Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pois é, enquanto esperamos que um chip esteja pronto para o robot decidimos fazer um temporizador para a cozinha :oops:

A minha mãe diz q todos os q compra acabam por se estregar e portanto achei uma ideia interessante q se faz numa semana!

O relógio tem como vantagens ser digital e permitir 99 minutos (os normais só 60) e poderia permitir ainda mais.... Mas a principal vantegem é o facto de ser personalizavel (ao gosto da minha mãe) 😛

Poderá por exemplo "apitar" até ser carregado um botão, poderá ter 3 botões (por exemplo 1 q o faz saltar para um tempo programado previamente), etc...

Já temos o material todo e já está até tudo ligado na breadboard só falta começar a programá-lo 😄

Fica aqui uma lista do material usado:

1 x PIC16F877A - 0 €

1 x 830 tie point Bread Board - 6,2 €

2 x Display AC 13MM VRD - 2 x 1,93 = 3,86 €

2 x Tecla Pressao ST1034 RADIOHM - 0,76 €

1 x Bezouro Piezo 3v-20v c/Fios - 1,5 €

(Condensadores, Clock e Resistencia +-1€)

Em breve fotos e mais noticias (estamos a tentar fazer com q cada passo seja bem documentado de modo a depois o podermos apresentar aos interessados)! 😛

• 1 month later...
Posted
Em relação á parte da electronica associada aos PC's tb é algo que sempre me fascinou. 😄 Já testas-te o circuito electronico simples com 8 led's (ou 8 relés para usares 220V) pela porta paralela?

Não sei como mas ainda n tinha visto o teu post!

O timer n é ligado directamente ao PC portanto não! 😄 Mas no FAIR (robot) sim, andamos em testes com LED's antes de nos colocarmos a inventar directamente com o PC...

Já agora, em relação ao timer: estamos com alguns problemas de estabilidade! Achamos que os displays estão a consumir muito e o PIC fica assim mais instavel 😉 A ver se encontramos uma solução nos proximos dias!

• 10 months later...
Posted

O problema não era os displays... Mesmo sem eles o PIC reagia instavelmente... (de qq modo thk por tentares ajudar)

Infelizmente tanto este como o outro projecto que tinhamos morreram por falta de conhecimentos em electrónica! 😄

Posted

Define instabilidade do microprocessador... O que é que ele fazia? ou o que é que não fazia?

Porque é que não utilizas um display 16X2??? é simples de ligar e não consome muito se não utilizares o backlight.

relativamente à ligação ao PC parece-me boa ideia....mas tens ideia de como o fazer? tens de utilizar o C.I.  max232 para ligares o pic à com do PC...sabes isso não sabes? ou se utilizares a porta paralela não te esqueças de utilizar optoisoladores para isolar os portos da LPT1, pois já tive alguns dissabores por usar a porta paralela às 3 pancadas...usem sempre as Saídas OPTOISOLADAS....isto oferece vantagens pois pode funcionar como odaptador de níveis.

Um abraço e boa sorte no projecto....Espero que a tua mão não volte a esturrar os assados 😕