Jump to content
Sign in to follow this  
rebortec

Categoriar Directorio Empresas

Recommended Posts

rebortec

Boa Noite Pessoal

Estou a desenvolver(tentar) um directorio de empresas, estava a fazer o layout e quando cheguei a parte de escolher as categorias no registo da empresa bloqueei.

É o seguinte, queria um registo de categorias do gênero do hotfrog, em que a pessoa pode inserir várias categorias manualmente, e também pode escolher categorias sugeridas, onde tem dois campos. Ao clicar em cada categoria no campo sugestões, passa para o segundo campo onde diz as minhas categorias e forma uma listagem de todas as categorias em que a empresa actua.

Será que me podem ajudar, desculpem se é uma pergunta ignorante mas estou agora a aprender esta linguagem(PHP)

Obrigado Pessoal

taviroquai

Já decidiste a estrutura de dados para as categorias? N para 1, ou N para M?

E para as empresas? Uma empresa pertence unicamente a uma categoria, ou pode pertencer a N categorias?

Dependendo da resposta a estas questões fazes o layout.

Eu sugeria que fizesses um sistema por Tags. Uma empresa pode ter N tags associadas. Ao registar a empresa, a pessoa escolhe as tags de entre uma lista de tags, ou até pode sugerir uma nova tag... mas isto não é só PHP ;)

Vê um exemplo aqui: http://remysharp.com/2007/12/28/jquery-tag-suggestion/

Cumps

rebortec

Boas,

Uma Empresa poderá ter N categorias

Sim, também terá as Tags mas isso é depois de escolher a categoria, porque o utilizador pode pesquisar por categorias.

Já "corri e saltei" e não consegui fazer o que queria sei que é jquery mas não sei como utilizar.

scorch

As categorias diferem das tags em duas coisas, maioritariamente:

- As coategorias são predefinidas, pelo que o utilizador não pode criar novas.

- As categorias suportam hierarquia, pelo que uma categoria pode ser uma sub-categoria de outra. ;)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

rebortec

Sim isso eu sei, as categorias são predefinidas, vou predefinir as categorias num ficheiro e não em base de dados para ter uma melhor performance.

Não sei é como fazer para o utilizador seleccionar várias categorias.

scorch

Usas checkbox's, e depois verificas aquelas que foram seleccionadas.

Quanto a usares um ficheiro, não é preciso, porque se já usares a Base de Dados para outra coisa qualquer, podes sempre colocar lá as categorias. Se usares MySQL ou outro SGBD conhecido e com boa performance, a diferença será mínima e nem será notada pelo utilizador final. ;)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

rebortec

Pois, mas com checkbox dificulta a vida ao utilizador, eu queria criar algo muito simple como uma text box em que o utilizador escrevia por exemplo "Co" e por baixo aparecia "Construção, Colinária.." como um auto complete mas em que o utilizador pode escolher vária categorias e não só uma.