Jump to content
isker

passar de caracteres especiais para normais

Recommended Posts

isker

olá.

quando leio palavras dum ficheiro, preciso de identificar os caracteres com acento e o 'ç' e transforma-los nos caracteres normais.

por exemplo: maçã -> maca

tentei ir pelo código ascii, mas não funciona porque o programa considera que todos dos caracteres especiais correspondem ao numero -61. alguém pode dar uma ajuda?

iniciante

eu fiz isso para um trabalho..pode n ser a melhor maneira mas tinha 2 arrays.. um array com todas as letras ascii e outro array com a respectiva conversão. e assim sempre que lia um carácter ia ao 1º array e via qual era a posição desse carácter e dps ia ao segundo buscar a sua respectiva conversão e assim ia construindo as palavras com os caracteres todos normais.

RC

KTachyon

Basicamente, são caractéres não ASCII. O que acontece é que são representados pelo teu sistema como caracteres de 2 bytes, ficando:

-61 -89 (ç)

-61 -93 (ã)

Ao ir buscar o char, sendo apenas 1 byte, fica apenas com o -61. Convertendo para unsigned:

195 167 (ç)

195 163 (ã)

Em hexadecimal:

c3 a7 (ç)

c3 a3 (ã)

Se espreitares esses valores na tabela de UTF-8:

http://www.utf8-chartable.de/

Tens algumas hipóteses, como utilizar wchar_t para wide chars, mas outra hipótese é, quando apanhas um char maior que 127 (ou negativo, que é a mesma coisa), tens que apanhar o char seguinte e a esse é que poderás aplicar uma conversão.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

isker

já consegui fazer a função.

não estava a conseguir porque não sabia que os caracteres especiais ocupavam mais espaço.

obrigado pela ajuda

kaijy

já consegui fazer a função.

não estava a conseguir porque não sabia que os caracteres especiais ocupavam mais espaço.

obrigado pela ajuda

Olá.

Dadas as vossas indicações, não sei porquê, continuo com o problema.

Ao mudar o caractér, do tipo p[ i ]= 'A' o programa da-me imediatamente segfault. Depois desta instruçao iria deslocar todos os carateres um caractere para trás para compensar o double char criado pelo caracter especial.

Podem me ajudar? Thanks.

isker

cada carácter especial ocupa 2 "espaços": o 1º não interessa(é "lixo") e o 2º indica qual é a letra.

o que eu fiz foi percorrer a palavra e alterar APENAS o 2º espaço de cada carácter especial. por exemplo, se eu representar por & o "lixo":

maçã -> ma&c&a

depois foi só copiar os caracteres que interessam para outra string.

ma&c&a -> maca