Jump to content
dennis3380

Wordpress ou Drupal?!

Recommended Posts

dennis3380

Boas pessoal,

estou em dúvida se começar a usar wordpress ou drupal, quero um cms que sirva tanto para criar websites simples como complexos. Podem-me dar alguma dica?

Skullclamp

Boas

Não te aconselho drupal porque nunca trabalhei com ele.

Na minha opinião para coisas básicas / intermedias usa o wordpress e para cenas avançadas usa o joomla.

Se queres um que de para tudo usa o joomla.

xpete

Para blogs o Wordpress é bom...

Mas se queres um CMS a sério para site complexos usa o Drupal.

Já fiz vários site com Drupal e é MUITO BOM....

O Joomla é uma anedota ao pé do Drupal...

M6

Não faço referências em relação ao Wordpress porque sou apenas um escritor num blog que usa esse sistema.

No entanto deixo aqui um post que resume sobre Joomla! e Drupla que te pode ajuda na compreensão do Drupal: http://m6onsoftware.blogspot.com/2010/05/drupal-vs-joomla.html

Se não tiveres paciência para ler tudo, deixo-te o resumo: se não és técnico, esquece o Drupal.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

dennis3380

Para sites complexos, nenhum deles, para sites simples, qualquer um deles.

LOOOOL epa essa foi a melhor reposta de sempre! a questão é que nao gosto muito de cms mas axo ke me vai dar jeito para não ter que repetir sempre a mesma coisa kndo faço um novo site para um cliente, claro que se tiver ke fazer alguma coisa mesmo a sério bem feita faço sem cms, mas com um cms poupa-se muito tempo....

yoda

LOOOOL epa essa foi a melhor reposta de sempre! a questão é que nao gosto muito de cms mas axo ke me vai dar jeito para não ter que repetir sempre a mesma coisa kndo faço um novo site para um cliente, claro que se tiver ke fazer alguma coisa mesmo a sério bem feita faço sem cms, mas com um cms poupa-se muito tempo....

Se tens uma opinião formada, porque vens aqui fazer perguntas, ainda por cima responder dessa maneira quando te dão uma opinião directa sobre o assunto? putos ...

dennis3380

ó mago de oz não sou nenhum puto e por acaso eu estava-me a rir da tua resposta pk acho que é uma boa resposta e tens toda a razão, mas pelos vistos nem tu percebes se as pessoas estão-se a rir pk respondeste bem ou pk respondeste uma BACURADA... ou seja tu não fazes ideia do que respondes, já agora não sei se es moderador mas é por gajos como tu que há pessoal a bazar deste forum... se calhar devias ter um forum só para ti!

jpaulino

ó mago de oz não sou nenhum puto e por acaso eu estava-me a rir da tua resposta pk acho que é uma boa resposta e tens toda a razão, mas pelos vistos nem tu percebes se as pessoas estão-se a rir pk respondeste bem ou pk respondeste uma BACURADA... ou seja tu não fazes ideia do que respondes, já agora não sei se es moderador mas é por gajos como tu que há pessoal a bazar deste forum... se calhar devias ter um forum só para ti!

@dennis3380

Atenção que não estás a escrever num telemóvel, por isso tem algum cuidado com a escrita :)

_4ndr3

Vou dar a minha opinião baseada nas experiências que tive:

Drupal não tive oportunidade de o usar num site meu mas pelo feedback que vejo, é um CMS que tem potencial para gerir bem um site. Ora o que eu posso falar é do Joomla e do Wordpress :D (espero que não exista aqui algum "fanboy do Joomla"). O Wordpress é simplesmente brutal! A equipa de desenvolvimento pensou em tudo para que possas ter a melhor experiência como Webmaster em termos de modificação e personalização do teu site, e ainda contas com a facilidade de instalar plugins e a quantidade de templates que tens na Web. Até te deixo uma Dev Sheet http://www.wpthemesgallery.com/downloads/WordPress-Help-Sheet_pt_BR.pdf

Falando no Joomla, só-me vem a cabeça a falta de ergonomia e facilidades deste CMS bem como ser um dos CMS favoritos para ataques  :) , isto porque tive uma série de sites de outros webmasters que foram hackeados e pensei logo em Joomla antes de verificar que era mesmo. For por causa disto e de outras coisas que "apaixonei-me" pelo wordpress.

