Jump to content
jviana

Qual é a melhor linguagem para criar um jogo?

Recommended Posts

jviana

Olá, em primeiro peço desculpa que coloquei o tópico só local errado.

Em segundo, queria criar um jogo mas não sei que programa usar, em acho que o que me vão dizer é o Java, mas não sei, já agora mas penso que não me vão responder a esta, alguém aqui sabe trabalhar com o XCode ?  É a linguagem de programação da Apple para Mac OS, Ipad, IPhone, IPod Touch, e por ai alem, os os "I" no inicio  :cheesygrin:

Espero que me respondam

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

FreiNando

XCode é um ambiente de programação e não uma linguagem. Basta ires à versão em Inglês do link que deste e verás as linguagens que suporta.

Não indicaste que tipo de jogo queres fazer.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

scorch

É completamente diferente fazer um jogo de corridas de carros em 3D e um Jogo de Browser, por exemplo. :cheesygrin:

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

jviana

É em 3D, não sei o que dizer mais  :wallbash:

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

pedrosorio

Como a pergunta é "Que programa", a minha resposta não é nenhuma das opções apresentadas. Se queres um programa que te permita fazer  protótipos em Windows/MacOS da forma mais rápida que eu conheço, Game Maker.

Eles dão uma grande ênfase ao facto de "não precisares de saber programar", mas o programa tem uma linguagem de programação, e está organizado por objectos, rooms, etc. que te permitem um desenvolvimento de protótipos bastante rápido.

Para além disso, a empresa que o desenvolve já lançou alguns jogos de membros da comunidade para outras plataformas (Android, IPhone, IPad) e a próxima versão permitirá exportar para estas e HTML5 como podes ver

https://www.youtube.com/embed/QDyojHqlfuE?feature=oembed

.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Triton

Este tópico é ridículo.

Primeiro perguntas por programas, depois no poll perguntas por linguagens, mas também misturas frameworks. Depois dizes que é para um jogo 3D mas tens XHTML (wtf?).

Quando tiveres dúvidas concretas ou decidires realmente o que queres fazer, estou cá para ajudar.

Mas estas perguntas genéricas são de quem não sabe o que quer.

<3 life

jviana

Eu não sei o que é XHTML, de que é que se trata a linguagem, por isso é que perguntei.

Como a pergunta é "Que programa", a minha resposta não é nenhuma das opções apresentadas. Se queres um programa que te permita fazer  protótipos em Windows/MacOS da forma mais rápida que eu conheço, Game Maker.

Eles dão uma grande ênfase ao facto de "não precisares de saber programar", mas o programa tem uma linguagem de programação, e está organizado por objectos, rooms, etc. que te permitem um desenvolvimento de protótipos bastante rápido.

Para além disso, a empresa que o desenvolve já lançou alguns jogos de membros da comunidade para outras plataformas (Android, IPhone, IPad) e a próxima versão permitirá exportar para estas e HTML5 como podes ver

https://www.youtube.com/embed/QDyojHqlfuE?feature=oembed

.

Vou experimentar

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Triton

Eu não sei o que é XHTML, de que é que se trata a linguagem, por isso é que perguntei.

Vou experimentar

Cumps. J.Viana

Então aprende o que são as coisas antes.

<3 life

jviana

Alguém já trabalhou com o Game Maker?

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Localhost

Acho que ele se limitou a despejar a lista de linguagens dos quadros do fórum e depois deitou uma pergunta para o ar... Provavelmente amanhã já se cansa da ideia e pergunta outra coisa. É o ciclo da vida lol.

here since 2009

KTachyon

C/C++ com GLUT, para começar. A questão é, será que consegues começar?

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

jviana

O que são GLUT, é que me deram o livro de C++ com classes, ajuda?

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

KTachyon

GLUT é uma biblioteca de OpenGL, cross-platform. É um bocado lmitada, mas já permite fazer muitas coisas engraçadas. Mas, se só estás a começar a programar, acho que nem vale a pena começares a olhar para jogos gráficos. Tenta coisas mais simples primeiro, depois, eventualmente, jogos com sprites e só quando estiveres à vontade é que deves pegar em 3D.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

pedrosorio

Alguém já trabalhou com o Game Maker?

Cumps. J.Viana

Eu já usei Game Maker, daí ter recomendado - podes dar olhadela na comunidade oficial http://gmc.yoyogames.com

Como o p@p é uma comunidade de programadores, é natural que te aconselhem a começar por linguagens de baixo nível e a tentar perceber como tudo funciona. Depende dos teus objectivos, se queres de facto perceber como se programa jogos a fundo e até investir numa carreira "tradicional" nesse sentido, então deves começar por baixo.

Se, pelo contrário, queres apenas fazer um ou mais joguitos, sem grande pressão só pela diversão, deixando em aberto a possibilidade de, quando dominares a ferramenta, se tiveres talento para a coisa e investires o teu tempo, daqui a algum tempo lançar um jogo numa das plataformas que indiquei, então o Game Maker parece-me cada vez mais uma via interessante.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Xpirito

Cá para mim, é mais um que aprendeu a fazer uns scanf's e uns if's e á está a pensar nuns jogos, em 3D e isso...

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

jpaulino

Removida a votação que não faz qualquer sentido (Asp.net, Javascript, etc) !

Triton

Removida a votação que não faz qualquer sentido (Asp.net, Javascript, etc) !

JavaScript até faz. Agora com o aparecimento do WebGL começa a ser uma escolha viável, mas ainda precisa de mais anos para a tecnologia ficar mais madura e disponível.

<3 life

KTachyon

Caso alguém queira começar, há um site que me foi bastante útil quando comecei a brincar com OpenGL há já alguns anos.

http://nehe.gamedev.net/

Basicamente, têm lições que ensinam o básico, mas que é o suficiente para se começar. Todos os exemplos que eles dão nas "lições" são em C++, para Windows (se bem que a conversão para outras plataformas não é mais que alterar os headers), mas, se forem ao fundo da página de cada uma das lições, há uma listagem de código desenvolvido para outras linguagens e/ou plataformas.

Só que há uns requisitos mínimos. Um deles é a matemática, principalmente no ramo da álgebra linear. Espero que seja um bom incentivo para algumas pessoas começarem a estudar matemática ;)

-- Tony Hoare

Triton

Eu também comecei com NeHe, mas agora que sei melhor, não sigam os tutoriais dele.

Código horrível e cheio de detalhes irrelevantes que só dificultam a aprendizagem.

Na parte "New lessons" tem algo que já é bastante melhor, mas infelizmente nunca mais sairam mais.

<3 life