Jump to content
pedroazenham

Rede Linux não vê PCs

Recommended Posts

pedroazenham

Viva,

Tenho dois computadores com Ubuntu e um com Windows numa rede de casa.

Nos PCsLinux, clicando em locais e depois rede, não consigo visualizar nada... a única maneira de aceder aos outros computadores é através do Nautilus ou browser colocando smb://"ip_do_computador"

Que poderei eu fazer para visualizar os computadores no Nautilus sem ter de digitar o seu endereço ip?!?

Só consigo visualizar os PCs atravéz do PCWindows..

Cumprimentos e obrigada pela ajuda

apocsantos

Bom dia,

Verifica se tens configurado correctamente o Samba. Pois provavelmente o que está a acontecer é que a maquina Linux não está no mesmo grupo de trabalho que as maquinas windows, ou não consegue traduzir nomes em IP's. Ambas as situações obrigam a que se reveja o ficheiro smb.conf .

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

pedroazenham

Viva Apocsantos,

Obrigada pela ajuda.

As 3 máquinas estão exactamente no mesmo grupo de trabalho e os PCs com linux estão com IP fixo (para que duas impressoras de rede funcionem sempre direitinho...)

Penso que o problema terá a ver com os nomes dos PCs e a equivalência de IPs...

Podes dar-me alguma dica para que possa procurar informação acerca disso e resolver o meu problema... neste momento estou um pouco perdido!!!

Obrigada

apocsantos

Boa noite,

Se estás a usar ip's fixos, edita o ficheiro /etc/hosts . Nesse ficheiro tens de ter o endereço ip da maquina e o nome que lhe corresponde. Deves ter um exemplo tipo:

192.168.1.1	mouse

Neste exemplo quando é indicado o nome "mouse" ele tem a correspondência "192.168.1.1". Em pequenos grupos de trabalho isto funciona bem, mas em redes estruturadas maiores não, normalmente existe um servidor que é também controlador de domínio, servidor de dhcp e  servidor de dns.

Provavelmente depois de gravares a alteração ao hosts tens de fazer na shell alguns comandos:

smbd stop
nmbd stop
smbd start
nmbd start

Basicamente para pararem e re-iniciarem os serviços de suporte do Samba.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

pedroazenham

Viva Apocsantos,

Fiz o que me sugeriste e passo a indicar os passos dados:

Coloquei os IPs fixos nos 2 pcs Linux

PcB - IP:10.0.0.3 submask:255.255.255.0 Gatway:10.0.0.138

PcA - IP:10.0.0.4 submask:255.255.255.0 Gatway:10.0.0.138

Em ambos os Pcs consigo aceder á Net e ao outro pc com "smb://ip_do_pc"

Editei o ficheiro /etc/hosts e coloquei

127.0.0.1 localhost

10.0.0.3 PcB

10.0.0.4 PcA

Mesmo assim, não consigo visualizar os computadores de rede PcA e PcB em que ambos os sistemas são linux... embora comsiga aceder-lhes através de "smb://ip_do_pc"

Tens alguma ideia que me possa encaminhar no sentido certo???

Obrigada pela ajuda

apocsantos

Boa tarde,

Se puderes indica a distribuição e versão da distribuição do GNU/Linux que estás a usar. Assim será mais fácil dar-te instruções especificas para a distribuição em causa ao invés de instruções "genéricas".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

pedroazenham

Viva Apocsantos,

Estou a usar em ambos os Pcs

Ubuntu 10.04 LTS (lucid)

Kernel Linux 2.6.32-31 generic

Gnome 2.30.2

Abraço

apocsantos

Boa noite,

Confirma se tens o WINS activado no smb.conf

wins support = yes
browseable = true 

E o hosts procura algo tipo isto:

#ip                #grupo trabalho     #nome_do_pc
192.168.1.1    workgroup           mousehouse

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

pedroazenham

Viva Apocsantos,

Esta semana vou estar fora do escritório todos os dias, mas no próximo fim-de-semana vou investigar e testar os pontos que focaste!

Uma vez mais obrigada pela ajuda e depois comunicarei os resultados.

Obrigada

Pedro