Jump to content
Sign in to follow this  
PMF

Botão comprar "especial"

Recommended Posts

PMF

Boas!

Tudo bem?

Precisava de uma ajudinha com uns botões, mas antes vou explicar o que estou a fazer.

Eu fiz um site com o Photoshop, gravei em html e agora edito o que quero no Dreamweaver (como designer e não como coder).. Links, uns textos, coisas assim..

O que eu agora precisava era o seguinte: um botão "comprar" que quando a pessoa lá carregasse abria um formulário onde se colocavam os dados, depois carregava-se em "enviar" e os dados ficavam guardados num ficheiro excel por exemplo, ao qual apenas eu tinha acesso.. Semelhante ao sistema do Google Docs.

Alguém sabe como posso fazer isso?

É fácil? Eu não tenho grande jeito com código.. =x Faço coisas muito básicas.. E é a meias com a opção de design do Dreamweaver..

Cumprimentos,

PMF

kareka

Pelo que percebi não percebes muito de código ,  certo ?

Sabes sacar os dados do formulário através de PHP ?

Se souberes , usas o seguinte :

<?php
header(”Content-type: application/vnd.ms-excel”);
header(”Content-type: application/force-download”);
header(”Content-Disposition: attachment; filename=NOME_DO_FICHEIRO.xls”);
header(”Pragma: no-cache”);
echo ”
<table>
<tr>
<td>Linha 1 - Coluna 1</td>
<td>Linha 1 - Coluna 2</td>
<td>Linha 1 - Coluna 3</td>
<td>Linha 1 - Coluna 4</td>
<td>Linha 1 - Coluna 5</td>
<td>Linha 1 - Coluna 6</td>
</tr>
<tr>
<td>Linha 2 - Coluna 1</td>
<td>Linha 2 - Coluna 2</td>
<td>Linha 2 - Coluna 3</td>
<td>Linha 2 - Coluna 4</td>
<td>Linha 2 - Coluna 5</td>
<td>Linha 2 - Coluna 6</td>
</tr>
<tr>
<td>Linha 3 - Coluna 1</td>
<td>Linha 3 - Coluna 2</td>
<td>Linha 3 - Coluna 3</td>
<td>Linha 3 - Coluna 4</td>
<td>Linha 3 - Coluna 5</td>
<td>Linha 3- Coluna 6</td>
</tr>
</table>
“;
?>

<?php include("assinatura.txt"); ?>

PMF

Pois, não percebo grande coisa..

Só sei fazer tabelas com o tamanho e a cor de fundo que quero e escrever lá um texto..

Como é que uso esse código? =x E como é que faço a ligação para um ficheiro .xls? Eu reparei que tem uma parte no código para isso mas não precisa de mais nada? E como é que os dados ficam agrupados no ficheiro? E já agora, esse código é só para sacar os dados do formulário? É que nem o próprio formulário sei fazer.. =x

É muito complicado fazer estas coisas sem ter bases de código?

Abraço! E obrigado pela ajuda!;)

Edit: Acho que percebi uma coisa.. A linha 1 tem as colunas 1 a 6, a linha 2 tem as colunas 1 a 6, etc

Certo? Não percebi foi mais nada.. lol =x

kareka

Ok , assim vai ser bastante complicado mas vou tentar ajudar na mesma .

Primeiro: falaste em formulário quando criaste o tópico , quem é que o vai criar ?

Segundo: se não és coder e és designer , porque é que tratas tu disto ? (curiosidade só  ;))

PMF

Ora bem.. É suposto ser assim.. A pessoa escolhe um artigo, carrega no botão "Comprar" e preenche um formulário que contém o código do artigo (que se possível é posto automaticamente e não dá para modificar), nome, morada e contacto (e-mail e telefone). Depois carrega em "Submeter" (ou algo do género) e eu recebo a informação num .xls, por e-mail, uma coisa do género.

Lol Porque queria melhorar os sites que faço (são todos muito básicos, com algumas coisas a piscar e tal, e pouco mais) e esta é uma boa oportunidade. E também porque trabalho sozinho. x)

E mais uma vez obrigado!  ;)

kareka

Não seria melhor guardares os dados num base de dados ?

Onde é que vais guardar as informações dos produtos ?

PMF

Eu falei num .xls pq pensei q fosse a forma mais fácil..

Não sei realmente como fazer isto.. O que eu queria guardar eram os dados da pessoa e o código do artigo que esta queria comprar.. Será muito complicado? =x

Eu fiz uma pesquisa e encontrei uns botões já feitos pela PayPal.. Conheces? Achas que vale a pena usar? Não percebi foi se guarda os dados do produto nem como é que a pessoa faz para dar os dados e assim..=s Até pq eu queria a opção da pessoa receber o artigo à cobrança..=s

Abraço!

kareka

Imagina que 1000 pessoas compram um produto , já viste a quantidade de .xls que ias ter ?  ;)

Usa bases de dados para guardar todas as informações , incluindo a dos produtos .

Estou farto de te ouvir falar em botões , sabes que os botões só realizam a acção de submeter o formulário , certo ? Tens de escrever o código todo para tirar a valores de cada campo e passar para a base de dados .

Visto que ainda tens muito que aprender , sugira que lesses um pouco antes :

É um bocado difícil estar deste lado e conseguir explicar-te tudo , tudo .

PMF

LOL Pois.. x) Tornava-se complicado..=s xD

Obrigado! =D Vou ver se me oriento por esses sites e vou dando notícias ;)

Aproveito só para perguntar mais uma coisa.. Tendo em conta o que sugeriste, devo fazer o site em php certo? Há alguma maneira de converter o que já fiz em hml para php? =x

Mais uma vez obrigado pela ajuda e peço desculpa pela trabalheira! ^^

kareka

Não é trabalheira nenhuma , esta comunidade existe é para ajudar !

Claro que sim , basta fazeres save as... e guardas como .php e isso fica logo em PHP sem alteração nenhuma no código  :D

Desculpa não ter ajudado mais mas era mesmo muito difícil explicar-te tudo por aqui ..

Estuda bem isso (que vale a pena!) e depois qualquer coisa , passa por aqui .