Jump to content
Brav01

Por um id como Numeração Automática

Recommended Posts

Brav01

Boas!

Eu estou a trabalhar a trabalhar em um projecto em que criei um login com bases de dados access com os dados todos

o problema é quando crio um novo utilizador tenho que por sempre o numero do id e se criar um novo utilizador com um id já existente o programa fecha e da o erro e elimina os dados todos postos dentro da base de dados, existe alguma maneira em visual basic que uma vez que se crie um novo utilizador insira automaticamente o numero de id seguinte?  🤔

Brav01

Alguém me pode dizer se é possível e se é como se faz é que necessitava mesmo de saber se é possível e como se faz  :)

RobinHood

Boas essa Bd está em k??? access ou SQL????

se a Bd for Sql podes fazer do tipo assim:

fazes uma query para ir buscar á bd o numero do id máximo

select MAX(TeuCampo) from TuaTabela

Depois metes esse numero numa variável

Depois no campo que queres que apareca o id, pegas na variável já com o valor retornado da Bd e acrescentas +1.

Dim NumBD as String

NumBD = Variável de retorno da BD

Dim IdA as Strind

Ida = NumBD  + 1

'' este é o valor que ir aparecer na textbox ou outra coisa qualquer que tu queiras automaticamente
textbox1.text = Ida

Tipo eu fix assim para um sistema de gestão de Equipamentos.

Brav01

mas a tabela ta em access da para fazer da mesma forma é que eu só sei fazer o login com access

Brav01

Isto esta a ser um autentico quebra cabeças! :wallbash:

Estou farto e pesquisar por todo o lado e não encontro nada acerca disto :cheesygrin:

vejo acerca do sql já vi varias maneira diferentes que ate me iram dar jeito apenas me falta perceber

mas acerca do access ainda não vi nada  :P

se me poderem ajudar com algumas linhas de código tanto no sql da maneira mais explicita pois ainda sou um novato ainda não aprendi a fazer grande coisa era uma ajuda enorme

Rechousa

Olá,

Não sei se percebi o teu problema, mas julgo que encontrei uma imagem que tem o que precisas:

1) Tens de definir o campo como AutoNumber

2) Nas propriedades do campos, em NewValues, escolhes Increment

http://www.dbforums.com/attachments/microsoft-access/6322d1156781189-need-help-autonumber-when-importing-sprite19.jpg

É isto que pretendes?

Espero ter ajudado.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Brav01

mais ou menos Rechousa só que estou com a versão 2010 express de visual basic

e as coisas já são diferentes :S

Rechousa

mais ou menos Rechousa só que estou com a versão 2010 express de visual basic

e as coisas já são diferentes :S

Mas o que tem o Access que ver com a versão 2010 Express do Visual Basic? Desculpa, mas não entendo.

Afinal qual é o problema? Pelo que percebi pretendes ter um campo do tipo AutoNumber numa tabela em Access 2010. Certo?

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Brav01

não eu já tinha em access mas na vb não é que cria mudar mas quando a tabela do access já está no vb. Em SQL sei que tenho que por o data type com int mas no access quando já está no vb já não da para mudar o data type ja m disseram que devia declarar umas variaveis para atribuir ao id em que cada vez que carrega-se para adicionar um utilizador soma sempre mais um ao id mas agora como faço?