Com isto não digo que o Joomla não possa melhorar!

Espero que a minha experiência pessoal te tenha elucidado em alguns aspectos.

dennis3380

não tinha reparado que era pago... de qualquer maneira ja me decidi começar pelo wordpress.

jpaulino

Que chapada .. Perguntas por software livre e depois aceitas uma sugestão que é paga (e extremamente bem paga)?

O umbraco é gratuito

ComDuvidasEmTudo

Primeiro sugiro-te a leitura do seguinte artigo em que analisa as 3 possibilidades:

http://www.duvidasdeinformatica.com/blog/quer-fazer-um-website-saiba-quais-sao-os-3-melhores-php-cms-da-actualidade/

Como podes lá ler, o WordPress foi o último a ganhar este prémio de CMS do ano. Acho discutível porque depende de muita coisa.

Utilizo o WordPress e o Drupal há algum tempo. O primeiro num projecto pessoal e o segundo no trabalho. Com o decorrer do tempo e ultrapassando a curva de aprendizagem do Drupal comecei a aperceber-me das suas vantagens em relação ao WordPress: content types, views, sistema de cache integrada, a forma como os modulos funcionam, populando arrays que só são impressos no tema, e não antes, etc.

Mas, como disse o Dries (fundador do Drupal) numa entrevista: o WordPress costuma ser o preferido dos developers mais próximos da interface e o Drupal dos mais próximos do core. Concordo.

Acho que se pensares numa estratégia de longo prazo Drupal (e não é preciso ser developer pois a grande maioria das coisas fazes com o rato), mas se quiseres time to market, fazer sites pequenos de forma rápida então WordPress, que é muito mais simples para theming. A tortura que é uma custom image no Drupal versus a sua simplicidade no Drupal.

Agora a questão de não utilizar um CMS? Porque é complexo? Não percebo. :thumbsup: Se for para disponibilizar conteúdo na Web o que melhor do que um CMS? Vou reescrever um rich text editor, um sistema de taxonomias, de agendamento de conteúdos, de criação de urls custom porque vou fazer melhor??

yoda

Agora a questão de não utilizar um CMS? Porque é complexo? Não percebo. :thumbsup: Se for para disponibilizar conteúdo na Web o que melhor do que um CMS? Vou reescrever um rich text editor, um sistema de taxonomias, de agendamento de conteúdos, de criação de urls custom porque vou fazer melhor??

A ideia por detrás da programação de raiz é dar ao utilizador final uma experiência agradável e intuitiva. Isto consegue-se com qualquer CMS ou sistema similar, mas exitem sempre funcionalidades genéricas que fica muito mais simples criar de raiz do que alterar num CMS. E sim, deves fazer se achas que podes fazer melhor, sempre.

bernnardo

Pessoalmente considero o Wordpress mais "elástico". O drupal é um excelente CMS, mas o Wordpress é completamente, digamos que personalizavel.

Joomla é talvez dos CMS mais "presos" que existem no mercado, apesar de existirem imensas extensões e templates para ele.

I-NOZex

Pessoalmente considero o Wordpress mais "elástico". O drupal é um excelente CMS, mas o Wordpress é completamente, digamos que personalizavel.

Joomla é talvez dos CMS mais "presos" que existem no mercado, apesar de existirem imensas extensões e templates para ele.

tal e qual o que penso!!! o wordpress já nao é um simples webblog... tanto fazes um blog, como um site como uma loja online com ele!

e como disseram acima tambem, o wordpress é mais preferido pelos developers mais próximos da interface e o Drupal dos mais próximos do core

é assim, wordpress dá para tudo o que quizeres, a primeira cms com que tive contacto foi joomla, num trabalho recente que tive que era basicamente uma loja online pensei, bem talves seja melhor usar joomla... e entao? acabei por fazer em wordpress...

Agora algo que seja de grande porte e algo que seja muito especifico, ai prefiro usar uma framework ;)

E para finaliza, drupal nunca o explorei mas acredito que seja uma das melhores cms's, no entanto precisa de ser muito moldada! (pelo menos em relação ao wordpress)

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net