Jump to content
Sign in to follow this  
dipacheco

Filtragem com combobox

Recommended Posts

dipacheco

Boas pessoal... estou com um problema e precisava de ajuda para resolver isto q n estou a ver um metodo funcional...

É assim, eu carrego dados para listboxes e depois quero fazer filtragens, através de opçoes escolhidas em comboboxes.

O que fiz foi definir uma string geral e sempre verdadeira cujo conteudo é

strteste = ""SELECT Cliente,Equipa WHERE Cliente IS NOT NULL"

Sempre que faço uma mudança de index nas comboboxes tenho procedimentos que adicionam condições na string fazendo algo do genero...

strteste = strteste & " AND Sala='" & ComboBox2.SelectedItem.ToString & "'"

O meu problema está quando eu retiro a opção na combobox, ou quando mudo 2 vezes consecutivas, porque nem consigo voltar à opçao "sem combobox", nem consigo tirar a primeira consulta para colocar a 2ª. Nao sei se m fiz entender...

dipacheco

lol... escrevi mal porque está la! :)

O problema é o descrito, peço dsclp pela gralha.

dipacheco

tentei fazer algo como... na declaraçao da strteste fiz isto

Dim strteste as string = "SELECT Cliente,Equipa FROM Tabela WHERE Cliente IS NOT NULL" & a & b & c

em que a, b e c seriam strings vazias... depois dentro de cada procedimento de selectedindexchange das comboboxes fazia isto...

Private Sub ComboBox2_SelectedIndexChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ComboBox2.SelectedIndexChanged
        If ComboBox2.SelectedIndex = 0 Then
            b = ""
        Else
            b = " AND Sala='" & ComboBox2.SelectedItem.ToString & "'"
        End If
        pesquisa()
    End Sub

mas tb nao funciona e nao sei pqê! :)

dipacheco

ja resolvi o prob... nao sei se isto vai alguma vez ser valido para alguem mas deixo a soluçao...

basicamente o que fiz foi declarar 2 variaveis strteste e strteste2 com a mesma string e declarar 3 variaveis auxiliares com strings vazias.

depois qnd preciso de fazer uso da string uso a strteste2 e sempre que faço uma mudança do index dos comboboxes faço strteste2=strteste & a & b & c . Caso a seleçao seja a 1ª o a,b ou c será "". Caso tenha algo coloco a restante string. Funciona na perfeiçao. Obrigado! :)

Caça

Para verificar se algum item da combobox foi seleccionado tens de verificar se o Index é diferente de -1 não de 0 como estás a fazer, porque o 0 já conta :)

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM