Jump to content
Hipnoted

Possível compra de um netbook NOVO - Opiniões e dúvidas

Recommended Posts

Hipnoted

Boas, estou a ponderar a compra de um netbook. A partir do próximo mês vou começar a andar bastante tempo em transportes públicos (comboio e metro) por isso tenciono "matar tempo" com um netbook.

O que tenciono fazer é mais ligar-me remotamente ao PC de casa, ver umas páginas, e programar claro (com o IDE eclipse principalmente).

Assim numa primeira análise saltaram-me à vista estes dois:

Asus Eee PC 1015PN Preto (323€)

Asus Eee PC 1015PE Preto (268€)

A diferença é principalmente no processador, que é um Intel Atom Dual Core N550 1.5GHz; 2 x 512K L2 Cache e um Intel Atom N450 1.66GHz 512K L2 Cache respectivamente. Existe assim tanta diferença entre os dois? O que acham dos Intel Atom? Não estou por dentro do mercado destes processadores, daí as minhas dúvidas...

Qual é, na vossa opinião, o netbook que mais se adapta a mim?

Obrigado.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Hipnoted

Up!

Então ninguém tem um netbook que me possa dar umas dicas?  :cheesygrin:

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

jviana

Acho que para ver ir a net e programar não é preciso muito CPU por isso acho que devias apostar no de 267€ porque a acho o mais indicado, mas espera por outras opniões para ver o que é que decides.

PS: A diferença também está na placa gráfica. Acho melhor adicionares um votação assim é mais fácil decidir, penso eu.

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

xXxhuguxXx

Boas.

Eu não tenho um netbook mas já estive para comprar um.

Existe assim tanta diferença entre os dois?

O Intel N550 faz mais cálculos por segundos porque é um dual-core que na soma tem 3GHz e 1024 de Cache enquanto que o Intel N450 tem apenas 1.66 GHz e 512 de cache.

Ou seja se comprares o Asus Eee PC 1015PN Preto tens mais velocidade do que o Asus Eee PC 1015PE Preto visto que o processador processa 2x mais rápido.

A diferencia é essa, visto que o resto é igual como tu disseste

O que acham dos Intel Atom?

Para te dar uma ideia os Intel Atom são os processadores que vêm no Magalhães (pelo menos no MG1) e penso que são os processadores mais fracos da Intel, que são feitos apenas para netbooks, smartfones e tablets.

KTachyon

O Intel N550 faz mais cálculos por segundos porque é um dual-core que na soma tem 3GHz e 1024 de Cache enquanto que o Intel N450 tem apenas 1.66 GHz e 512 de cache.

Ou seja se comprares o Asus Eee PC 1015PN Preto tens mais velocidade do que o Asus Eee PC 1015PE Preto visto que o processador processa 2x mais rápido.

Na teoria... O processador continua a ter uma velocidade de relógio de 1.5GHz, e precisas de ter paralelismo para conseguires processar alguma coisa em ambos os cores em simultâneo. Não deixa de ser melhor, mas também não é 2x mais rápido...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Hipnoted

Boas, desde já obrigado pelas respostas.

Os dois netbooks que indiquei no 1º post são apenas exemplos, não fecho a porta a outras sugestões. Mas vou prezar por características que garantam mobilidade, pois também vai ser usado de lado para lado na minha casa. Interessa-me também uma boa resolução, pois por vezes vou ligar-me através dele remotamente ao meu portátil. E que tenha porta HDMI, embora não seja obrigatório...

Sobre o processador é uma questão secundária, mas por 50€ compro o melhor, pois pelo que vi é bastante melhor o mais caro. Interessa-me sim é a memória RAM, estou a pensar em ampliar para 2Gb se o que comprar apenas tiver 1Gb...

Mais uma vez, obrigado pelas opiniões.

Rui Carlos

Eclipse num netbook? Com 1GB de memória? Mesmo com 2GB...

Usei poucas vezes netbooks, mas a ideia que tenho que o desempenho é péssimo, por isso nem pensava duas vezes e ia para o dual-core. E um conselho: experimenta o portátil antes de o comprares ;)

Não estou muito por dentro do mercado, mas pelo que tenho visto os Asus têm obtido bom feedback em reviews, por isso, se for mesmo para ir essa gama de preços, penso que não ficas mal servido.

