Jump to content
Sign in to follow this  
Knitter

Software para formação (quadros virtuais, partilha de ecrã, apresentações, etc)?

Recommended Posts

Knitter

Boas,

Estou à procura de expandir o software de apoio que uso nas formações e gostaria de saber se existem por aqui formadores e que tipo de ferramentas usam. Especialmente no que toca a criação de apresentações, e-learning ou ensino à distância e criação de conteúdos multimédia.

Actualmente faço os vídeos usando ScreenFlow para gravação do meu ecrã e com pouco processamento extra, já usei DimDim em algumas experiências de e-learning e/ou TeamViewer para controlar os PCs remotamente, mesmo que na mesma rede.

Precisava de alguma coisa que me permitisse simular um quadro, para escrevinhar algumas informações durante os vídeos e de algum software que ajudasse a fazer apresentações ou conteúdos multimédia mais ricos.

Naturalmente preciso que o software seja livre :D e de preferência multiplataforma. Algumas sugestões?

M6

Tive uma formação em empreendedorismo há uns anos atrás que era suportado por um software, alegadamente muito bom, que permitia ensino à distância, apontamentos nas apresentações, teleconferência e gravação das das sessões para ver mais tarde, de entre outras funcionalidades. Fazia precisamente isso que dizer: as apresentações eram embutidas no software e dava para fazer apontamentos e rabiscar num quadro.

Não me recordo do nome mas também não tive uma única sessão em que a coisa funcionasse sem problemas.

E creio que era caro para caraças...

Não consegues resolver a coisa recorrendo ao Skype? Tens conferências e partilha de ecrãs.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Knitter

Consigo, claro que consigo :) , mas o objectivo é alargar o conhecimento das ferramentas existentes para reavaliar o que uso e se compensa alterar ou melhor algum dos processos.

Actualmente uso Asciidoc para toda a documentação (manuais, fichas, avaliações, etc) permitindo a criação de HTML ou de outros formatos através da conversão para Docbook, para apresentações uso LibreOffice e caso precise de ensino à distância o DimDim é uma opção. Para criar os vídeos, como indiquei uso o ScreenFlow (para OS X).

A minha questão é vai mais no sentido de conhecer o que outras pessoas usam e rever as minhas ferramentas para melhorar todo o processo.

M6

Ah, pensei que andavas à procura de uma solução para usares. Não me tinha apercebido que estavas a fazer um levantamento de possíveis soluções...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."