Jump to content
rprb

l298 motor stepper

Recommended Posts

rprb

Boas pessoal! preciso mesmo da vossa ajuda. tenho uma projecto final de curso para entregar daqui a 3 semanas e estou a ter problemas com o motor de passo.

Eu sou da área de informática e não pesco muito de electrónica mas aventurai-me a comandar um motor de passo pelo PC.

O que eu precisava é que me dissessem com é que hei-de de ligar a PIC ao integrado L298 e ao motor de passo.

Eu segui isto aqui http://www.pyroelectro.com/tutorials/l298_stepper/schematic.html so que em vez de ligar os enable a PIC liguei ao 5V só para testar e em vez de as resistências serem de 1ohm pós de 1.2ohm porque não tinha cá em casa. Bem o resultado é que a resistência começou a aquecer muito. Eu utilizo um motor de passo de 24v e consome 1.8A por fase o que devo fazer?

Ja agora as massas devem estar todos interligas? as dos 24v e a dos 5v?

Ajudem por favor  ;)

bubulindo

E tens isto na breadboard? 1,8A por fase é capaz de a derreter. :S

Que tipo de resistência lá colocaste? Porque, segundo o esquema, os motores são alimentados com uma fonte de alimentacão de 9V. O pino onde colocas a resistência de 1 (ou 1,2 no teu caso) Ohm é o pino que indica quanta corrente está a ser consumida pelo motor.

Então, se estás a alimentar o motor com 24V, é possível que a resistência tenha de ser mais alta... já que no esquema, o pino não é usado podes colocar uma resistência maior... mas!!!

Como ligaste o motor? Que tipo de motor é? O L298, não dá para controlar (dar até dá, mas não é tão linear de ligar) um motor unipolar... se o teu motor de passo for unipolar, podes estar a provocar um curto-circuito.

Viste bem quais eram os fios de fase?

Já agora, e antes que prossigas ainda mais, dá uma vista de olhos ao manual

http://www.powersystems.com.uy/robotica/archivos/L298.pdf

Lá tem uma montagem para controlo de motores de passo que é boa e tem as proteccões como deve ser.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rprb

Sim tenho no breadboard! não percebi essa do derreter  ;) não sei se é 1.8A por fase, tipo ligo o motor directamente ao gerador de funções e ele consome no instante inicial 1.8A.

Se não me engano era uma resistência de carvão 1/4 1.2ohm. Mas não existe nenhuma forma de calcular a resistência?

O motor se não me engano é unipolar pois ele é composto por 6 fios, 4 que liga a massa (fase) e os outros 2 de liga ao positivo. Eu ligai os 4 fases as saidas do L298 e os outros 2 aos 24V.

Os fios tao certos pois eu ja trabalhei com o motor mas com transístores.

bubulindo

Ok...

Encontrar um driver Unipolar não seria pior para este caso. Obténs maior rendimento à saída do motor.

Os 1,8A, são a corrente nominal do motor, mas não consomes isso só por rodá-lo em vazio. No entanto, se ligásses um circuito que consumisse 1,8A numa breadboard, por muito tempo ela ia ficar danificada.

Podes sempre dar uma vista de olhos a isto:

http://www.allegromicro.com/en/Products/Part_Numbers/Archive/2544.pdf

Se não fores usar grande carga nos motores, podes também usar um ULN2803 como buffer. Não tenho a certeza de qual é a corrente continua que ele aceita no entanto. :\

Creio que podes deixar a Rsense em aberto já que a funcão dela é criar uma tensão que possa ser medida pela aplicacão para determinar o binário que o motor está a gerar. Experimenta sem essa resistência lá a ver se consegues algum resultado.

É uma pergunta estúpida, mas o motor chegou a rodar com o L298??

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rprb

Se eu tirar a resistência e ligar directamente a massa dos 24v entra em curto-circuito pois o gerador de funções mede 2.8A e tenho configurado para cortar aos 3A para nao danificar nada.

O motor ja rodou e roda se eu ligar os sense directamente a massa, o problema é que ele consome o maximo de amperagem e entra em curto-circuito. A única forma que consegui rodar o motor e bem foi um 4 transístores 2sc4234 o problema é que este motor faz rodar uma grua daquelas de brincar.. e com o transístor ele so me debita 700mA para cada fase do motor e assim não tem força para rodar. Não sei mesmo o que fazer estou a ficar mesmo sem tempo  ;)

rprb

Já consegui por a funcionar! tive de chantar as massas dos 5V com os 24V e depois desligar os fios do motor que ligavam aos 24v!

Agora uma pergunta! é normal o meu motor estar  a consumir 1A enquanto antes consumia 1.8A?

bubulindo

Estou perdido...

Eu disse para retirares a resistência de sense... o chip deveria funcionar na mesma sem resistência visto que é uma saída.

Quanto ao gerador de funcões, ligaste o gerador de funcões ao pino de clock para gerar impulsos?

Finalmente... eu assumi que tinhas ligado o motor como tinhas no desenho e deixado os fios de alimentacão em modo unipolar abertos. Assim estavas, muito provavelmente a curto-circuitar algo.

O motor unipolar é feito para ser alimentado fase a fase... se ligas em modo bipolar, passas a ter dois enrolamentos onde antes tinhas um, baixando assim a corrente que passa na malha para metade ou aproximadamente metade. Antes, o motor estava a ser alimentado por dois lados... logo não acho que possas considerar isso normal.

Tens uma fonte dupla que te dá 24V e 5V? Como crias ambas as tensões?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rprb

Desde já as minhas desculpa não é um gerador de funções mas sim uma fonte de alimentação regulável DC.

sim disse para eu tirar as resistências e tirei e funciona o motor. so que eu tinha os fios de alimentação do motor ligado e isso fazia com que a fonte entrasse em curto-circuito.

Eu não estou a dizer que considero normal estou a perguntar! porque eu quero ter o maximo intensidade possível. Um aparte: uma fase é um fio tirando os de alimentação?

A minha fonte não é dupla. tenho a minha fonte reguladora para os 24V e tenho 5V da porta usb do computador.