Jump to content
dipacheco

select através de filtragem

Recommended Posts

dipacheco

Boas pessoal... é o seguinte, quero fazer uma filtragem de dados numa tabela sql. Já construí o design de todas as opções por que se pode filtrar. No entanto gostava de saber se há maneira de fazer o select mediante os filtros porque posso selecionar 1 ou mais q 1, ou ate mesmo nenhum...

Exemplo:

Filtrar por:

Nome

Localidade

Peso

Altura

DataNascimento

Se eu quiser mostrar todos os Manueis nascidos entre 01/01/1900 e 01/01/2011 poderei faze-lo... Mas ha maneira de o fazer sem ter q testar se a caixa de texto tem texto ou nao? basicametne queria que ele aplicasse o filtro numa linha só, se for possivel, de maneira a evitar testes desnecessário e a dar eficácia ao programa. ao mesmo tempo tnh q ter a preocupaçao q pode nao ter filtros e o q ele fará é terá d ter o mesmo resultado que um select * from tabela.

Caça

Tens de criar a consulta base, ec:

SELECT * FROM TABELA WHERE DATA = '2011-01-01'

Depois tens de verificar se as textboxes estão preenchidas, caso estejam adicionas o filtro a consulta, ex:

AND NOME LIKE '%TESTE%'

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

dipacheco

mas e se a consulta base nao tiver where...

imagina q tnh "select a,b,c,d from tabela"

e depois escrevo numa caixa de texto um nome... entao, tem algo nessa caixa de texto adicionaria and nome=textbox1.text... e o where? e o and q n é necessario... :)

so se fizer 1 variavel de controlo em q seja 0 qnd está simples e seja 1 qnd ja tem where... e dentro d cada textbox1 tnh d ver se tem algo e se tiver, ver se a variavel d teste é 0 ou 1... ou sejas um if para decidir a string a concatenar... so se for assim

Caça

Cria uma variável para a consulta base e outra para os filtros.

Se a variável dos filtros for diferente de nada fazes a concatenação das duas, mas com o WHERE entre elas

Pedro Martins

dipacheco

yep.. é isso!

ja agora aproveito para perguntar... é suposto eu concatenar quando está com texto nas textboxes... mas quando está vazio é suposto ela ficar simples. agora imagina q eu escrevo e dps apago... ha alguma metodo associado às textboxes q caso fique vazio anule o q fiz??

jpaulino

Colocas sempre um WHERE com uma condição sempre verdadeira, como por exemplo "SELECT * FROM tabela WHERE id IS NOT NULL". Depois, se tiveres mais informação a filtar é só acrescentar " AND campo = 123", etc

dipacheco

sim, facilita bastante! :) obrigado.

no post anterior deixei uma pergunta mas acho q n fui bem explicito... eu se usar o evento textbox1_textchanged, mal ele escreve algo acrescento o "and nome=x"... mas se apagar tudo ele nao remove... ha alguma maneira de fazer com que ele escreva apenas se la tiver algo? ou seja, um evento q n o textchanged...

dipacheco

tou a ser burro... neste caso n posso fazer atraves da alteraçao na textbox... tem d ser qnd faço enter ir ver se está preenchido ou nao... se está coloca condição, caso contrario n faz nada! nao liguem!

jpaulino

no post anterior deixei uma pergunta mas acho q n fui bem explicito... eu se usar o evento textbox1_textchanged, mal ele escreve algo acrescento o "and nome=x"... mas se apagar tudo ele nao remove... ha alguma maneira de fazer com que ele escreva apenas se la tiver algo? ou seja, um evento q n o textchanged...

É preciso ter cuidado com o evento TextChanged() porque pode tornar a pesquisa um pouco lenta pois sempre que insere uma letra, actualiza a listagem.

No entanto, e se quiseres mesmo usar, podes colocar um timer a dar um atraso para permitir ele escrever. Sempre que escreva faz o restart ao timer, e passados x milisegundo, actualiza a lista.

Mas podes sempre actualizar quando sair da textbox ou quanto pressionar um botão (o que permite actualizar vários campos e só depois actualiza-se a lista). Esta forma pode ser muito mais interessante, mesmo para o utilizador.

dipacheco

uma duvida q surgiu agora tb haver com isto. imagina q eu tnh uma tabela com milhares d registos, e dentro desses registos ha repetiçoes. ha maneira de "anular" as repetiçoes e somar os valores q forem mostrados?

basicamente o q tnh sao produtos com quantidades, valores e taxas. se houvesse repetiçao d um produto quero q apareça o nome desse produtos o somatório das quantidades, o somatório dos valores e o somatórios das taxas. é possivel?

dipacheco

se usar directamente o group by ele faz somas?

tenho outro problema... existem produtos taxados com taxas diferentes... ele separa?

Caça

Tens de usar a função SUM nos campos a somar.

Separa.

Pedro Martins

dipacheco

mas separa se fizer como? group by Nome ou se fizer group by Nome and group by Taxa?

Caça

Tudo o que colocares no group by é agrupado, ex:

1 | Pedro | 10

1 | Pedro | 10

2 | Pedros | 10

SELECT ID, NOME, SUM(VALOR) AS TOTAL
FROM TABELA
GROUP BY ID, NOME

Output

1 | Pedro | 20

2 | Pedros | 10

Pedro Martins

dipacheco

outra encrenca... estava a gravar mal os dados, em vez de float estava a gravar como varchar e agora nao deixa fazer sum... ha maneira de contornar isto?

Caça

Podes

SUM(CONVERT(FLOAT, NOME_DO_CAMPO)) AS TOTAL

Pedro Martins

dipacheco

deu-me este erro... lol

Error converting data type varchar to float.

Não sei se isto ajuda mas a minha string é esta

con = "SELECT Produto,Nome,SUM(Convert(Float,Quantidade)),SUM(Convert(Float,Valor)),TaxaIVA AS TOTAL FROM Arquivo WHERE Posto IS NOT NULL GROUP BY Produto,Nome,TaxaIVA"