Bruno Posted September 22, 2005 at 08:44 PM Report #5380 Posted September 22, 2005 at 08:44 PM Pois é, enquanto esperamos que um chip esteja pronto para o robot decidimos fazer um temporizador para a cozinha :oops: A minha mãe diz q todos os q compra acabam por se estregar e portanto achei uma ideia interessante q se faz numa semana! O relógio tem como vantagens ser digital e permitir 99 minutos (os normais só 60) e poderia permitir ainda mais.... Mas a principal vantegem é o facto de ser personalizavel (ao gosto da minha mãe) 😛 Poderá por exemplo "apitar" até ser carregado um botão, poderá ter 3 botões (por exemplo 1 q o faz saltar para um tempo programado previamente), etc... Já temos o material todo e já está até tudo ligado na breadboard só falta começar a programá-lo 😄 Fica aqui uma lista do material usado: 1 x PIC16F877A - 0 € 1 x 830 tie point Bread Board - 6,2 € 2 x Display AC 13MM VRD - 2 x 1,93 = 3,86 € 2 x Tecla Pressao ST1034 RADIOHM - 0,76 € 1 x Bezouro Piezo 3v-20v c/Fios - 1,5 € (Condensadores, Clock e Resistencia +-1€) Em breve fotos e mais noticias (estamos a tentar fazer com q cada passo seja bem documentado de modo a depois o podermos apresentar aos interessados)! 😛
David Pintassilgo Posted September 22, 2005 at 08:48 PM Report #5381 Posted September 22, 2005 at 08:48 PM Muito fixe,....fico á espera de novidades. A minha ideia é um Kitchen PC +- com essas funcionalidades para ligar/desligar até 8 dispositivos! 😄 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
deathseeker25 Posted September 22, 2005 at 09:38 PM Report #5384 Posted September 22, 2005 at 09:38 PM Fico a acompanhar a evolução....parece-me bastante interessante. Cumps
Bruno Posted November 5, 2005 at 06:49 PM Author Report #6366 Posted November 5, 2005 at 06:49 PM Em relação á parte da electronica associada aos PC's tb é algo que sempre me fascinou. 😄 Já testas-te o circuito electronico simples com 8 led's (ou 8 relés para usares 220V) pela porta paralela? Não sei como mas ainda n tinha visto o teu post! O timer n é ligado directamente ao PC portanto não! 😄 Mas no FAIR (robot) sim, andamos em testes com LED's antes de nos colocarmos a inventar directamente com o PC... Já agora, em relação ao timer: estamos com alguns problemas de estabilidade! Achamos que os displays estão a consumir muito e o PIC fica assim mais instavel 😉 A ver se encontramos uma solução nos proximos dias!
Ave_Rapina Posted September 21, 2006 at 06:13 PM Report #52066 Posted September 21, 2006 at 06:13 PM Tens de inserir uma modulaçao nesses leds para baixar o consumo senao as baterias do timer duram pouco.
Bruno Posted September 21, 2006 at 06:49 PM Author Report #52081 Posted September 21, 2006 at 06:49 PM O problema não era os displays... Mesmo sem eles o PIC reagia instavelmente... (de qq modo thk por tentares ajudar) Infelizmente tanto este como o outro projecto que tinhamos morreram por falta de conhecimentos em electrónica! 😄
danielouro Posted September 28, 2006 at 04:13 PM Report #53524 Posted September 28, 2006 at 04:13 PM Define instabilidade do microprocessador... O que é que ele fazia? ou o que é que não fazia? Porque é que não utilizas um display 16X2??? é simples de ligar e não consome muito se não utilizares o backlight. relativamente à ligação ao PC parece-me boa ideia....mas tens ideia de como o fazer? tens de utilizar o C.I. max232 para ligares o pic à com do PC...sabes isso não sabes? ou se utilizares a porta paralela não te esqueças de utilizar optoisoladores para isolar os portos da LPT1, pois já tive alguns dissabores por usar a porta paralela às 3 pancadas...usem sempre as Saídas OPTOISOLADAS....isto oferece vantagens pois pode funcionar como odaptador de níveis. Um abraço e boa sorte no projecto....Espero que a tua mão não volte a esturrar os assados 😕
Recommended Posts