Jump to content
Warrior

TIUP 2011

Recommended Posts

pedrosorio

Eu estou a participar sozinho, just for fun, porque já estou no 5º ano (LoneCoder). Os Lutadores do Foo (pcaldeira, Tharis e Rafael Schimassek) também estão a participar pelo técnico novamente e espero que continuem nos próximos anos, a ver se levamos uma equipa às finais mundiais :cheesygrin:

Não respondo a dúvidas por mensagem.

mogers

Eu já me reformei disso, só talvez no codejam, for fun :)

espero que continuem nos próximos anos, a ver se levamos uma equipa às finais mundiais :)

Ficaria bastante contente :) No entanto, esse objectivo requer bastantes sacrifícios, vamos a ver se têm força de vontade suficiente :)

É uma seca ter ficado em 3º no swerc quando os 2 primeiros foram às mundiais  :cheesygrin:

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

skiller10

Isto é só para universitários, certo?

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

mogers

Sim, mas se te apetecer treinar, também podes resolver os problemas pela net e participar contra os universitários. Só não contas para a classificação geral.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

skiller10

Quando vai ser? Se poderes deixar link para inscrição agradecia :cheesygrin:

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Tharis

Eu e o Schima participámos ontem. O pcaldeira tinha teste durante a prova e não pôde aparecer. A participação de ontem só deu para ver que estamos muito enferrujados. Não lemos bem o problema B. Depois, submissões erradas por definirmos o array com 100 posições em vez de 100000. Anyway, foi bom voltar. :cheesygrin:

skiller10

Não vou conseguir, devo estar em estágio nessa altura :s

De qualquer maneira vou tentar resolver os problemas, obrigado :cheesygrin:

mogers

ja agora, qual é o link para a prova de ontem? assumo k haja um pos-prova.. só espero que não tenha sido uma perda de tempo com problemas impossíveis como era habitual  😡

pedrosorio

ja agora, qual é o link para a prova de ontem? assumo k haja um pos-prova.. só espero que não tenha sido uma perda de tempo com problemas impossíveis como era habitual  😡

http://mooshak.di.fc.ul.pt/~mooshak/

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Warrior

Eu e o Schima participámos ontem. O pcaldeira tinha teste durante a prova e não pôde aparecer. A participação de ontem só deu para ver que estamos muito enferrujados. Não lemos bem o problema B. Depois, submissões erradas por definirmos o array com 100 posições em vez de 100000. Anyway, foi bom voltar. :cheesygrin:

Também tive 2 RTEs por causa disso..

Participei sozinho mais uma vez. Acho muito mau colocarem problemas repetidos como o B nas TIUPs, já para não falar no estilo do A e do E..

Por vezes dá vontade escrever o "Manifesto dos participantes em concursos de programação" a explicar porque motivo participamos e que género de problemas queremos ver.

Um problema com enunciado enorme a definir uma linguagem, sinceramente, tenho mais coisas para fazer do que parsing de strings.

mogers

Obrigado Pedro :cheesygrin:

Um problema com enunciado enorme a definir uma linguagem, sinceramente, tenho mais coisas para fazer do que parsing de strings.

Se bem me lembro, nas últimas mundiais havia um problema desse género :x

mogers

estive a resolver os problemas. eu até acho piada ao estilo do prob A, mas o E é absurdo...parece o enunciado do projecto pequeno de uma cadeira de programação lol.

é pena terem copiado problemas. eu gostei do D, embora também tenha a impressão que não é original

fran.aubry

Eu fiz dois dos problemas da Tiup, o C e o D. O D não o vi antes em concursos mas Knapsack em sequências daquelas (super-increasing sequences) é usado para certos algoritmos de criptografia. Fiz o problema inspirado numa bolsa sobre teoria de números que estou a fazer. O C é que não é tão original assim pois existe um exercicio no Cormen a pedir aquilo. Mas baixei bastante os limites para ter um problema muito fácil.

Eu tentei evitar que metessem o E. Até porque mo deram para resolver e eu disse que não o faria. Penso que não tinha nada a ver com o objectivo do concurso. Foi criado um problema alternativo de ordenação topológica mas depois não o quiseram meter, não entendi porquê. Também achei mau repetirem o problema B, é mau pois favorece equipas que já o conheçam e não trás nada de novo.

mogers

O C fez-me lembrar o problema A do swerc 2009. É diferente, embora tenha resolvido da mesma maneira.

