nuno_couto Posted August 21, 2006 at 04:39 PM Report Share #45614 Posted August 21, 2006 at 04:39 PM Estou com um problema um pouco estranho. Fiz um script que obtem dados de um formulario por POST e valida, verifica se todos os dados foram obtidos, etc. Caso haja algum erro, redirecciona para o ficheiro erro.php?erro=x, no qual existe um link javascript.go(-1)... Quando volto atrás nesse link, os dados que escrevi no formulário permanecem lá (para que possa corrigir o erro). O meu problema é que fiz uma coisa muito semelhante, com a única diferença de que os ficheiros estão incluídos no index (index.php?conteudo=erro&erro=x / index.php?conteudo=formulario)... Aqui o link em javascript volta atrás na mesma mas desaparece com o que tinha sido escrito no formulário. Alguem sabe como resolver? portalmundial.net »» criamos sites Link to comment Share on other sites More sharing options...
karva Posted August 21, 2006 at 04:42 PM Report Share #45617 Posted August 21, 2006 at 04:42 PM nao podes usar javascript, mas tenta por o link pa pagina directa, assim até e mais seguro, se nao der, faz isso, mas transporta os dados em sessions Proud LEIC-A@IST student! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nuno_couto Posted August 21, 2006 at 05:48 PM Author Report Share #45631 Posted August 21, 2006 at 05:48 PM Não existirá nenhuma forma de voltar atrás mantendo os dados para não estar a criar sessions? Parece-me desnecessário para aquilo que é... Colocando o link directo não dá... abre os formulários em branco. Só não entendo porque é que nuns casos o javascript funciona e noutros não :| portalmundial.net »» criamos sites Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 21, 2006 at 06:25 PM Report Share #45642 Posted August 21, 2006 at 06:25 PM Não é bom mostrar os erros em outra página o melhor é mostrar os erros na mesma página. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nuno_couto Posted August 21, 2006 at 06:56 PM Author Report Share #45656 Posted August 21, 2006 at 06:56 PM Eu estava a mostrar noutra página com o botão voltar, mas com uma explicação para cada erro. Acho que é muito funcional, o único problema é que o texto introduzido nos formulários está a desaparecer. Qual é a melhor forma de resolver isso? Tens alguma ideia? portalmundial.net »» criamos sites Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 21, 2006 at 06:59 PM Report Share #45660 Posted August 21, 2006 at 06:59 PM Ou mostras o erro na página do formulario ou então mostras o erro em outra página e tens que utilizar sessions. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PaLobo Posted August 22, 2006 at 08:26 AM Report Share #45860 Posted August 22, 2006 at 08:26 AM Já agora... como é que se mostra o erro na mesma página...? http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666 Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 22, 2006 at 02:13 PM Report Share #45921 Posted August 22, 2006 at 02:13 PM É só ter criatividade... Para seres um bom programador de PHP tens que ter muita criatividade se não tiveres criatividade nunca serás um bom programador de PHP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PaLobo Posted August 22, 2006 at 04:43 PM Report Share #45950 Posted August 22, 2006 at 04:43 PM Quanto a criatividade... não sou dos que tem mais, mas também não estou própriamente em falta... O que falta por enquanto são sim os conhecimentos técnicos. Erra a isso que me referia quando perguntei... 😄 Como voltamos atrás, preenchemos os campos com a info correcta e realçamos os campos com info errada utilizando PHP... É possível? Como ainda vou muito no início da minha aprendizagem, não sei, daí a minha pergunta. Não dúvido que dentro de algum tempo poderei fazer isto mesmo recorrendo a PHP e AJAX, mas por enquanto ainda não sou capaz... Vou tentando... http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666 Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 22, 2006 at 04:56 PM Report Share #45953 Posted August 22, 2006 at 04:56 PM (...) Como voltamos atrás, preenchemos os campos com a info correcta e realçamos os campos com info errada utilizando PHP... É possível? Sim é possivel... para fazer isso só precisas de utilizar sessions ou cookies PS: Já estas a aprender PHP a quantos meses ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
PaLobo Posted August 22, 2006 at 07:35 PM Report Share #45998 Posted August 22, 2006 at 07:35 PM Estou a aprender php há coisa de 1 mês e tal. Mas se formos contailizar o tempo que posso realmente perder com isso, nem chega a semana e meia. Infelizmente não tenho tanto tempo quanto gostaria de ter para aprender todas as coisas que gostaria de saber... 😄 Pessoalmente acho que não me estou a safar muito mal tendo em conta s pouca ou nenhuma experiência a nível de programação e estando a trabalhar sobre pressão para terminar algo para uma pessoa amiga. O caminho de aprendizagem não foi o melhor possível... ou seja, não comecei pelo príncipio mas sim por aquilo que julgava precisar para realizar uma determinada tarefa. A ajuda que tenho recebido aqui no fórum tem sido muito útil, dái não ter vergonha em pedir ajuda quando sinto que preciso. Uma vez terminado este projecto volto para o python pois foi com isso que iniciei este meu percurso... estando mais à vontade com python... pego novamente em PHP como deve de ser... Fiquem bem pessoal, P. http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666 Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted August 22, 2006 at 07:54 PM Report Share #46009 Posted August 22, 2006 at 07:54 PM PHP é possivelmente a linguagem mais facil que conheço 😄 talvez seja por ja saber java e C antes de aprender php e ter algumas semelhanças, mas pela experiencia que tive axei php realmente simples e muito flexivel, já para na falar na documentação do php.net que é espetacular! I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
PaLobo Posted August 22, 2006 at 08:00 PM Report Share #46013 Posted August 22, 2006 at 08:00 PM Concordo com essa afirmação, pois não tendo grandes conhecimentos e já consegui fazer quase tudo que pretendia. Poderá não estar feito da melhor forma, nem da maneira mais elegante, mas o que pretendo neste preciso momento é funcionalidade... 😄 http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666 Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 22, 2006 at 09:09 PM Report Share #46034 Posted August 22, 2006 at 09:09 PM PHP é possivelmente a linguagem mais facil que conheço 😄 talvez seja por ja saber java e C antes de aprender php e ter algumas semelhanças, mas pela experiencia que tive axei php realmente simples e muito flexivel, já para na falar na documentação do php.net que é espetacular! Também acho que PHP é a linguagem mais fácil... É tão fácil que aprendi PHP em 3 semanas 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PaLobo Posted August 25, 2006 at 04:41 PM Report Share #46452 Posted August 25, 2006 at 04:41 PM É só ter criatividade... Para seres um bom programador de PHP tens que ter muita criatividade se não tiveres criatividade nunca serás um bom programador de PHP. ...Sim é possivel... para fazer isso só precisas de utilizar sessions ou cookies @kingless Obrigado pela dica das sessions... Com sessions e um pouco de critividade consegui pôr os meus dados a validar e a apresentar os erros na mesma página!... 😉 Não me batam todos ao mesmo tempo... sei que isto para quem sabe e tem experiência é coisa básica... mas eu ainda não tinha chegado lá... Agaro já... 😄 http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts