Jump to content
aalex

Segmentation fault estruturas

Recommended Posts

aalex

func (sARGUMENTOS *argumentos, sGUARDA_RECTANGULOS *rects) {

int erro=E_NOERR, i=0;

while (rects!=NULL) {
		rects++;
		i++;
	}

strcpy(rects->.Nome, argumentos[1].arg_num);
	rects->.rect.x = 0;
	rects->.rect.y = 0;
	rects->.rect.tamx = argumentos[2].arg_num;
	rects->.rect.tamy = argumentos[3].arg_num;

if (strcmp(argumentos[4].arg_num, "n") == 0) {
		rects->.roda_rectangulo = NAO;
	}
	else {
		rects->.roda_rectangulo = SIM;
	}

printf("%s %d %d %d %d", rects[i].Nome, rects[i].rect.x, rects[i].rect.y, rects[i].rect.tamx, rects[i].rect.tamy, rects[i].roda_rectangulo);

return erro;

}

Viva tenho o código acima, que recebe duas estruturas numa estrutura esta os argumentos que recebe da linha de comandos e na outra a estrutura onde vai guardar a informação..

Mas esta a dar-me Segmentation fault e não estou a ver o problema, já utilizei um debuger mas ainda não estou muito por dentro da coisa para chegar ao erro com a informação que me da...  :P

alguma sugestão?

já agora aproveito o tópico para esclarecer umas duvidas?

- quando não indicamos a posição (como no meu código acima) o C insere na ultima posição livre?

- o cliclo while acima serve para calcular a ultima posição livre/tamanho da estrutura?

Baderous

No fim do ciclo while, rects está a apontar para NULL, logo ao tentares fazer strcpy para algo que está a NULL, dá segmentation fault. Também não percebi essa sintaxe que estás a usar com uma seta seguida de um ponto. Ou usas um ou outro. Nesse caso parece-me ser a seta.

aalex

No fim do ciclo while, rects está a apontar para NULL, logo ao tentares fazer strcpy para algo que está a NULL, dá segmentation fault. Também não percebi essa sintaxe que estás a usar com uma seta seguida de um ponto. Ou usas um ou outro. Nesse caso parece-me ser a seta.

sim a seta seguida de um ponto esta mal, foi nas alterações que fui fazendo que depois me esqueci de apagar o ponto

neste caso é uma estrutura dentro de outra

"No fim do ciclo while, rects está a apontar para NULL, logo ao tentares fazer strcpy para algo que está a NULL"

como mudo isso? decremento o apontador 1 unidade? não vai ficar a apontar para algo que já existe? ou seja perco o elemento para o qual esta a apontar o apontador porque o vou substituir pelo novo

a ideia era adicionar um novo elemento no fim da estrutura