Jump to content
Seabra

Passar parametro para mostrar todos os registos

Recommended Posts

Seabra

Olá

Tenho o seguinte código:

If RadioButton1.Checked Then
            cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo4", SqlDbType.VarChar).Value = "*"
        End If
        If RadioButton2.Checked Then
            cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo4", SqlDbType.VarChar).Value = "Entrada"
        End If
        If RadioButton3.Checked Then
            cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo4", SqlDbType.VarChar).Value = "Saida"
        End If

Onde está o "*" pretendo colocar qualquer coisa que me dê como resultado todos os volores da coluna, ou seja: Entradas e saídas juntas.

Pretendo fazer o mesmo com os campos da data.

Se não utilizar parâmetros consigo fazer e já está a trabalhar. Mas pretendo mesmo utilizar parametros

Já testei, procurei mas nada.

Podem-me ajudar?

Cumprimentos

Seabra

bioshock

Podias era ter postado mais algo do código, mais concretamente a query.

A forma como estás a desenvolver o código não é o mais adequado, em vez disso deve ter a seguinte estrutura:

' query + parâmetros
            ElseIf RadioButton2.Checked Then
            ' query + parâmetros
            Else
            ' query + parâmetros
End If

Seabra

Podias era ter postado mais algo do código, mais concretamente a query.

A forma como estás a desenvolver o código não é o mais adequado, em vez disso deve ter a seguinte estrutura:

' query + parâmetros
            ' query + parâmetros
            Else
            ' query + parâmetros
End If

Olá bioshock

De facto é muito melhor e lógico como escreveste.

A minha quary é do tipo:

SELECT * FROM Registos WHERE Operador=@Campo1 AND Fornecedor=@Campo2 AND Data BETWEEN @Campo3 AND @Campo4 AND Entra_Sai=@Campo5

A minha ideia era ficar sempre com os parâmetros e atribuir valores ou não dependendo da situação. Não sei se isso é possível!

Como eu ja disse se não utilizar parâmetros não tenho problemas em fazer, mas com a técnica de parâmetros penso que tenho que fazer a query e colocar os parâmetros só onde quero filtros. É isso? Ou há uma forma de ignorar o parâmetro?

Nota: a query que forneci não foi testada.(não estou no PC com VB.Net)

STQ="SELECT * FROM Registos WHERE Operador=@Campo1 AND Fornecedor=@Campo2 AND Data BETWEEN @Campo3 AND @Campo4 AND Entra_Sai=@Campo5"

Else
End If

Também poderei ou não utilizar o Campo1, campo2, etc.

Cumprimentos

Seabra

bioshock

Nein, estava a pensar algo assim (ex):

' query + parâmetros
            query = "SELECT * FROM Produtos WHERE Produto = @Produto AND DataProduto = @DataProduto"
            command.Parameters.Add("@Produto", SqlDbType.VarChar).Value = Textbox1.Text
            command.Parameters.Add("@DataProduto", SqlDbType.Date).Value = DatePicker.Value

' query + parâmetros
            query = "SELECT Mercadoria FROM Clientes WHERE ID = @id"
            command.Parameters.Add("@id", SqlDbType.Integer).Value = Textbox1.Text

Else

' query + parâmetros
            query = "SELECT * FROM Utilizadores WHERE ID = @id"
            command.Parameters.Add("@id", SqlDbType.Integer).Value = Textbox1.Text
End If

Resumidamente: consoante a selecção do Radiobutton, fazes a query necessária.

Caso não seja isto que pretendas, não estou a perceber bem o teu problema. ;)

Seabra

Fiz desta forma:

If TextBox1.Text <> "" Then
                SubSQL = " Cod_Ferramenta= '" & Trim(TextBox1.Text) & "' And "
            End If

If TextBox2.Text <> "" Then
                SubSQL = SubSQL & "Cliente= '" & Trim(TextBox2.Text) & "' And "
            End If

SubSQL = SubSQL & "Entra_Sai = 'Entrada' And"
            ElseIf RadioButton3.Checked Then
                SubSQL = SubSQL & "Entra_Sai = 'Saida' And"
            End If

cmd = conn.CreateCommand

' cmd.CommandText = "Select * From Registos Where " & SubSQL & " Data BETWEEN @Campo1 and @Campo2"

Resumidamente o que eu pretendo saber é se há alguma forma de, mantendo o Parâmetro na query, esse parâmetro me devolva só as linha filtradas por ele ou  devolver todas as linhas como se o parametro não estivesse lá..

Cumprimentos

Seabra

bioshock

Se não utilizar parâmetros consigo fazer e já está a trabalhar. Mas pretendo mesmo utilizar parametros

Mostra-me lá o exemplo completo com a afirmação que fizeste, pode ser que assim eu perceba melhor.

Seabra

Mostra-me lá o exemplo completo com a afirmação que fizeste, pode ser que assim eu perceba melhor.

STQ="SELECT * FROM Registos WHERE Operador=@Campo1 AND Fornecedor=@Campo2 AND Data BETWEEN @Campo3 AND @Campo4 AND Entra_Sai=@Campo5"

Else
End If

Nota: Exemplo só para uma coluna.

Para @Campo4="*" tenho com resultado:

Nome      Ent/sai
João       Entrada
Pedro      Saida
Ana         Entrada
João       Saida

Para @Campo4="Entrada" tenho com resultado:

Nome      Ent/sai
João       Entrada
Ana         Entrada

Para @Campo4="*" tenho com resultado:

Nome      Ent/sai
Pedro      Saida
João       Saida

A minha questão é se é possivel colocar qualquer coisa no logar do * para me devolver tudo? Ou se tenho sempre que retirar da query o @Campo4?

Cumprimentos

Seabra

bioshock

Existe, colocas a data actual. Já agora, se é um campo Data, deveria de estar com o seu respectivo tipo de dados, pois assim as operações são mais rápidas, eficientes e práticas ;)

(Isto de manhã tem-se logo outra perspectiva, principalmente quando se está de folga :P )

Seabra

Existe, colocas a data actual. Já agora, se é um campo Data, deveria de estar com o seu respectivo tipo de dados, pois assim as operações são mais rápidas, eficientes e práticas ;)

(Isto de manhã tem-se logo outra perspectiva, principalmente quando se está de folga :P )

Não é um campo de data, mas sim um campo de texto.

há alguma solução?

Seabra

bioshock

É uma campo texto que contém data, right? Se o formato na base de dados estiver correcto não haverá  problemas.

Seabra

É uma campo texto que contém data, right? Se o formato na base de dados estiver correcto não haverá  problemas.

Bioshock

Agora é que eu percebir porque é que ainda não percebeste!

Como este exemplo que eu dei não está implementado, enganei-me no parametro @Campo4. Não é 4 mas sim 5. O @campo5 é que é Entra_Sai.

Não é um campo de data mas sim de texto. Se fosse um camo de data abria as datas e funcinava, mas como é de texto!!!!

Então fica:

cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo5", SqlDbType.VarChar).Value = "*"
            cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo5", SqlDbType.VarChar).Value = "Entrada"
            Else
            cmd.Parameters.AddWithValue("@Campo5", SqlDbType.VarChar).Value = "Saida"
End If

Peço mil desculpas pela tua paciência.

Há solução para esta nova realidade?

Seabra

bioshock

Eu disse que era campo data, pois tu estavas-te a referir ao campo4.

Relativamente ao que me disseste agora, não estou a ver qualquer tipo de solução para esse teu problema a não ser fazer como eu disse, ou seja, algo assim:

"SELECT * 
            FROM Registos 
            WHERE Operador=@Campo1 AND Fornecedor=@Campo2 AND 
            Data BETWEEN @Campo3 AND @Campo4 AND 
            Entra_Sai= 'Entra' OR Entra_Sai = 'Sai'"

command.Parameters.Add("@Campo1", SqlDbType.VarChar).Value = Textbox1.Text
            command.Parameters.Add("@Campo2", SqlDbType.VarChar).Value = Textbox2.Text
            command.Parameters.Add("@Campo3", SqlDbType.Date).Value = Date1.Value
            command.Parameters.Add("@Campo4", SqlDbType.Date).Value = Date2.Value

"SELECT * 
            FROM Registos 
            Entra_Sai= 'Entra'"

Else

"SELECT * 
            FROM Registos 
            Entra_Sai = 'Sai'"

End If