Jump to content
passado

Aspecto de uma aplicação

Recommended Posts

passado

Olá boa noite, já á algum tempo que por aqui não passava, mas agora nesta fase final de curso onde estou a elaborar a minha PAP preciso de uma ajudinha vossa.

Eu vou dar continuidade a um trabalho que ja tinha começado, e que fui fazendo ao longo dos 3 anos de curso, mas no que toca ao designer queria algo diferente.

Estava a utilizar a famosa Ribbon com uma janela principal e as outras como filhas, mas chegava a um ponto tinha muitas aberta e entao pensei, e o que queria agora era algo semelhante a isto:

capturarcc.png

semttulolyk.png

Qual é a melhor forma de fazer isto?

Posso abrir formulários num painel fixo?

Rechousa

Olá,

Posso abrir formulários num painel fixo?

Não te sei responder a essa pergunta, mas podes criar UserControls, em que cada um dos teus UserControl corresponde a um formulário e ler o UserControl dinamicamente.

Exemplo:

http://www.dotnetspider.com/forum/261114-How-load-user-control-into-windows-forms.aspx

Espero ter ajudado.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

passado

Form1.TopLevel = False
Me.Panel1.Controls.Add(Form1)
Form1.Show()

Muito obrigado, só mais uma questão

segundo o esquema que coloquei encima eu posso abrir forms encima um dos outros? genero, abro o formulário de gestão de clientes, depois quero abrir o de saida de aluguer posso fazelo?

bioshock

Dentro do Panel? Podes. O Form que abres sobrepõem-se a todos os outros.

passado

Dentro do Panel? Podes. O Form que abres sobrepõem-se a todos os outros.

É isso mesmo, acho que tenho o problema resolvido xD vamos a ver :cheesygrin:

passado

Bem comecei os primeiros testes com coisas simples e deparei-me aqui com um problema, quando abro a form ela abre bem maximizada tudo ok, mas quando abro outra e volto a abrir a primeira, já nao esta maximizada, isto acontece porque? como resolvo?

O que me acontece tambem é que a passagem entre forms nao era bem feita nao resoltava ao primeiro click entao meti o codigo assim:

Private Sub Botao1_LinkClicked(ByVal sender As Object, ByVal e As DevExpress.XtraNavBar.NavBarLinkEventArgs) Handles Botao1.LinkClicked
        LabelControl1.Text = ("Somar X + 1")
        Form1.TopLevel = False
        Me.PanelControl2.Controls.Clear()
        Me.PanelControl2.Controls.Add(Form1)
        Form1.Show()
    End Sub

Existe alguma forma de eu criar um histórico do que esta aberto?

bioshock

Se as propriedades dos forms que vais abrir estiverem todas iguais não há como enganar, todos abrem da mesma maneira ;)

Se há maneira de criar um histórico? Claro que sim. Sempre que abres/fechas um form actualizas a variável que guarda o histórico das operações.

passado

Se as propriedades dos forms que vais abrir estiverem todas iguais não há como enganar, todos abrem da mesma maneira ;)

Se há maneira de criar um histórico? Claro que sim. Sempre que abres/fechas um form actualizas a variável que guarda o histórico das operações.

Pois eu nas propriedades dos Forms coloquei tudo a abrir maximizado e na verdade a primeira vez que abro ela abre maximizada, mas se abrir a segunda (também esta a primeira vez que abro esta maximizada), depois volto a primeira e ja nao esta maximizada, nao sei se me fiz entender xD no fundo o que quero é fazer com que a form ocupe sempre o panel todo, independentemente do espaço que este tenha pois em resoluções maiores tem mais espaço que em menores.

passado

Bem relativamente a este problema tenho varias duvidas...

Eu posso criar um processo que me diga a resolução que o user usa e dessa forma ele reajustar tudo de acordo com essa resolução?

E relativamente a form dentro do panel eu continou sem conseguir que ela fique sempre maximizada :(

No fundo o que quero é construir a minha aplicação com tamanhos minimos e consoante a resolução que o utilizador utilizar, utilizar a app em ecra inteiro mas com tudo no sitio

bioshock

Bem relativamente a este problema tenho varias duvidas...

Eu posso criar um processo que me diga a resolução que o user usa e dessa forma ele reajustar tudo de acordo com essa resolução?

http://wiki.portugal-a-programar.org/dev_net:vb.net:anchors

E relativamente a form dentro do panel eu continou sem conseguir que ela fique sempre maximizada :(

No fundo o que quero é construir a minha aplicação com tamanhos minimos e consoante a resolução que o utilizador utilizar, utilizar a app em ecra inteiro mas com tudo no sitio

With Form2
            .TopLevel = False
            .WindowState = FormWindowState.Maximized
            .StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen
            Me.Panel1.Controls.Add(Form2)
            .Show()
        End With

Isso deve funcionar.