Jump to content

Formulário com validação

nuno_couto

Recommended Posts

Estou com um problema um pouco estranho.

Fiz um script que obtem dados de um formulario por POST e valida, verifica se todos os dados foram obtidos, etc.

Caso haja algum erro, redirecciona para o ficheiro erro.php?erro=x, no qual existe um link javascript.go(-1)...

Quando volto atrás nesse link, os dados que escrevi no formulário permanecem lá (para que possa corrigir o erro).

O meu problema é que fiz uma coisa muito semelhante, com a única diferença de que os ficheiros estão incluídos no index (index.php?conteudo=erro&erro=x / index.php?conteudo=formulario)... Aqui o link em javascript volta atrás na mesma mas desaparece com o que tinha sido escrito no formulário.

Alguem sabe como resolver?

portalmundial.net »» criamos sites

Não existirá nenhuma forma de voltar atrás mantendo os dados para não estar a criar sessions? Parece-me desnecessário para aquilo que é... Colocando o link directo não dá... abre os formulários em branco. Só não entendo porque é que nuns casos o javascript funciona e noutros não :|

portalmundial.net »» criamos sites

Quanto a criatividade... não sou dos que tem mais, mas também não estou própriamente em falta... O que falta por enquanto são sim os conhecimentos técnicos. Erra a isso que me referia quando perguntei... 😄

Como voltamos atrás, preenchemos os campos com a info correcta e realçamos os campos com info errada utilizando PHP... É possível? Como ainda vou muito no início da minha aprendizagem, não sei, daí a minha pergunta. Não dúvido que dentro de algum tempo poderei fazer isto mesmo recorrendo a PHP e AJAX, mas por enquanto ainda não sou capaz...

Vou tentando...  :wallbash:

Estou a aprender php há coisa de 1 mês e tal. Mas se formos contailizar o tempo que posso realmente perder com isso, nem chega a semana e meia. Infelizmente não tenho tanto tempo quanto gostaria de ter para aprender todas as coisas que gostaria de saber...  😄

Pessoalmente acho que não me estou a safar muito mal tendo em conta s pouca ou nenhuma experiência a nível de programação e estando a trabalhar sobre pressão para terminar algo para uma pessoa amiga.

O caminho de aprendizagem não foi o melhor possível... ou seja, não comecei pelo príncipio mas sim por aquilo que julgava precisar para realizar uma determinada tarefa. A ajuda que tenho recebido aqui no fórum tem sido muito útil, dái não ter vergonha em pedir ajuda quando sinto que preciso.

Uma vez terminado este projecto volto para o python pois foi com isso que iniciei este meu percurso... estando mais à vontade com python... pego novamente em PHP como deve de ser...

Fiquem bem pessoal,

P.

PHP é possivelmente a linguagem mais facil que conheço 😄 talvez seja por ja saber java e C antes de aprender php e ter algumas semelhanças, mas pela experiencia que tive axei php realmente simples e muito flexivel, já para na falar na documentação do php.net que é espetacular!

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

PHP é possivelmente a linguagem mais facil que conheço 😄 talvez seja por ja saber java e C antes de aprender php e ter algumas semelhanças, mas pela experiencia que tive axei php realmente simples e muito flexivel, já para na falar na documentação do php.net que é espetacular!

Também acho que PHP é a linguagem mais fácil... É tão fácil que aprendi  PHP em 3 semanas 😄

É só ter criatividade... Para seres um bom programador de PHP tens que ter muita criatividade se não tiveres criatividade nunca serás um bom programador de PHP.

...Sim é possivel... para fazer isso só precisas de utilizar  sessions ou cookies

@kingless

Obrigado pela dica das sessions... Com sessions e um pouco de critividade consegui pôr os meus dados a validar  e a apresentar os erros na mesma página!... 😉

Não me batam todos ao mesmo tempo... sei que isto para quem sabe e tem experiência é coisa básica... mas eu ainda não tinha chegado lá... Agaro já... 😄