Jump to content
Elyst

Como limpar a ventoínha de um Hp Pavilion dv3

Recommended Posts

Elyst

Boas

Tive um portatil da Asus, um G1s do qual gostava. Infelizmente a placa gráfica deu o berro e o arranjo ficava tão caro como arranjar um novo. Sem alternativa tive de comprar um novo pc... Cheguei a estar num dilema entre ir para mac ou não... acabei por optar por um HP Pavilion dv3 de 13''

http://hothotbuzz.com/wp-content/gallery/hp-pavilion-dv3-2332tx/4bd02860c4d33eba3086e4f28.jpg

Penso que o meu Asus acabou por ter problemas porque sempre o usei para jogos sem grandes preocupações, lembro-me que a certa altura o portatil aquecia imenso... este facto em nada ajuda a manter a saúde do portatil.

Durante o Inverno nunca tive problemas de aquecimento com o meu Hp, mesmo correndo jogos ele nunca aquecia demasiado, em todo o caso tenho uma mesa de refrigeração só para prevenir problemas.

O problema é que vem agora o verão e o portatil tem aquecido muito, mesmo com a mesa de arrefecimento.

Falaram-me em limpar a ventoínha e as "portas" por onde o ar saí que vao acumulando pó ao longo do tempo.

Será que alguém pode arranjar umas instruções de como desmontar o portátil e limpar a ventoínha?

E algo que não seja tão complicado quanto isto aqui p.f

https://www.youtube.com/embed/OpCJzdWxEbQ?feature=oembed

Cumps.

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

apocsantos

Bom dia,

Podes sempre usar ar comprimido. Caso tenhas acesso a um compressor de ar, podes aplicar ar comprimido nas ranhuras de entrada de ar para a ventoinha de forma a que o ar pressurizado ao percorrer o normal circuito, faça a remoção / desobstrução das entradas e saídas e ar da ventoinha.

Convém ter cuidado com o compressor que se usa. Se bem que a sua grande maioria já tem sistema de remoção da humidade do ar, é conveniente verificar primeiro se o ar está a sair húmido antes de o aplicar no portátil.

Resta-me advertir que este tipo de operação deve ser feita com calma e cuidado, com a maquina desliga e sem a bateria colocada.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Elyst

Que chato... então não posso desmontar o pc e dar uma limpeza a bateria...

Vou tentar a ideia do ar comprimido mas não faço ideia onde arranjar isso.

Mas este é um mal que a maioria dos computadores padecem não? Sei que agora estou no verão e está mais quente logo é normal que o pc aqueça mais e rapidamente. Mas com o passar do tempo as saídas do ar vão ficando obstruídas com o pó e acabam por impedir a circulação do calor. É assim que muitos computadores "morrem" não?

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

apocsantos

Bom dia,

Efectivamente em portáteis é uma das causas mais comuns de avaria. As "laminas" do dissipador por onde o ar passa à saída ficam obstruídas com pó e outros resíduos acabando por impedir a circulação do ar e sobre-aquecendo os portáteis.

A desmontagem, para acesso às ventoinhas e dissipador depende da marca e modelo, mas nem sempre é fácil e muito menos prudente ser feita por pessoas sem experiência.

Sobre o ar comprimido, qualquer oficina de vários ramos têm um compressor de ar, se conheceres alguém que tenha esse tipo de equipamento podes usar o compressor (com cuidado na regulação da saída do ar ); a outra solução que me ocorre são as latas de ar comprimido comercializadas nas lojas de electrónica. Procura no google que certamente encontras várias indicações sobre onde as encontrar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"