Jump to content
Vmortis

DUVIDA - Extrutura de projecto

Recommended Posts

Vmortis

Boas, estou agora a iniciar-me na programação. Gostaria de ideias para duas fazes de um projecto, dando mais enfase á 1ª pois o prazo de entrega ta próximo  :wallbash:

Ora bem a primeira entrega tem de incidir em classes. A minha ideia era fazer um catalogo/lista comercial (isto ainda em consola win32).

Cada produto seria um objecto (digo eu). Bem é ai que reside a minha primeira questão, como devo estruturar o que?

Ate agora fazer menus e listas apenas envolvia "switch", e um ou outro tipo de loops. Como devo organizar informação? Os produtos podem ser qualquer coisa(carros de um stand, roupa de um pronto a vestir, bebidadas de um bar..) pois a duvida ta na estrutura base do projecto.

Depois  disso a ideia era pegar nessa 1ª fase e fazer uma espécie de software de gestão. Algo apenas que associasse uma referencia a cada produto de venda e permitisse dar entrada e saída dos mesmos relacionando tb a parte financeira. Aqui ja usando interface gráfica.

Mas bem o que agradecia agora era mesmo uma ajuda na 1ª parte que eu nao estou a perceber onde e como "encaixo" as classes.

Obrigado!

_4ndr3

Olá viva,

Nas classes deves ter métodos que permitam-te devolver dados sobre o objecto. Por exemplo:

Classe Carro

Tu tens um carro que pode ter os seguintes atributos em privado:

-fabricante

-modelo

- tipo de combustível

- lugares

- nº de portas

- stock

- preço

Métodos Obter

-string obterNome();

-string obterModelo();

-string obterCombustivel();

- int obterStock();

( ....)

Métodos para Definir

-void definirNome(string nome);

Outros Métodos

Inserir outras funções que sejam úteis no ponto vista das características do carro.

(....)

Classe Stand

Atributos:

- Nome do Stand

- Dono

- Ano de Registo

- Vector de Carros para Venda do tipo Carro que definimos acima

Os métodos são de forma análoga à de cima, defines o que precisas para o programa em sim.

Espero ter ajudado!

Vmortis

Já ajudou. Mas ainda nao percebi como fazer uma lista dos produtos (neste caso de modelos de carros) em que o utilizador ao selecionar o modelo obtém todas as características  definidas na "classe carro".

A primeira ideia é fazer um switch com os modelos de carro que ao exectuar cada opçao corre uma funçao (metodo) que será "mostrardefenicoes()" da classe carro que faz "cout" das caracteristicas do modelo escolhido.

Alguma outra ideia para apresentaçao da lista/catalogo de carros? sendo ainda ai win32.

Obg!

_4ndr3

Viva,

Imprimes um vector dos carros em que a condição para imprimir é o carro ser de x modelo.