Jump to content
Psilvestre

Como fazer um jar executavel?'

Recommended Posts

Psilvestre

Boas, queria apenas saber como se pode tornar código escrito em por exemplo no eclipse e torna-lo num executável como por exemplo um .jar...

KTachyon

Tens o comando jar. Mas aconselho vivamente a utilizares o Ant.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Knitter

A dúvida está em criar o Jar ou em torná-lo executável?

Se não estou em erro o Eclipse criava o Jar automaticamente quando se compilava o projecto mas já não uso esse IDE há algum tempo e não sei se estarei a confundir com outro qualquer.

Quanto à parte de tornar o Jar executável, dependerá em parte do sistema operativo e das configurações do Jar. Um Jar é executável se possuir um ficheiro Manifest com a informação da classe a executar. Esta classe tem de ter um método main. No entanto em sistemas UNIX é necessário configurar o ficheiro como sendo executável, dando-lhe permissões para tal e em sistemas Windows é preciso que a instalação do Java esteja bem configurada para que ao fazermos duplo clique o ficheiro seja executado e não aberto.

Portanto, a dúvida é em que parte exactamente, criar ou tornar executável?

KTachyon

Se não me engano, o Eclipse utiliza o Ant para compilar projectos Java. Ele deve criar-te um ficheiro build.xml. Se o abrires, lá diz-te a directoria em que ele te cria o Jar.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Psilvestre

Knitter: sinceramente as duas...

KTachyon: humm eu fui ao meu workspace entrei em vários projectos e nenhum deles tinha um build.xml

Knitter

Começando pelo mais simples, para criares o JAR tens de ir ao menu File > Export.... Aqui expandes a secção Java e tens dois tipos de JAR, um JAR file e um Runnable JAR file, escolhes este último. Indicas o destino e nome do ficheiro e a configuração de execução. Voilá, tens o teu JAR executável criado.

Se estiveres em OS X, não precisas fazer mais nada, se estiveres num sistema GNU Linux precisas garantir que o ambiente gráfico que estás a usar executa os JARs e não os abre com o programa que usas para descomprimir ficheiros. Se estiveres em Windows o programa que costuma dar problemas é o WinRar que tem a mania de abrir os JARs, terás de confirmar se tens algum programa associado aos ficheiros .jar que não seja o java.exe, se tiveres outro programa tens de alterar para o java.exe.