Zeux Posted August 20, 2006 at 08:36 PM Report Share #45472 Posted August 20, 2006 at 08:36 PM Enquanto estava a desenvolver o meu último projecto, tive a necessidade de traduzir a página para várias línguas, e após investigar um pouco descobri o gettext 😄 Procurei aqui no fórum e não encontrei nada sobre isso, por isso, ou eu sou muito noob e só eu é que não sabia ou então pode ser uma dica boa. Então aqui vai um pequeno manual de como usar o gettext para trauzir páginas: 1. Na página PHP sempre que quiserem colocar uma frase que irá estar traduzida em várias linguas metam: <?php echo gettext("texto para traduzir"); ?> 2. Após a página ter tudo escrito desta forma, usar o programa poEdit para criar as legendas propriamente ditas: - Ficheiro - Novo Catálogo - Depois é só colocar a informação que quiserem relativa à tradução - Na tab "Pastas" coloquem como pasta base a pasta que contem as páginas php a serem traduzidas e carreguem no botão que é uma pasta com uma estrela (Nova Entrada) e depois basta colocar apenas um ponto (.) na textfield que aparece - Carreguem em OK e o programa irá percorrer procurar todas as palavras que tiverem com o gettext nos ficheiros da pasta que indicaram - Nota: o texto que escrevem dentro da tag "gettext()" não pode ter acentos nem nada desse género, têm de usar o respectivo HTML encoding - Após isto deve aparecer uma lista com todas as palavras/frases encontradas, carreguem em cima do texto a traduzir e no quadrado inferior esquerdo coloquem a tradução respectiva à lingua que escolheram. - No fim de terem traduzidos todos os textos vão a "Ficheiro - Guardar como" e guardem com o nome messages.po dentro da pasta da lingua correspondente, seguindo esta estrutura: - Pasta com a página - Locales - pt_PT - en_EN - .... 3. Agora para mudar de língua têm de codificar o botão para executar este código, onde a variável $locale irá conter o nome da língua que terá de ser igual ao nome da pasta como referi atrás, ou seja, "pt_PT", "en_EN", etc...: putenv("LANGUAGE=$locale"); putenv("LANG=$locale"); setlocale(LC_ALL, $locale); bindtextdomain("messages", "./locale"); textdomain("messages"); 4. Por último basta reiniciarem o Apache e testarem (cada vez que mudam o ficheiro .po têm de reiniciar o apache para mudar as alterações) 😄 Não sei se esta maneira é a mais fácil ou não, mas foi assim que eu consegui por a funcionar 😄 Se tiver aqui alguma coisa de mal, agradecia aos entendidos no assunto que dissessem como corrigir 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 20, 2006 at 09:44 PM Report Share #45483 Posted August 20, 2006 at 09:44 PM Já conhecia os tais ficheiros .po mas nunca tinha visto alguém a aplicá-los à web, só conhecia em aplicações de desktop. Bom trabalho! 😄 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted August 20, 2006 at 09:57 PM Report Share #45486 Posted August 20, 2006 at 09:57 PM Muito bom este tutorial 😄 eu não conhecia isto e agora vai dar-me muito jeito para uma página que estou a desenvolver para uma empresa portuguesa de informatica e contabilidade e eles querem o site em português, espanhol e inglês. Keep with the good work Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
AriOps Posted August 20, 2006 at 10:19 PM Report Share #45492 Posted August 20, 2006 at 10:19 PM No Joomla! tens uma cena chamada Joomfish, já usei para o portal de uma empresa, muito mas muito bom mesmo. Cumps Daniel Correia Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted August 20, 2006 at 10:20 PM Report Share #45493 Posted August 20, 2006 at 10:20 PM Mas eu já fiz duas propostas de design e já enviei para a empresa agora estou à espera de resposta 😄 eu safo-me com a tradução 😄 Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
AriOps Posted August 20, 2006 at 10:23 PM Report Share #45495 Posted August 20, 2006 at 10:23 PM lol, se ainda não começaste a desenvolver mesmo o site (se já desenvolveste a estrutura melhor) podes considerar a opção, fazes um template para o Joomla, como eu fiz, totalmente personalizado. Fala comigo no messenger se quiseres ver. Cumps 😄 Daniel Correia Link to comment Share on other sites More sharing options...
kingless Posted August 20, 2006 at 10:47 PM Report Share #45501 Posted August 20, 2006 at 10:47 PM Já sabia isso... existe um monte de artigos na net que falam sobre isso... Mas é mesmo muito bom. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts