Jump to content
Guest miguelfreitas

[RESOLVIDO] Chave Primária igual, campos diferentes. Access 2007

Recommended Posts

Guest miguelfreitas

Boas  :P

Estou a fazer um trabalho no Access 2007, um dos formulários contém um botão de importar ficheiros Excel.

Tenho uma tabela, com os campos (ex: referencia (CHAVE PRIMÁRIA), nome, designacao).

E Tenho uma tabela em excel com os mesmo campos, mas debaixo deles já com dados.

Agora tenho uma dúvida  :wallbash:

Exemplo :

1º passo -> importei o ficheiro para a base de dados access e acrescentou os campos, tudo bem.

2º passo -> vou ao ficheiro excel, altero os dados dos campos mas deixo a referência a mesma.

3º passo -> quero importar o mesmo ficheiro Excel, ou seja, com a chave primária igual, mas já com os campos diferentes, mas dá erro. (... não conseguiu acrescentar os campos à tabela) presumo que seja por ser a mesma chave primária.

Agora, queria saber se há maneira de não dar erro, e dar para importar, e a ultima importação (se a referencia for a mesma) substitui os dados já lá existentes (na bd access).

Espero que tenham percebido, senão digam que tento explicar melhor.

Desde já agradeço,

Miguel Freitas    ;)

Caça

O antes de reimportar apagas todos os registos da tabela e colocas os novos, ou então, antes de inserir, verificas se já existe, se existir actualizas, se não existir, inseres.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Guest miguelfreitas

O antes de reimportar apagas todos os registos da tabela e colocas os novos, ou então, antes de inserir, verificas se já existe, se existir actualizas, se não existir, inseres.

Mas o "programa" não é para mim, é para o sitio onde estou a estagiar.

E isto vai ficar tipo num executável, ou seja, o Access não vai aparecer, só os Forms.

Era um bocado desconfortável ter de fazer assim.

Guest miguelfreitas

Afinal, estás aqui para ajudar ou para que ? Queres mudar as regras que me estabeleceram ? Vai falar com o meu monitor.

ribeiro55

Offtopic

Afinal, estás aqui para ajudar ou para que ? Queres mudar as regras que me estabeleceram ? Vai falar com o meu monitor.

Miguel, ninguém está aqui exclusivamente para ajudar.

Mencionaste que era "desconfortável" e não que era uma regra imposta.

Há que ter calma e paciência. Todo o trabalho desenvolvido na moderação e participação da comunidade é voluntário e a comunicação escrita muito propensa a má interpretação.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Chaveca

Primeiro, o problema é teu, se a solução que te apresentam não funciona, não te apetece ou não a podes fazer acho que não tens nada que reclamar, as pessoas estão aqui de boa vontade e ninguém trabalha para ti.

Segundo, nas regras está

•2.1) Criar títulos relacionados com a própria dúvida do utilizador e nunca com frases do género "Please help meeeee...." ou "duvida urgentíssima". Tópicos com este tipo de títulos estão sujeitos a serem bloqueados e o autor do mesmo avisado sobre o mesmo.

Agora respondendo á questão, sendo uma chave primária tu se passares directamente não te vais permitir pois o acess não funciona dessa maneira. Se não tens de fazer ao olho ou por querys.

Se é desconfortável estas com azar caro Miguel

"Há 10 tipos de pessoas, as que sabem binário e as que não...""Run DOS, Run!"

Guest miguelfreitas

Miguel, ninguém está aqui exclusivamente para ajudar.

E vir provocar já pode ?

Eu achei provocação.

Eu quando não sei alguma coisa digo "Não sei" ou calo-me.

Guest miguelfreitas

Agora respondendo á questão, sendo uma chave primária tu se passares directamente não te vais permitir pois o acess não funciona dessa maneira. Se não tens de fazer ao olho ou por querys.

Ai está uma boa resposta. E agradeço.

Então não há mesmo maneira de resolver a questão como referi ?

ribeiro55

Desculpa, mas também não vejo provocação em perguntar "qual o problema".

O facto aqui é que o Caça sabe bem e está à vontade nestes temas, e o que se tenta fazer em primeiro lugar é perceber as razões que te levam a fazer as coisas de determinada forma, por vezes até para aconselhar melhorias com base na experiência.

Sugiro que para a próxima frises que é uma regra imposta.

Vamos acabar o offtopic por aqui ;)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Caça

Eu achei provocação.

Mas não foi o caso ;)

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Guest miguelfreitas

Mas não foi o caso ;)

Pronto, peço desculpa se fui mal educado e desobediente em relação às regras do Fórum.

Guest miguelfreitas

O facto aqui é que o Caça sabe bem e está à vontade nestes temas.

Por isso mesmo, não devia ter dito "E qual é o problema ?", porque por mim, não precisava de fazer este tipo de validações, mas foi o que me pediram.

Chaveca

Mas tu estas a inserir os dados atravez de um outro programa?

Guest miguelfreitas

Sim, fazendo a importação de um ficheiro Excel para a base de dados Access

Chaveca

E tu e que estás a desenvolver esse programa?

Guest miguelfreitas

Como hei-de explicar, criei um formulário no Access, e nesse formulário um botão para importar, esse botão funciona, mas agora é a questão da reimportação, se reimportar, com um produto com a mesma referência mas definições diferentes, a última importação é que deve contar, os dados que a ultima importação tiver vão substituir os já existentes.

Chaveca

Pois isso provavelmente é em VBA... Olha resumidamente, se pegares directamente no ficheiro excel e o puseres na tabela não vais funcionar. Mas, se carregares os dados para o aplicável, depois a partir de funções e de querys é possível que funcione

Guest miguelfreitas

Pois, tenho de pesquisar mais e mais profundo.

Mas obrigado pelas opiniões.