Já agora, uma alternativa: http://www.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1215N/

Tem a grande vantagem de suportar 4GB de RAM, embora também já deva ficar um pouco mais caro.

bubulindo

Bom... existe sempre a possibilidade dum Air... é pequeno, tem poder que chegue para correr uma IDE, tem boa resolucão... A diferenca está no preco... e, claro, se estiveres a escrever software para Windows que não seja em Java. :\

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

KTachyon

Dizes isso como se o Air não conseguisse correr o Windows. ;)

Só é um desperdício, correr Windows numa máquina dessas. xD

Mas, de qualquer forma, se tivesse que escolher entre comprar um portátil normal e um netbook, compraria sempre um portátil. Apesar de ser maior, mais pesado e (provavelmente) mais caro, compensa pelo facto de ter um ecrã maior, que em programação é um must-have, na minha opinião. E, por acaso, sempre que precisei de comprar um, nunca pus a hipótese de comprar um netbook.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Hipnoted

O AIR está fora de questão porque tem um preço igual ou superior a um notebook normal, até gosto dele e seguramente que o ponderaria se estivesse a nadar em dinheiro, mas não é o caso. :)

@KTachyon, já tenho um portátil de 2007, um Core 2 Duo 2,2Ghz, 4Gb RAM, etc etc... Não se pode considerar mau nos tempos que correm e tem-se servido perfeitamente... Por isso mesmo a compra de um novo portátil está fora de questão, a menos que deixe de funcionar. Quero um netbook porque, como já disse, vou começar a viajar muito em transportes públicos e é muito mais leve para andar com ele. Acredita que levar um portátil todos os dias é muito cansativo, falo por experiência própria.

@Rui Carlos, quando falei no eclipse é para desenrascar num momento ou outro, claro que não o vou usar como computador principal para programar... :D Em princípio, quando estiver em casa será para me ligar remotamente ao meu portátil e trabalhar assim. quando estiver a viajar, posso usar programas pesados do género mas em princípio é só para desenrascar.

Esse que indicaste é bastante bom, já estive ontem a ver umas quantas reviews sobre ele e parece-me ótimo e de acordo com o que procuro. Se o arranjar a bom preço (+-400€) em princípio será o que irei comprar! ;)

bubulindo

Dizes isso como se o Air não conseguisse correr o Windows. ;)

Só é um desperdício, correr Windows numa máquina dessas. xD

O computador pode correr Windows... mas a mim não me convence. Desperdício na minha opinião é mesmo o netbook. Mas as opiniões são pessoais e como tal, tanto a minha como a do hipnoted são válidas. Por favor, não descambem isto numa thread Microsoft x Apple até porque se ainda houvessem netbooks a correr Ubuntu, provavelmente já teria pensado seriamente num.

O AIR está fora de questão porque tem um preço igual ou superior a um notebook normal, até gosto dele e seguramente que o ponderaria se estivesse a nadar em dinheiro, mas não é o caso. :)

Isso é subjectivo. É quase como comprar um Mercedes... é muito caro, mas ao fim de 20 ou 30 anos, o Mercedes saiu muito mais barato que os carros todos que compraste nesse período.

Acredita que levar um portátil todos os dias é muito cansativo, falo por experiência própria.

Hoje subi 11 lancos de escadas (e tenho subido nas duas últimas semanas) com o meu às costas. Não, não sou um fitness freak e não o faco por prazer... mas uma das coisas que torna carregar um portátil cansativo é o saco ou mochila em que o carregas e tudo o resto.

Ou seja, se o levas num daqueles sacos com uma tira de meter ao ombro ou levar na mão, é um assassínio da tua coluna cervical.

Se for numa mochila desenhada para o efeito, o peso não é assim tão mau (para portáteis com dois anos pelo menos). O que acontece é que como temos uma mochila, e temos mais espaco, acabamos por lá meter muito mais tralha que não o portátil... discos duros, livros ou cadernos, etc, etc... e quando chegas ao fim é isso que torna o acto de transportar o portátil desconfortável. Acredita... eu falo por experiência própria.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Hipnoted

Isso é subjectivo. É quase como comprar um Mercedes... é muito caro, mas ao fim de 20 ou 30 anos, o Mercedes saiu muito mais barato que os carros todos que compraste nesse período.

