Jump to content
Sign in to follow this  
lmalves

Dispositivo móvel não carrega

Recommended Posts

lmalves

Boas,

Adquiri recentemente um tablet APAD da china. Logo nos primeiros dias tentei carrega-lo com um carregador universal que defini para 9V tal como o de origem, o problema foi aquilo começar a cheirar a queimado mal liguei.. 😲

Ainda pensei que não voltaria a trabalhar mas quando tentei ligar ele trabalhou, o problema é que não carrega a bateria, ou seja, só trabalha ligado à corrente.

Já o abri para tentar identificar o problema mas sem sucesso (está la uma resistência que parece ter queimado mas não tenho a certeza nem sei como arranjar.)

A minha questão é se será possível ligar o transformador directamente aos contactos da bateria com ele ligado à board, assim (penso eu) carregava a bateria e alimentava directamente a board.

O meu medo é acabar de o estragar..

Qualquer sugestão será bem vinda..

bubulindo

Adquiri recentemente um tablet APAD da china.

É melhor que o iPad ou que aqueles da Archos? Só por curiosidade, porque ando interessado num tablet para o meu aniversário, mas o Archos é lento demais... :D

Logo nos primeiros dias tentei carrega-lo com um carregador universal que defini para 9V tal como o de origem, o problema foi aquilo começar a cheirar a queimado mal liguei.. 😲

Ainda pensei que não voltaria a trabalhar mas quando tentei ligar ele trabalhou, o problema é que não carrega a bateria, ou seja, só trabalha ligado à corrente.

Já o abri para tentar identificar o problema mas sem sucesso (está la uma resistência que parece ter queimado mas não tenho a certeza nem sei como arranjar.)

O carregador de origem queimou?

Verificaste a polaridade do carregador original e o que lá ligaste para ver se era a mesma?

Uma das coisas que é preciso ver antes de se começar a ligar carregadores "universais" é se as polaridades são equivalentes e qual a corrente que o carregador aguenta fornecer em comparação à corrente exigida pelo aparelho e verificar se a tensão é mesmo a que é especificada no carregador e a que carga é medida...

A maior parte dos carregadores de parede fornece uma dada tensão à saída se estiver ligado a uma carga dentro dum intervalo específico. Se a carga for maior, a tensão é menor à especificada, se for menor, a tensão é maior (nalguns casos, bem maior). Basta ver que a maior parte dos carregadores de telemóvel vêm como 12V, mas se medires a tensão à saída deles vais ver à volta de 18V. Podes testar isto no teu carregador de parede.

Duvido que seja fácil dessoldar a resistência... acredito que seja mais difícil descobrir o valor da dita resistência e ainda mais difícil soldar uma nova.

A minha questão é se será possível ligar o transformador directamente aos contactos da bateria com ele ligado à board, assim (penso eu) carregava a bateria e alimentava directamente a board.

O meu medo é acabar de o estragar..

Qualquer sugestão será bem vinda..

Ligar o carregador aos contactos da bateria vai certamente carregá-la... MAS, se o fizeres não vais ter um controlador de carga para limitar a corrente que é fornecida à bateria e uma de duas coisas vai acontecer:

- Acabas por estragar a bateria.

- Rebentas com o aparelho e bateria.

Logo, e tendo em conta a última hipótese, eu não me aventuraria a fazer semelhante brincadeira!

Por isso podes tentar arranjar alguém com jeito para a soldadura e tentar substituir a resistência e voltar a experimentar o carregador de origem, ou converter o tablet numa moldura digital. :D

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

lmalves
É melhor que o iPad ou que aqueles da Archos? Só por curiosidade, porque ando interessado num tablet para o meu aniversário, mas o Archos é lento demais...

Isto é um tablet lowcost fica por volta de 200€ mas para ser sincero não aconselho.. Eu tenho como telemovel o SGS e apesar de terem a mesma velocidade de processador(1G) e memória (512) o desempenho não tem nada a ver.. o tablet é bastante lento e a qualidade de construção baixa.. Ganha para o ipad porque tem mais saidas e entradas e corre android ;) (Esta ultima já é uma opinião pessoal)

Bom tablet android tens o toshiba folio que apesar de bem mais barato que o da apple é melhor em muitos aspectos.

O carregador de origem queimou?

O carregador de origem está bom e é com esse que tem funcionado..

O carregado universal regulei-o para 9V (igual ao de origem) e  a tensão máxima é de 3amperes enquanto o de origem é 2. Eu sei que devia ter feito as medições mas na altura não tinha um multimetro na altura foi mesmo assim.. (Já fiz isto várias vezes com outros equipamentos)

- Acabas por estragar a bateria.

- Rebentas com o aparelho e bateria.

Já experimentei carregar e deu alguma carga, mas claro que estive a controlar a bateria para ver se aquecia e deixei só meia hora para experimentar.

A minha ideia agora para tentar remediar era arranjar uma ligação auxiliar para carregar a bateria, tipo 2fios a sair para ligar ao transformador (com a capa disfarça) mas fico com o problema de ter de controlar o tempo de carga da bateria para não estoirar. Será difícil fazer o circuito de controlo de carga (tipo soldar os componentes numa placa ).

, ou converter o tablet numa moldura digital.

Para isso dá, e também hoje tive-o a trabalhar como DVD portátil no carro, prendi-o ao encontro de cabeça e foi a passar desenhos animados (do cartão de memória) para a minha filha durante uma viagem, ligado a um carregador de isqueiro do carro.

bubulindo

O novo Samsung parece ser, até agora, o mais semelhante em termos de comportamento do ecrã com o iPad. Existem videos dum vietnamita na net sobre isso.

Não te aconselho a carregares a baateria "à forca" e estares perto dela ou sequer tocares-lhe. Nunca se sabe se a bateria vai dar o berro ou não. Quanto a controladores de carga, se souberes o tipo de bateria, existem uns quantos chips para fazer isso e até algumas placas para esse efeito. Malta de robótica, etc, costuma carregar muitas baterias e devido à evolucão das mesmas passaram por todos os tipos e carregadores de baterias.

sitios como a sparkfun, por exemplo, tinham uns circuitos já montados para baterias. É caso de procurar.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

bubulindo

em www.seeedstudio também tem uma parte dedicada a baterias. :\

include <ai se te avio>

Mãe () {

}