Jump to content
Sign in to follow this  
Lfscoutinho

Aprender Em Português

Recommended Posts

Lfscoutinho

teste1q.png

Titulo do Projecto: Aprender Em Português

Site Oficial: http://www.facebook.com/AprenderEmPortugues

Líder do Projecto: Luis Coutinho (Lfscoutinho)

Descrição do Projecto:

O Aprender Em Português é um projecto de Luís Coutinho.

Este projecto surgiu com a necessidade de poder mostrar os meus conhecimentos de forma a um dia conseguir um emprego na área da programação, isto porque sou um autodidacta e não concluí o 12º ano.

A missão é combater a falta de conteúdos educacionais sobre programação em português através de video-aulas que estarão disponíveis no Youtube, gratuitamente.

O objectivo principal é conseguir motivar as pessoas que falam a língua de Camões, a aprenderem programação, quer seja por necessidade ou por mera curiosidade. As vídeo-aulas serão uma forma de tornar a aprendizagem mais fácil e motivante. O objectivo secundário é ganhar algum dinheiro através de doações e publicidade.

Críticas e sugestões são MUITO BEM-VINDAS ;)

Nota: Se gostaste da ideia e este projecto é útil par ti, não te esqueças de contribuir, eu e o povo agradecemos.

Aprender Em Português

Apresentação

Curso de PHP

Aula 1  - Mini teste

Aula 2  - Mini teste

Aula 3  - Mini teste

Aula 4  - Mini teste - Código-fonte feito na aula

Aula 5  - Mini teste

Aula 6  - Mini teste - Código-fonte feito na aula

softklin

A tua iniciativa é muito boa porque as vídeo-aulas são, a meu ver, uma forma mais interactiva e rica de aprender, sem serem demasiado exaustivas em termos de conteúdos. No entanto, no teu caso, dei uma olhada aos vídeos de PHP, e aponto alguns defeitos:

- Tenta melhorar (com prioridade) a qualidade da voz nos teus vídeos

- Ainda sobre a voz, tenta treinar o teu discurso antes de criares o vídeo, porque se nota em algumas partes que hesitas, para pensar no que vais dizer (visto que tens oportunidade para o fazer, demora mais tempo, mas compensa, porque obtens um video com menos pausas e mais conteúdo).

- Acho que as aulas de tipos de dados cabiam perfeitamente num só vídeo

- Ainda sobre os tipos de dados, em vez de ter o notepad++ aberto, poderias:

* fazer uma espécie de apresentação com slides, em que ias explicando os conceitos

* pegar num programa que te permitisse ir escrevendo como se fosse um quadro

* ...

Ficam algumas dicas para futuras versões dos teus vídeos. A curto prazo, estás a pensar fazer mais algumas linguagens para além do PHP?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

kareka

Já tinha andado a ver os teus vídeos no Facebook mas aproveito agora para falar um pouco sobre eles .

Antes de mais , acho que é uma iniciativa fantástica e que pode a vir a ter grande sucesso!

Não te vou fazer grandes criticas pois acho que o softclean disse tudo, tens de melhorar realmente alguns aspectos do teu audio e tentar avançar com as ideias do logo e do site o mais rápido possível .

Ainda acerca da voz , tenta não ser tão monótono e mais activo enquanto falas . Já agora , ainda não vi os vídeos todos , todos mas por vezes podias fazer um zoom no teu ecrã ou usar uma resolução mais baixa . É só uma ideia  ;)

Parabéns pelo projecto !

<?php include("assinatura.txt"); ?>

Lfscoutinho

Boas,

@softclean muito obrigado pelas tuas críticas.

