Jump to content
PauloFMarques

Ajuda em If's

Recommended Posts

PauloFMarques

Boa tarde, recorro mais uma vez à vossa ajuda.

Necessitava de saber qual a melhor forma de criar ciclos em que existem muitas condições.

Ou seja, Eu tenho 8 checkbox's, e tenho de comprar se estão ou não "checked". e tenho de fazer isso para todas elas.

Ou seja, tenho:

Checkbox1

Checkbox2

Checkbox3

Checkbox4

Checkbox5

Checkbox6

Checkbox7

Checkbox8

E tenho de ver se :

if Checkbox1.checked =true and Checkbox2.checked =true and Checkbox3.checked =true and Checkbox4.checked =true and Checkbox5.checked =true and Checkbox6.checked =true and checkbox7.checked =true and checkbox8.checked =true then

O problema é que além de ter de fazer como está em cima tenho de verificar entre elas. por exemplo:

if Checkbox1.checked =true and Checkbox2.checked =true and Checkbox3.checked =true and Checkbox4.checked =true and Checkbox5.checked =true and Checkbox6.checked =true and checkbox7.checked =false and checkbox8.checked =false then

e por ai fora, ou seja tive a fazer uma estimativa e são cerca de 200 ou mais condições, exite alguma forma mais rápida de o fazer? ou tenho de fazer tudo à "unha"??

PS: O problema não é fazer à unha, é mesmo o tempo, pois necessito de acabar isso o mais rapido possivel.

Desde já,

Obrigado pela vossa ajuda.

Paulo Marques

--Sometimes, we do what we want, but we don't want what we have done--

Caça

E não podes fazer um a um? Tem de ser todos em conjunto?

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

PauloFMarques

Sim, tem de ser todos em conjunto pois o output depende de quais estão marcado ou não.

FreiNando

Ou seja, Eu tenho 8 checkbox's, e tenho de comprar se estão ou não "checked". e tenho de fazer isso para todas elas.

... , ou seja tive a fazer uma estimativa e são cerca de 200 ou mais condições, exite alguma forma mais rápida de o fazer? ou tenho de fazer tudo à "unha"??

Podes 'transformar' o valor das 8 checkboxes num numero em que cada uma uma corresponde a um bit, e depois fazes um Select Case a esse valor.

Dá para obter 256 valores diferentes.

Dim N As Integer = (CheckBox1.Checked) + 2 * (CheckBox2.Checked) _
                + 4 * (CheckBox3.Checked) + 8 * (CheckBox4.Checked) _
                + 16 * (CheckBox5.Checked) + 32 * (CheckBox6.Checked) _
                + 64 * (CheckBox7.Checked) + 128 * (CheckBox8.Checked)

Select Case -N 'em Vb True=-1
            Case 0:'Instruções
            Case 1:'Instruções
                '....
            Case 255:'Instruções
        End Select

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

RuiMachado

deduzindo que as checkbox estao na form1.....

For Each obj As Object In Me.Controls

If TypeOf obj Is CheckBox Then

If obj.checked = True Then

MessageBox.Show(obj.text)

End If

End If

Next

PauloFMarques

Podes 'transformar' o valor das 8 checkboxes num numero em que cada uma uma corresponde a um bit, e depois fazes um Select Case a esse valor.

Dá para obter 256 valores diferentes.

Dim N As Integer = (CheckBox1.Checked) + 2 * (CheckBox2.Checked) _
                + 4 * (CheckBox3.Checked) + 8 * (CheckBox4.Checked) _
                + 16 * (CheckBox5.Checked) + 32 * (CheckBox6.Checked) _
                + 64 * (CheckBox7.Checked) + 128 * (CheckBox8.Checked)

Select Case -N 'em Vb True=-1
            Case 0:'Instruções
            Case 1:'Instruções
                '....
            Case 255:'Instruções
        End Select

Não entendi bem como executar esta alternativa, o que é que isso vai fazer exactamente??

*************************************************************************************

deduzindo que as checkbox estao na form1.....

For Each obj As Object In Me.Controls

If TypeOf obj Is CheckBox Then

If obj.checked = True Then

MessageBox.Show(obj.text)

End If

End If

Next

Não estão no form1, e isso apenas me e mostra o conteúdo da checkbox, a ideia não é essa, o problema é ter de conjugar as 8 checkbox's entre elas, pois se a 1 estiver marcada ele realiza uma acção, se estiver a 2 e a 3 marcadas, ele realiza outra.