Já agora, quais são os limites originais? eu fiz em algo semelhante a O(N * log 1000). Já agora, a resposta bate sempre um dos Y dos wells do input, né? Tenho ideia que é mas não tenho a certeza. Se for, penso que posso livrar-me do factor "log"

Não sei bem se já vi algum problema igual ao D, mas penso que já vi algo do género, daí que tenha feito logo sem pensar mt.

O pos-prova foi engraçado pa desenferrujar, ultimamente já não programo nem vejo código para além das dúvidas que colocam no forum.

edit: o problema de não ter bases sólidas de matemática/teoria dos números é muitas vezes assumir alguma intuição em coisas como o C e D.

Warrior

Já tinha resolvido um problema igual ao C na UVA num estágio das ONI, a resposta é a mediana caso o número de pontos seja ímpar ou qualquer ponto entre os dois centrais caso seja par, logo sim, pode sempre ser igual ao X de um dos wells.

A única coisa que fiz foi ordenar e somar as diferenças ao X do ponto médio.

Consegues resolvê-lo sem ordenar?

mogers

Yah, pesquisa ternária nos YY [0,1000] e depois o check das distâncias. Hmm pois, suspeitava que houvesse algo desse género, eu preferi fazer logo com algo que sabia do que pensar muito 👎

#define MAX 100100
int y[MAX], N, x;

int check(int yyy) {
int i, d = 0 ;
for (i = 0 ;  i< N ; i++)
	d += abs(y[i] - yyy);
return d;
}
int solve() {
int a , b  ,c1,c2, d1,d2;
a = 0 , b = 1000;
while ( a+2 < b ) {
	c1 = (a*2+b) / 3 , c2 = (a+b*2)/3;
	d1 = check(c1);
	d2 = check(c2);
	if ( d1 > d2 )		a = c1;
	else			b = c2;
}
return min(min(check(a), check(a+1)), check(a+2));
}
int main() {
int i ;
scanf("%d", &N);
for (i = 0 ; i < N ; i++)
	scanf("%d %d", &x, y+i);

printf("%d\n", solve());
return 0;
}

fran.aubry

Nos limites originais só se sabe que os pontos são inteiros e que só uma solução O(n) passa. É possível cálcular o k-ésimo elemento de um array em O(n)  (ver Cormen - Order Statistics) e portanto em particular também a mediana (que era o que era pedido).

Pois a função da soma dos módulos é unimodal e portanto pesquisa ternária também funciona.

MetaBrain

Eu fiz dois dos problemas da Tiup, o C e o D. O D não o vi antes em concursos mas Knapsack em sequências daquelas (super-increasing sequences) é usado para certos algoritmos de criptografia. Fiz o problema inspirado numa bolsa sobre teoria de números que estou a fazer. O C é que não é tão original assim pois existe um exercicio no Cormen a pedir aquilo. Mas baixei bastante os limites para ter um problema muito fácil.

O C e o D eram bastante interessantes :P

O C não nos lembramos da mediana, tentamos a média e depois uma pesquisa para fora da média até ter um valor máximo e ter a certeza que o mínimo que encontramos até ai é mesmo o mínimo (a função da distância total face deve fazer uma espécie de 'vale' na zona da média)

Para o D tentei Knapsack, mas não dava... Só no fim é que percebi porque estava a ter RTE, estava a fazer nextInt para ler a capacidade quando tinha de ser long... E depois vi que um array com o tamanho do capacidade invalida logo o algoritmo porque assim o array tinha de ser maior que 2^32-1, o que não daria.

Era só ordenar e fazer greedy naquilo afinal :cheesygrin:

Eu tentei evitar que metessem o E. Até porque mo deram para resolver e eu disse que não o faria. Penso que não tinha nada a ver com o objectivo do concurso. Foi criado um problema alternativo de ordenação topológica mas depois não o quiseram meter, não entendi porquê. Também achei mau repetirem o problema B, é mau pois favorece equipas que já o conheçam e não trás nada de novo.

O B tinha feito uma semana antes no UVa. Mal olhei para o enunciado vi que era igual, só mudaram o título... Foi basicamente escrever o Union-Find e passou logo em 3 minutos. Como já o tinha feito recentemente, foi basicamente copy-paste mental...  acho que é injusto para quem já conhecesse o problema.

Sim, o E era horroroso  :wallbash:

Em relação aos problemas que fizestes, vais manda-los para o UVa Online Judge? Era engraçado  :cheesygrin:

E os Javascript vão continuar a participar este ano?

Daniel dos Caparica Chaputa