Agora.. apesar de estar a gravar o audio através de um Nokia E72, a minha voz é realmente muito má. Actualmente, antes de gravar eu faço uma espécie de resumo para me servir de guião para não me esquecer das coisas e tentar falar de tudo ( se calhar é um erro, pois olho muitas vezes para ver se estou a ir bem... ) e depois leio várias vezes para o português sair mais ou menos... Mas também tenho andado também a ler uns artigos sobre esta matéria para me conseguir pronunciar melhor e isso... e espero ir melhorando, visto que eu também não tenho qualquer experiência nesta área e ninguém nasce ensinado lol.

Relativamente aos tipos de dados, podia realmente ter feito tudo num só vídeo, mas a minha intenção era aprofundar um pouco cada tipo e se calhar também não foi o mais correcto...

Como assim, uma apresentação por slides !? Tipo PowerPoint e depois ir explicando ?

Também não percebi a última sugestão, se tiveres algum exemplo eu agradeço... até porque como é óbvio o meu objectivo é conseguir motivar as pessoas e poder ajudá-las, como tal quero oferecer conteúdos de qualidade.

Em relação à última questão, sim... é esse o meu objectivo. Simplesmente comecei pelo PHP, por ser a linguagem em que tenho mais conhecimentos e me sinto mais à vontade.

Mais uma vez, obrigado pelas tuas críticas. E, se não for pedir muito, manda mais que eu agradeço ;)

EDIT:

@kareka Obrigado pela tua opinião. Todas as críticas são bem-vindas.

Nos últimos vídeos já usei o zoom :P Isto aos poucos vai melhorando... é a minha ideia :D

softklin

Como assim, uma apresentação por slides !? Tipo PowerPoint e depois ir explicando ?

Também não percebi a última sugestão, se tiveres algum exemplo eu agradeço... até porque como é óbvio o meu objectivo é conseguir motivar as pessoas e poder ajudá-las, como tal quero oferecer conteúdos de qualidade.

Por exemplo, quando fazes uma apresentação com slides, perante um público (como o Powerpoint). Isto para manter uma certa relação do ecrã com os conteúdos (não que seja necessário, mas podes aproveitar e mostrar alguns exemplos, e não apenas o ecrã do notepad++ vazio, que pouco ou nada tem a ver com o que estás a explicar)

O exemplo de escrever, era isto:

http://www.youtube.com/user/matmania1

(outro utilizador aqui do P@P, que tem algumas video aulas, mas dedicadas a matemática; usa um software para escrever como se fosse um quadro).

mas no teu caso concreto, talvez não ajude muito (não há formulas, gráficos, etc). É mais um recurso para ter em conta no futuro.

NOTA: tenho como referência a video aula de PHP, sobre tipo de dados float.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Lfscoutinho

Boas,

Gostei muito das tuas sugestões e antes de recomeçar a criar os vídeos, vou estudar melhor as formas de fazer apresentações para poder oferecer conteúdos melhores e mais interessantes :P

Mais um vez, obrigado ;)

Lfscoutinho

Boas,

Adicionei ao tópico a imagem que vai ser a cara do Aprender Em Português. Infelizmente, o meu colega que me ia fazer a imagem, ficou indisponível. Como tal, meti mãos à obra e fiz essa imagem. Como é óbvio está muito simples, mas pronto.. devo dizer que para minha tristeza não tenho nenhuns conhecimentos de design... No entanto, se houver alguém interessado em fazer algo mais elaborada gratuitamente, eu agradeço :)

M6

Grande projecto. :)

Os meus parabéns.

Pessoalmente não gosto do formato Facebook para este tipo de coisas uma vez que acho sempre complicado encontrar o que quero (ou então sou eu que não sei usar a função de pesquisa do Facebook).

Devias pensar em migrar isso para um site organizado de forma mais consistente e mais user friendly para quem procura a informação que disponibilizas.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Lfscoutinho

Boas,

@M6 Esse é o objectivo, aliás o domínio já está comprado. O meu problema é que design não é nada comigo (como podes ver na imagem que fiz lool) e eu quero que o site tenha um bom design, por isso comecei pelo Facebook, pois não tinha muito que mexer. Então, como já disse que ia estudar sobre a criação de screencasts (já o fiz), agora estou a recomeçar de novo e o meu objectivo é que se as pessoas gostarem, que surja alguma alma caridosa ou alguma parceria que se disponibilize a criar um template para wordpress (estou a pensar em fazer com wordpress).

Mas, obrigado pelas tuas críticas :)

Ahh, se tiveres mais chuta que eu aponto :D

Lfscoutinho

Boas,

1) Editei a descrição do projecto

2) Segue em baixo

Depois de ter recebido as críticas que aqui foram expostas e que outras pessoas me enviaram, decidi meter mãos à obra...

Peguei nos últimos trocos que tinha por ter ido trabalhar como ajudante de serralharia e fui comprar um microfone. Li, li e tornei a ler imensos artigos sobre screencasts e acho que apesar de não estarem perfeitos, a melhoria é bem notável.

Então, como podem ver, os vídeos antigos foram eliminados e os novos já lá estão. O meu objectivo é colocar, pelo menos, 2 vídeos por dia e continuar a tentar ajudar o pessoal aqui no fórum.

Para além disso, para tornar as coisas ainda mais interactivas lembrei-me de criar alguns testes para as pessoas fazerem no final das video-aulas, para isso utilizei os Quizzes do Sapo e coloco os links na descrição dos videos.

Nota: Neste momento o website fica para mais tarde, porque não tenho disponibilidade financeira para o alojamento. No entanto, se alguém tiver um site de hospedagem e estiver interessado em contribuir com este projecto...

Fico à espera de mais críticas e obrigado a todos os que criticaram anteriormente.

kareka

Ainda não tive a oportunidade de ver os novos vídeos mas já tinha demonstrado algum interesse no projecto.

Falaste em disponibilidade financeira para o website. E o site em si, já tens?

Lfscoutinho

Boas,

Adicionei as aulas ao tópico, não sei se é permitido... mas se for, sempre que adicione aulas no youtube farei questão de adicionar aqui também...

@kareka o site ainda não está feito, vai ser feito utilizando o wordpress. Neste momento procuro alguém que esteja disponível para fazer um wordpress para o site. Os devidos créditos serão colocados no site.

kareka

Não me importava de ajudar mas não tenho qualquer experiência em wordpress.

Estava a pensar era em ajudar-te na parte do alojamento.

Tenho um amigo que possui uma empresa que faz alojamento web (escolhadigital.com), vou falar com ele para ver se ele está interessado no projecto senão depois também se arranja alguma coisa  :)

Lfscoutinho

Boas,

Antes demais, quero-vos agradecer pelo vosso interesse :(

Agora, as novidades... O site já está pronto: bastante simples e de fácil utilização. Agora, só falta mesmo o alojamento e para isso, estou em contacto com algumas empresas, tendo 2 delas já demonstrado muito interesse em fazer uma parceria. Para além de alojamento, brevemente podem haver mais algumas novidades...

Vamos aguardar com calma e tranquilidade e esperar que tudo corra bem...

Nota: Devido à criação do site e de outros assuntos relativos ao Aprender Em Português, não tive muito tempo para criar novas aulas. Contudo, acabei de adicionar mais uma aula!

taviroquai

Viva Luis,

Se calhar este comentário já vem tarde mas...

Não seria mais adequado o nome "Aprender Programação em Português" em vez de "Aprender em Português"? É que quando vi o título pensei que se podia aprender qualquer coisa... Matemática, Filosofia, etc...  :(

Lfscoutinho

Boas,

Nunca é tarde para nada lol

Eu pensei em vários nomes, incluindo nesse... mas o objectivo era que para além de um nome de fácil memorização, que fosse um nome curto e por isso optei por este. Contudo, quem sabe se no futuro o Aprender Em Português não vai ter outros temas para além de programação!? hehe

Mas, obrigado pela sugestão :(