Jump to content
luizaugustomm

[Dúvida] Maior tipo de dados inteiro em C

Recommended Posts

luizaugustomm

Olá, pessoal.

Estou resolvendo uns problemas para treinar para a olimpíada de programação da minha região aqui no Brasil.

Eu fui resolver este problema:http://br.spoj.pl/problems/ONZE/a, que até não é muito difícil.

Consegui implementar o algoritmo em C, só que encontrei um problema: precisei guardar em uma variável o valor 10^1000. Eu utilizei o tipo de dados long long int, só que como eu usei a função lpow() para calcular a potência, tive que fazer um cast, pois esta função retorna um valor do tipo long double.

Bom, eu acho que o problema se resume a isso, eu não sei como fazer com que o cálculo da potência 10^1000 possa ser guardado numa variável do tipo inteiro sem perder seu valor correto.

Segue o código em C:

#include <stdio.h>
#include <math.h>

int main() {
    long n, nn;
    long long int tamanhoMaximo = (long long int) powl(10, 1000); //Esta é a operação em questão
    char resto;
    int i;

do {
        scanf("%ld", &n);
        if ((n > 0) & (n < tamanhoMaximo)) {
            nn = n;
            while (nn >= 100) {
                resto = nn % 10;
                nn = nn / 10 - resto;
            }
            if (nn % 11 == 0) {
                printf("%ld is a multiple of 11.\n", n);
            }
            else {
                printf("%ld is not a multiple of 11.\n", n);
            }
        }
    } while (n);
    return 0;
}

Bom, pessoal, espero que vocês possam me ajudar a resolver este problema.

Se alguém souber, também poderia me dizer quais são todos os tipos de dados em C? Só a título de curiosidade.

Obrigado.

pedrosorio

C não tem nenhum tipo de dados que permita guardar números dessa forma: http://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)#Tipos_de_dados

Se tivesse bastar-te-ia fazer:

if(num%11 == 0)
     é múltiplo
else
     não é múltiplo

Tens que fazer um algoritmo que te permita verificar se o número é múltiplo de 11 "à mão", ou seja, usando a representação do número em string e olhando para cada caracter.

Não respondo a dúvidas por mensagem.