Jump to content
Sign in to follow this  
jncevcosta

Problema com pipes

Recommended Posts

jncevcosta

Boa tarde,

venho por este meio pedir a vossa ajuda. Tenho um trabalho para fazer mas estou com uns problemazinhos.

O trabalho a fazer é o seguinte:

Crie um programa de nome matmult para multiplicar duas matrizes de inteiros. O programa deverá aceitar como argumentos o nome dos ficheiros contendo a descrição das matrizes e deverá enviar o resultado da multiplicação para o stdout. A execução do programa deverá ser algo da forma matmult matrixA.dat matrixB.dat, em que os ficheiros com a descrição das matrizes seguem o formato da etapa anterior.

Para calcular a matriz resultado, o programa matmult deverá criar tantos processos filho quantas as linhas da 1ª matriz. Por seu lado, cada processo filho deverá executar o programa vecmult da etapa anterior de modo a calcular uma das linhas da matriz resultado. O programa vecmult deverá ser executado através da utilização de uma das funções da família exec(), enquanto que a comunicação entre o programa matmult e os diversos filhos vecmult deverá ser conseguido por utilização de pipes.

Como simplicação evite a detecção de erros e considere que os dados relativos às matrizes são sempre válidos e compatíveis (neste caso o número de colunas da 1ª matriz deverá ser igual ao número de linhas da 2ª matriz). A leitura das linhas da 1ª matriz poderá ser feita utilizando a função getline().

Esta é a parte que eu não consigo fazer...

Já procurei na net como se trabalha com pipes e não consigo perceber. Já perguntei ao prof e ele não me soube explicar bem, ficando ainda um pouco mais confuso.

Não pretendo a resolução do problema em si, mas apenas umas luzes de como funcionam as pipes, como trabalhar com elas.

Com os melhores cumprimentos

José Costa