Percebo o teu ponto de vista, no entanto eu podia contra-argumentar que se comprasses um Peugeot ficava-te a metade do preço e continuavas a ter a fiabilidade que te oferece a Mercedes. ;)

Acho este caso diferente, um Air fica 3/4 vezes mais caro e não dura nem 10 nem 20 anos. Para além disso não sou grande fã das políticas da Apple (não, não sou anti-Apple e reconheço-lhe qualidade), pelo que a compra do Air está mesmo fora de questão. Mas é como dizes, é melhor não transformar isto num Apple-MS!

Hoje subi 11 lancos de escadas (e tenho subido nas duas últimas semanas) com o meu às costas. Não, não sou um fitness freak e não o faco por prazer... mas uma das coisas que torna carregar um portátil cansativo é o saco ou mochila em que o carregas e tudo o resto.

Ou seja, se o levas num daqueles sacos com uma tira de meter ao ombro ou levar na mão, é um assassínio da tua coluna cervical.

Se for numa mochila desenhada para o efeito, o peso não é assim tão mau (para portáteis com dois anos pelo menos). O que acontece é que como temos uma mochila, e temos mais espaco, acabamos por lá meter muito mais tralha que não o portátil... discos duros, livros ou cadernos, etc, etc... e quando chegas ao fim é isso que torna o acto de transportar o portátil desconfortável. Acredita... eu falo por experiência própria.

Concordo a 100% contigo, mas não me estou a ver a andar sempre de mochila ou saco de portátil.  Se levar será um bastante pequeno e leve.

KTachyon

@KTachyon, já tenho um portátil de 2007, um Core 2 Duo 2,2Ghz, 4Gb RAM, etc etc... Não se pode considerar mau nos tempos que correm e tem-se servido perfeitamente... Por isso mesmo a compra de um novo portátil está fora de questão, a menos que deixe de funcionar. Quero um netbook porque, como já disse, vou começar a viajar muito em transportes públicos e é muito mais leve para andar com ele. Acredita que levar um portátil todos os dias é muito cansativo, falo por experiência própria.

Pah, eu ando com o portátil ao ombro praticamente todos os dias, já há quase 10 anos. Num dia normal é subir e descer as escadas monumentais (Coimbra), 2 a 3x com o portátil ao ombro. Percorrer 10 minutos a pé entre minha casa e a FCTUC com subidas bem inclinadas, também já foi um percurso normal para mim, mas nessa altura era costume andar de mochila. Não me custa assim tanto. Mas se calhar também depende do hábito. Quando andava no ciclo e no secundário era normal percorrer 2Km entre a minha casa e a escola, e vice-versa. Por vezes de bicicleta, mas ainda fiz o percurso muitas vezes a pé. Não andava de portátil (pelo menos no ciclo), mas andava com a mochila cheia de cadernos.

O computador pode correr Windows... mas a mim não me convence. Desperdício na minha opinião é mesmo o netbook. Mas as opiniões são pessoais e como tal, tanto a minha como a do hipnoted são válidas. Por favor, não descambem isto numa thread Microsoft x Apple até porque se ainda houvessem netbooks a correr Ubuntu, provavelmente já teria pensado seriamente num.

Relativamente a netbooks a correr Linux, penso que há e não me parece ser uma coisa muito rara. Especificamente, Ubuntu, não faço ideia, mas eu também não sou propriamente fã de Ubuntu. Costumo preferir distribuições da família do Red Hat, e mesmo assim é sem interface gráfico e apenas para servidores ;)

-- Tony Hoare

Hipnoted

Boas,

Já comprei, e foi um ASUS EEEPC 1215N;)

Agora vou brincar um pouco com o meu novo brinquedo!  :)

Obrigado a todos pelas opiniões.

bubulindo

Percebo o teu ponto de vista, no entanto eu podia contra-argumentar que se comprasses um Peugeot ficava-te a metade do preço e continuavas a ter a fiabilidade que te oferece a Mercedes.

Se formos a falar de fiabilidade, temos até mais barato... mas que ao fim de alguns anos já tem os plásticos a fazer barulho por todo o lado... isso tem. ;)

Mas lá está, o computador não é um carro, até porque não lhe podes ir mudando o óleo, para manter o motor conservado. LOL

Acho que analogias computadores-automóveis também deviam ser banidas. LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}