Jump to content
Sign in to follow this  
Guest miguelfreitas

[Resolvido] Declaração SQL para subtrair

Recommended Posts

Guest miguelfreitas

Bom-dia,

alguém sabe qual é a declaração SQL para a subtracção (menos) ?

Exemplo:

Tabela 1 (ref,nome, stock,...)

Tabela 2 (ref, stock)

Eu tenho um formulário de vendas (ligado a tabela 2) que tem uma combo box com todas as referências que existe na tabela 1, e uma caixa de texto para inserir a quantidade de produtos vendidos e um botão para confirmar.

Caso real : Vendo 2 produtos XPTO, vou ao formulário, escolho na caixa de combinação a referencia XPTO e meto na caixa de texto o nr "2" e carrego no botão.

Isto assim já consegui fazer, os dados que insiro no formulário de vendas acrescentam na tabela 2

Agora o que queria fazer era o seguinte, queria tirar da tabela 1 o numero de stock vendido na tabela 2, ou seja, na tabela 2  está:

XPTO - quantidade vendida (2)

e na tabela 1 está

XPTO - stock existente (12)

Após eu confirmar a venda no botão do formulário de vendas, o stock existente da tabela 1 devia passar para 10.

Devia de ter uma declaração SQL que fizesse :

Stock da tabela 1 - Stock da tabela 2

Falo em SQL , mas não sei se dá para fazer em VBA, espero que me tenha feito entender.

Miguel Freitas ;)

KeepItSimple

Como é que estás a inserir o registo na TABELA2 ? A actualização do registo na TABELA1 pode usar o mesmo processo...

A instrução de SQL será algo do tipo:

UPDATE TABELA1 SET STOCK=STOCK-2 WHERE REF='XPTO'

Guest miguelfreitas

Insiro o registo na tabela 2 através dum formulário, a tabela 2 tem os campos ref e stock, a tabela 1 tem esses campos também mas mais alguns.

a acção de venda é inserida na tabela 2 depois com uma consulta sql devia fazer a subtração e apresentar o resultado na tabela 1

Guest miguelfreitas

alterei a estrutura....

em vez de ter a tabela 1 e a tabela 2, apaguei a tabela 2 e meti o campo venda na tabela 1,

ou seja , agora a tabela 1 tem os campos (ref,....,stock,....,venda)

e a instrução SQL é a seguinte:

UPDATE tabela1 SET stock = stock-venda; 

só que está a dar erros, vamos supor, tenho 10 registos, ao efectuar uma venda apaga o stock de todos os registos e só mexe o 1º .

talvez seja útil meter o código do botão do formulário de venda :

Private Sub Comando3_Click()
If MsgBox("Pretende confirmar a venda ?", vbYesNo) = vbYes Then
DoCmd.RunSQL ("Insert into tabela1 (venda) values (venda)")
Refresh
DoCmd.RunMacro ("act2")
DoCmd.Close
DoCmd.OpenReport "vendas", acViewReport, , crit
End If
End Sub

KeepItSimple

Não percebi essa alteração de 2 para 1 tabela. Não me parece fazer muito sentido.

Convém teres 1 tabela para a lista de artigos, e outra para a lista dos movimentos (vendas).

se tiveres a tabela1 para os artigos (REF,NOME,STOCK,...) e a tabela2 para as vendas (ID,REF,QT,...), o código do botão seria algo parecido com:

Dim xREF
    Dim xQT

xREF = Me.txtREF
    xQT = Me.txtQT

DoCmd.RunSQL ("Insert into Tabela2 (ref,qt) values ('" & xREF & "'," & xQT & ")")
        DoCmd.RunSQL ("Update Tabela1 set stock = stock - " & xQT & " where ref='" & xREF & "'")
        '.....

End If

End Sub

Guest miguelfreitas

Boas KeepItSimple,

Já dá, bem, mais ou menos, quase, dá-me este erro :

http://img156.imageshack.us/img156/2311/erroyy.jpg

Vamos supor, tenho 10 produtos XPTO, vendo 2 produtos XPTO vou lá e registo a venda de 2 produtos XPTO, fecho, e fez a subtracção correctamente, depois logo a seguir vendia outro 1 produtos XPTO, ia lá registava a venda e pronto, basicamente e resumidamente, quando a quantidade é diferente da ultima vez inserida dá esse erro.

Sabes porque ?

Obrigado,

Miguel Freitas.

Ps: O botão "Guardar registo" e o fechar fazem exactamente o mesmo, ou seja, fazem o correcto, só não deveria aparecer este erro.

Guest miguelfreitas

KeepItSimple, obrigado mais uma vez por me ajudares...    :thumbsup:

Fica aqui a resolução do problema para quem precisar :

Opções do Access > Avançadas > Proteção de registos predefinida - mudar para (Registo Editado)

Depois ir ao formulário em que vai ter o botão de vendas e fazer o seguinte :

Propriedades > Dados > Protecções de Registos - mudar para (Registo Modificado)

e depois o código do botão é o seguite :

Dim xREF
    Dim xQT

xREF = Me.ref
    xQT = Me.qt

DoCmd.RunSQL ("INSERT INTO vendas (ref,qt) VALUES ('" & xREF & "'," & xQT & ")")
        DoCmd.RunSQL ("UPDATE add_produtos SET stock1 = stock1 - " & xQT & " WHERE ref='" & xREF & "'")
    End If

DoCmd.Close
End Sub

Obrigado  :)