O objectivo é criar um relatório, mas estou a fazer o relatório manualmente, ou seja com printpreviewcontrol, printdocument's e "e.graphics.drastring"

Logo as checbox vão dar os dados a serem impressoras, por exemplo a 1 representa a tabela computadores, se ela estiver "checkada" ele vai buscar os dados dessa tabela, se estiver a 1(computadores) e a 2 (monitores) ele tem de mostrar os dados da 1ª tabela até acabar, quando encontrar o ultimo dado da 1ª tabela faz um separador e começa a mostrar os dados da segunda.

De momento ele já mostra os dados de cada uma se eu as seleccionar individualmente, mas a parte "pior" é os if's para juntar todas as condições, e o separador, são os únicos que ainda não sei como vou fazer.

Obrigado pela ajuda.

ribeiro55

Pegando um pouco naquilo que o FreiNando te quis passar, dá uma vista de olhos no artigo http://wiki.portugal-a-programar.org/dev_net:vb.net:bitmasks

Se atribuíres um código a todas as condições e utilizares operações bitwise para o calcular, podes fazer depois o que pretendes apenas com um Select Case, como já te foi mostrado.

Entende código como uma combinação de estados de checkbox, por exemplo

Se CheckBox1 = 1, CheckBox2 = 2 e CheckBox3 = 4:

AMARELO = CheckBox1=True; CheckBox2=True; CheckBox3=False  (3)

VERMELHO = CheckBox1=True; CheckBox2=False; CheckBox3=False (1)

AZUL_BANANA = CheckBox1=False; CheckBox2=True; CheckBox3=False (2)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

FreiNando

Logo as checbox vão dar os dados a serem impressoras, por exemplo a 1 representa a tabela computadores, se ela estiver "checkada" ele vai buscar os dados dessa tabela, se estiver a 1(computadores) e a 2 (monitores) ele tem de mostrar os dados da 1ª tabela até acabar, quando encontrar o ultimo dado da 1ª tabela faz um separador e começa a mostrar os dados da segunda.

Então o teu problema é os separadores!?

E para que precisas de 200 condições?

Se cada checkbox corresponde a dados de uma tabela, basta colocares 8 ifs não encadeados e inserir um separador caso alguma tabela anterior a essa seja imprimida.

Dim Sep As Boolean = False 'Separador

If CheckBox1.Checked Then
            'imprimir tabela 1
            Sep = True
        End If

If CheckBox2.Checked Then
            If Sep Then
                'imprimir separador
            End If
            'imprimir tabela 1
            Sep = True
        End If

'repetir para os seguintes igual ao 2

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

PauloFMarques

ribeiro55,

Gostei da forma apresentada, mas penso que por enquanto ainda é um bocado demais para mim, tenho de estudar melhor a forma de aplicação de bitmasks antes de as poder utilizar, mas obrigado na mesma, já está na lista de coisas a estudar  O0

FreiNando,

Por acaso não tinha pensado nisso assim. 

Por vezes concentramos-nos tanto numa solução difícil que acabamos por nos esquecer da fácil.

Aquilo que eu pensava fazia exactamente isso, mas comparava umas com as outras. Vou utilizar essa ideia e ver se resulta. O0

PauloFMarques

FreiNando, A resolução apresentada parecia simples, mas não é de possível realização.

Como deves ter lido numa das minhas respostas anteriores, estou a fazer os relatórios à mão, e estou a utilizar E.graphics.drawstring, e logo não posso utilizar esse código, pois tenho de dar as coordenadas, e o "y" da segunda tabela seria um numero se existe o primeiro, e outro se não existisse. dependia do ultimo registo.

De qualquer forma Obrigado.

FreiNando

E porque não guardar o valor de Y?

Y apontava para a posição vertical do final  da impressão anterior e seria usado para calcular a posição da impressão seguinte.

Y teria de ser uma variavel externa aos procedimentos ou então passada como parametro por referencia, afim de ser actualizada.

PauloFMarques

Foi essa mesma ideia que me ocorreu e que estou a por em prática agora mesmo..

Estou a escrever o final do código, e espero que resulte.

Obrigado na mesma.

PauloFMarques

Resultou, muito obrigado mais uma vez