Jump to content
edomingos

qual a utilidade dos headers com strings de erro?

Recommended Posts

edomingos

Boa noite,

Estou neste momento a aprender as ferramentas base para me iniciar em programação web, mais concretamente em PHP. Já dei uma vista de olhos no fundamental, mas sinceramente n consigo entender qual a utilidade de headers deste tipo 

<?php
header("HTTP/1.0 404 Not Found");
?>

😳

Percebo que um header de redireccionamento é útil para o caso de a nossa página já não se encontre alojada naquele endereço, e desejemos que o user seja directamento redireccionado para o novo url.

Também percebo o uso de um header que prepare o browser do user para receber um determinado tipo de ficheiro...

No entanto qual a utilidade do header que postei?Podem dar-me exemplos concretos de situações em que se deva usar uma página php com um header destes? 🤔

Espero que me possam ajudar a perceber  :cheesygrin:

Obrigado!

fabiomiguel3

Boas.

Atenção, este caso em especifico não faz o redireccionamento, faz com que se uma pagina não existir mostre este erro.

É útil tanto para os visitantes que por exemplo cliquem numa ligação que já não exista, como para os motores de busca fazendo assim um melhor indexação do website.

Espero ter respondido à tua questão

edomingos

Olá!

Antes de mais obrigado pela tua resposta. Sim, eu sei que o header de redireccionamento é de outro tipo. Se calhar estou um bocado confuso mas na verdade n fiquei muito esclarecido (se calhar tb n me expliquei bem)

O que não consigo fazer é transpôr para a prática a utilidade  de ter uma pagina PHP que o que faz é mostrar um erro ao user  😳

Qual a utilidade disto na prática?

abraço e mais uma vez obg pela resposta!

KTachyon

Basicamente, serve para adicionar informação ao header do packet HTTP. O redireccionamento não é a única coisa que podes fazer com o header(). Espreita aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_HTTP_header_fields#Responses

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

fabiomiguel3

Olá!

Antes de mais obrigado pela tua resposta. Sim, eu sei que o header de redireccionamento é de outro tipo. Se calhar estou um bocado confuso mas na verdade n fiquei muito esclarecido (se calhar tb n me expliquei bem)

O que não consigo fazer é transpôr para a prática a utilidade  de ter uma pagina PHP que o que faz é mostrar um erro ao user  😳

Qual a utilidade disto na prática?

abraço e mais uma vez obg pela resposta!

Imagina isto O user introduz este link www.exemplo.com/lol.php  e, essa pagina não existe. Se nao existe vai mostrar essa pagina de erro. há varias maneiras para verificar se a pagina existe. Uma delas é fazer uma query à db.

A única utilidade que isso tem foi o que te disse no reply anterior.

mjamado

Ninguém usa isso, está ultrapassado. Hoje em dia usam-se, salvo raras excepções, erros customizados para se coadunarem com o layout de um site / serviço.

Mas "cospes" um erro da série 400 na mesma. Os motores de busca precisam de saber o que se passou quando chegam a uma página dessas - daí o uso do header.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

(por motivos de publicidade)

Os "sacanas"!!! Mm assim eu uso os vários números para a sua utilidade. Eu sempre escrevi esses headers de modo a ajudar o máximo possível e a ajudar a diagnosticar o problema.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Às vezes precisam, outras não ;) .. sinceramente apanho mais casos em que me é pedido que não seja dado esse erro (por motivos de publicidade) do que o contrário :)

Há que explicar aos clientes que colocar uma página de erro sem lançar o respectivo header é mais prejudicial em termos de SEO do que o eventual benefício (que não é nenhum, diga-se de passagem).

Uma página pode ser mostrada exactamente na mesma, com ou sem header da série 400 (ou 300, ou até 200 - os da 500 é que há muito pouco a fazer).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.