))

6º Alocas o resto da memoria desalocada para um systema qualquer coisa 3 (agora não me recordo, mas entederás logo qual é).

7º Clicas em proceder, e escolhes essa partição para ser a partição primaria.

8º Clicas em Instalar.

9º Aguardas 2 minutos.

Fim

Boas.

Não deves ter percebido a minha dúvida. Tipo na parte do particionamento por baixo dos botões para configurar as partições está um campo de escolha em que tu escolhes o local de boot. Tipo eu cria saber qual escolho para o GRUB reconhecer o Windows se todas a opções o GRUB reconhece o Windows??

xtrm0

hum? Na minha instalação não apareceu nada disso, bastou configurar as partições e instalar.

Esquece, não estava a entender. Esse menu que aparece é para selecionares o disco rigido no qual é instalado o boot loader, ele insere automaticamente o windows no bootloader

<Signature goes here>