Jump to content
Knitter

Software de simulação de redes?

Recommended Posts

Knitter

Bom dia,

Estou à procura de um software que permita simular a criação de redes de computadores. Não preciso de simuladores discretos para avaliação de redes, de protocolos ou simulação avançada, apenas um software que me permita montar uma rede e "ver" como a comunicação se processa, seria óptimo se desse para ver como cada cabo se liga a um switch/hub.

O objectivo é conseguir simular a montagem de uma rede, não mais que uma lan/wan.

Já estive a ver simuladores como o NetSim, o NS-2 e NS-3, mas são demasiado complexos, dado que o seu objectivo é diferente do que pretendo.

Alguma sugestão?

Knitter

O Imunes parece interessante, digo parece porque não consigo colocar aquilo a fazer qualquer simulação ou então não sei que simulação esperar... De qualquer forma permite o desenho da rede e algumas as funcionalidades que pretendia, agora preciso perceber melhor como funciona.

Acabei por usar a instalação com FreeBSD que está no site oficial e não a da UMinho já que esta última era bastante desactualizada em relação ao oficial e não me pareceu trazer vantagens. Há alguma coisa especial que esta tenha que a oficial não ofereça?

Obrigado pela sugestão.

Baderous

Não conheço nenhuma das versões pois nunca usei o software, apenas sei que é usado no Mestrado da área de Redes da UMinho.