Jump to content
Sign in to follow this  
Acruz

Dúvida navegação entre jpanels

Recommended Posts

Acruz

Boas

Estou a tentar iniciar-me no java, já programava alguma coisa em VB, mas agora necessito de uma aplicação em java.

Estou a sentir dificuldades em fazer a navegação entre os forms que crio.

Podem me dar algumas luzes acerca disso. E que no vb era so o nome do form.show();

Aguardo resposta

Obrigado

Knitter

Depende do que entendes por "form".

Em Java, e assumindo que estás a usar Swing e não SWT, AWT ou outra framework, tens a classe JFrame, que representa uma janela de uma aplicação e que deverá existir apenas uma por aplicação, e tens a classe JDialog que é usada para mostrar outras janelas dentro da mesma aplicação. Qualquer uma delas pode ser mostrada através do método setVisible(true) ou escondida através do mesmo método ou do dispose().

Acruz

exactamente é isso.

Então o que me está a queres dizer, quando faço um action num botão se eu colocar esses métodos conseguirei apresentar ou esconder os Jframes?

Eu uso o netbeans um aspecto que eu notei e quando eu crio uma nova classe e tento invocar alguma função na main.java ele não me consegue estabelecer uma ligação e por vário tutorials que vi pela net é só invocar a função com um objecto normal mas dá erro.

Vou dar um exemplo que criei através de um tutorial para me tentar explicar melhor.

ficheiro  form.java

import java.awt.FlowLayout;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;

public class tuna extends JFrame {

private JLabel item1;

public tuna () {
        super("Titulo da janela");
        setLayout(new FlowLayout());

item1 = new JLabel("Ola mundo");
        add(item1);
    }

}

no ficheiro main.java faço da seguinte maneira

import javax.swing.JFrame;

public class Main {

public static void main(String[]args) {

form variavel = form();
        variavel.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
        variavel.setSize(150,150);
        variavel.setVisible(true);

}

}

dá erro na linha onde está form variavel = form();

Knitter

Onde é que está a classe "form"? Estás a criar um objecto que suponho seja do tipo "form" mas ele não está no exemplo que colocaste.

Se queres instanciar a JFrame que criaste terias de fazer:

tuna = new tuna();

Uma vez que, pelo exemplo, "tuna" é a tua classe que estende de JFrame.

Como nota, o nome das classes em Java, é escrito com letra maiúscula, no teu exemplo "Tuna" ao contrário do "tuna" que tens neste momento. Usar as convenções da linguagem ajuda a que outras pessoas consigam facilmente perceber o teu código. Outra coisa, o setSize e o setDefaultOperation fazem mais sentido ser escritos dentro da JFrame e não fora, a JFrame é que deverá saber de que tamanho é que deve ser e qual a sua operação por omissão nos eventos de fecho, além disso facilita quando estiveres a usar layouts e outros métodos que são necessários em janelas mais complexas.

Para terminar, uma JFrame, ou uma JDialog devem ser criadas sempre através da thread de trabalho do Swing e de forma delegada para que a aplicação seja mais rápida a arrancar e a executar. Por exemplo:

java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {

public void run() {
                new tuna().setVisible(true);
                //passados para o código da classe tuna
                //variavel.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
                //variavel.setSize(150,150);
            }
        });