Jump to content
seltix

Regex para alterar os $REQUESTs

Recommended Posts

seltix

viva,

criei uma função "changeRequest" que me vai permitir alterar o valor de uma variavel $REQUEST existente no endereço e retorna como string para depois utilizar como link.

poderia simplesmente percorrer o array $REQUEST e reconstruir o endereço na totalidade, no entanto, isto limitaria o uso da função apenas para o endereço da pagina actual.

como solução pretendo utilizar o preg_replace mas estou com algumas dificuldades em construir o regex como deve de ser.

neste momento estou a fazer o seguinte :

$url = preg_replace('/(\?|&|&)'.$var.'=(.*)[^&|&]&/i', '$1',$url, -1);

$url = preg_replace('/(\?|&|&)'.$var.'=(.*)[^&|&]/i', '',$url, -1);

No entanto se tiver por exemplo o seguinte endereço :

http://demos.braldesign.com/happygroup/bdmanager/include/user/Panel.htm?pag=1&n=10&o1=&o2=ASC

E tentar alterar "pag" para 2, o resultado está erra :

http://demos.braldesign.com/happygroup/bdmanager/include/user/Panel.htm?o2=ASC&pag=2

Em vez de :

http://demos.braldesign.com/happygroup/bdmanager/include/user/Panel.htm?n=10&o1=&o2=ASC&pag=2

As regras são:

1º - O match começa com "?" ou "&"

2º - "nome_da_variavel="

3º - Grupo de caracteres vazio ou não, cujo a unica excepção é nenhum deles ser igual a &

4º - Terminará ou não com &

Foi por causa do 4º ponto que utilizo dois preg_replace.

Desde já um grande obrigado.

seltix

viva,

pois acredito q esteja, daí nao estar a dar o resultado que quero ;)

é muito simples, o php utiliza as variáveis de endereço ($_REQUEST), a ideia é pegar no endereço que é uma string e substituir o valor da variavel ou apaga-lo. a sintax das $_REQUEST é

dominio.com/pagina.php?nome_var1=valor1&nome_var2=valor2&nome_var3=valor3

a sequencia do meu programa é, apagar a variavel caso exista (1º passo) e adicionar o novo valor caso indicado (2º passo), daí no meu exemplo a varivel "pag" ser apagada do inicio e aparecer depois no fim. O problema ali é que o preg_replace esta a substituir mais do que devia :S

ruimcosta

Só uma questão (não relacionada com o regex):

Não utilizes o $_REQUEST, pois este obtem resultados por exemplo do $_GET e/ou $_POST. Sê específico e restrito para evitares entradas indesejadas.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

brunoais

@seltix

Estás a trocar demasiada coisa!

O $REQUEST o $GET e o $POST NÃO SÃO STRINGS

Isso está bem claro no manual de instruções do PHP.

Vê se o q queres é uma coisa do género:

$link = 'http://demos.braldesign.com/happygroup/bdmanager/include/user/Panel.htm?pag=' . $GET['pag'] . '&n=' . $GET['n'] . '&o1=' . $GET['o1'] . '&o2=' . $GET['o2'];

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

seltix

Só uma questão (não relacionada com o regex):

Não utilizes o $_REQUEST, pois este obtem resultados por exemplo do $_GET e/ou $_POST. Sê específico e restrito para evitares entradas indesejadas.

entao qual é o especifico para as variaveis de endereço? o GET? pensei que o _REQUEST era so para essas... ;)

sim eu sei, so estou a utilizar isso para a escolha de pagina e afins, tudo variáveis de apresentação que nao alteram nada.

@seltix

Estás a trocar demasiada coisa!

O $REQUEST o $GET e o $POST NÃO SÃO STRINGS

Isso está bem claro no manual de instruções do PHP.

Vê se o q queres é uma coisa do género:

$link = 'http://demos.braldesign.com/happygroup/bdmanager/include/user/Panel.htm?pag=' . $GET['pag'] . '&n=' . $GET['n'] . '&o1=' . $GET['o1'] . '&o2=' . $GET['o2'];

pois, eu ja tinha pensado nessa solução, mas foi como disse, teria de estar na propria pagina para fazer isso.

eu sei q nao sao strings lol :P mas o preg_replace utiliza uma string, por isso basta me usar o $_SERVER['REQUEST_URI'] (no caso de estar na pagina em questão) para manter o estado actual do url fazendo apenas as alteraçoes necessarias...

brunoais

Então explica o q queres. Ainda não percebi o teu problema.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

brunoais

Podes contextualizar melhor o problema? É que parece-me que existem soluções melhores para o teu problema e, provavelmente, mais fáceis de implementar.

seltix

quero simplesmente pegar num endereço, e poder alterar o valor de uma das variaveis. como o endereço é uma string a unica possibilidade que vejo será o replace por regex.

seltix

sim, era uma possivel solução, mas n sei ate que ponto um regex n seria mais facil ...

o regex que fiz so ta mesmo a darr problema no "(.*)" e nao sei o suficiente para perceber porque.... :S