Jump to content
Debbugger

Retornar 3 floats para a função main

Recommended Posts

Debbugger

Boas.Sou iniciante no mundo da programação e estou a fazer um programa que recebe os valores do lado de um triangulo introduzido pelo utilizador e indica se estes podem formar um triangulo e que tipo de triangulo.

Para isso defini 3 funções uma para ler os valores introduzidos , outra para verificar o tipo de triangulo e outra ainda para verificar se os valores podem formar um triangulo.(nao sei se e maneira mais facil de resolver o problema mas e assim que tenho de fazer)

Depois quando corro o programa ele fica preso na leitura do primeiro cateto e depois de introduzir tres vezes , o programa mostra todas as condições dos if's que tinha definido, dizendo por exemplo que o triangulo e isosceles e escaleno,etc..

Eu penso que o problema está na forma como eu faço o retorno dos valores dos lados para a main e para isso defini a seguinte função :

float ler_comprimento(){

float cateto_1,cateto_2,hipotenusa;

printf("Introduza o cateto1 :\n");

scanf("%f",&cateto_1);

return cateto_1;

printf("Introduza o cateto 2:\n");

scanf("%f",&cateto_2);

return cateto_2; 

printf("Introduza a hipotenusa:\n");

scanf("%f",hipotenusa");

return hipotenusa;

}

Depois na main faço umas atribuições do genero

void main(void){

float cateto_1,cateto_2,hipotenusa;

cateto_1=ler_num();

cateto_2=ler_num();

hipotenusa=ler_num();

......

Alguém me podia dar uma ajuda, acerca da forma como devo retornar aqueles 3 valores para a main?

Obrigado.Cumprimentos

Localhost

Ponteiros. Passas o endereço das variáveis à função e alteras o seu valor directamente memória.

here since 2009

Debbugger

E como é que eu faço isso?Não há outra forma de contornar o problema?É que eu ainda não falei em ponteiros nas aulas.

Cumprimentos

Localhost

Há. Declaras as variáveis como variáveis globais e assim já as podes aceder a partir de qualquer função.